segunda-feira, 9 de maio de 2011

[OPINIÃO] VERDADES SOBRE O TAL DESGASTE

Do outro lado, Tite discorda do cansaço.
Santos e Corinthians partem agora para o segundo e decisivo jogo, que vai apontar o campeão paulista deste ano.

Como é sabido no futebol, um título não se ganha somente dentro de campo, vários ingredientes contribuem para uma conquista, como o equilíbrio emocional, contusões, suspensões, erros de arbitragem, desgaste físico, acertos nas escalações e nas substituições, entre outros pequenos detalhes.

No caso em questão, é notório o desgaste que a maratona do Santos vem proporcionando. Muitos, como o técnico Tite, podem achar que isso não influi, pois antigamente se jogava quarta e domingo, com viagens intercaladas, e ninguém usava o cansaço como desculpa.

Só que hoje o futebol mudou muito, principalmente no aspecto de movimentação dentro de campo, as estatisticas não me deixam mentir, basta você comparar quantos quilômetros o jogador atual percorre numa partida em relação à antes. Sem falar no esforço destinado para o combate ao adversário. A única coisa que não mudou, foi a vontade do jogador, que prefere jogar no meio e no fim da semana.

Se Tite não acha vantagem ter uma semana livre para treinar e descansar, deveria pedir à diretoria um amistoso nesta quarta na Bolívia, por exemplo!

Quanto as reclamações de Muricy, pedindo que se faça alguma coisa para coibir este excesso de jogos sem tempo hábil para recuperação, acho que a única saída, seria ter um elenco com mais peças de reposição, que pudessem lhe dar suporte para revezar seus atletas durante as competções.

Aqui, o treinador santista tem que fazer seu omelete com poucos ovos, e ainda, obrigado a colocar alguns estragados. Mais isso é um outra conversa.

Na Europa, também, em determinada época, se joga quarta e domingo, mas lá, os clubes têm um elenco numeroso, e, existe uma cultura bem resolvida de se colocar craque no banco, entrando 20 minutos numa, 40 na outra, e assim por diante.

Outra diferença importante, no Velho Mundo, se treina apenas em um período, só para manutenção física. Além de não sobrecarregar a parte atlética, evita o desgaste psicológico do jogador.

Nenhum comentário: