sábado, 21 de maio de 2011

[MEMÓRIA] ALEMANHA 1 x 2 BRASIL (AMISTOSO 1963)


O programa "Bem Amigos!" - do canal Sportv - apresentado na última segunda-feira, reuniu dois personagens ilustres do nosso futebol: Pepe e Zagallo.

Como todos sabem, ambos eram ponteiros, canhotos, jogaram em grandes esquadrões e depois se tornaram treinadores consagrados. Pepe foi parceiro de Pelé no Santos, Zagallo de Garrincha no Botafogo, e na seleção estiveram juntos em duas Copas do Mundo.

Infelizmente, não tive oportunidade de vê-los jogar ao vivo, restaram algumas imagens e muitas histórias.

Pepe era um ponteiro tradicional, não tinha o estilo driblador, era incisivo e eficiente, procurava o fundo do campo, mas também finalizava muito bem, tanto que é o segundo maior artilheiro do Santos em todos os tempos. Já Zagallo, foi um dos primeiros pontas que procuravam fechar o meio campo, era um jogador tático, ajudava na marcação e não finalizava tanto.

Com a camisa canarinha, a dupla - entre outras conquistas - seria bicampeão Mundial (1958 e 1962). Ao longo dos anos, Pepe atuou 40 partidas pela seleção, marcando 22 gols. Enquanto Zagallo, participou de 34 jogos, marcando 6 gols.

Apesar do maior número de jogos pela seleção, Pepe tem uma única frustração no futebol, não ter jogado um minuto sequer nas Copas em que esteve presente. A fatalidade fez com que o ex-ponteiro santista tivesse contusões graves, sempre próximas a realização da competição.

Em 58, segundo ele, estava em boas condições somente na partida final contra a Suécia. No Chile em 62, viajou contundido e não se recuperou a tempo, voltando para Santos antes da Copa terminar.

Para relembrar Pepe com a camisa brasileira, selecionei um raro vídeo, numa das poucas vezes que o ataque da nossa seleção foi formado pelo quinteto mágico do Santos.


Foi num amistoso realizado na Alemanha, com o estádio lotado. (veja o vídeo)


Alemanha 1 x 2 Brasil

Data: 05-05-1963
Estádio: Volks Park Stadion
Local: Hamburgo (Alemanha)
Gols do Brasil: Coutinho e Pelé.

Brasil: Gilmar; Lima, Eduardo, Roberto Dias, Zito e Rildo; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Aymoré Moreira
Alemanha: Fahrian, Novak, Schnelinger, Wildenx, Schulz, Werner, Heiss, Schuetz, Seeler, Konietzka (Strehl), Doerfeu. Técnico: Josef "Sepp" Herberger

Nenhum comentário: