quinta-feira, 19 de maio de 2011

[OPINIÃO] SELEÇÃO E BRASILEIRÃO

Hoje teve convocação da seleção, e no fim de semana começa o Campeonato Brasileiro. O que isso tem a ver?

Esta competição vai servir como termômetro para a consolidação de alguns jogadores emergentes, como Lucas do São Paulo e Leandro Damião do Internacional, se tornarem "jogadores de seleção".

Ambos têm muito potencial, Lucas viveu um momento difícil, intercalando lesões, expulsões e crítcas dos torcedores, espero que tenha servido como lição, neste início promissor de carreira. Já Leandro Damião atravessa uma grande fase, este ano fez 21 jogos e marcou 21 gols, excelente média, além de estar jogando muita bola.

Vai servir também para mostrar se Arouca e Ganso conseguem uma sequência de jogos sem lesões, o meia é nome certo, inclusive Mano Menezes disse que vai aguardar a evolução da contusão, para convocá-lo à Copa América.

Arouca, ao meu modo de ver é o maior primeiro volante do futebol brasileiro, não vejo ninguém - aqui e lá fora - com suas características. É o tipo de jogador que faz o time funcionar, ele recebe a bola dos zagueiros, inicia as jogadas, dando opção, vindo de trás como homem surpresa, além de marcar muito.

Se Mano quiser, pode montar seu time baseado naquele Santos que encantou o país no ano passado. Do meio para frente é só escalar: Arouca, Ramires (fazendo a função do Wesley), Ganso, Robinho, Fred ou o próprio Leandro Damião (substituindo André) e claro, Neymar.

Atrás, o treinador têm boas opções: Julio César, Maicon ou Daniel Alves, Thiago Silva, Lúcio (um pouco mais) e na minha opinião Marcelo do Real, que não foi convocado e parece não cair nas graças do atual técnico.

Mas antes, Mano terá que conversar com Muricy, afim de saber qual o mistério para se conseguir um sistema defensivo tão eficaz, sem perder ofensividade.

Sobre a convocação de hoje, gostei da lembrança do nome de Fábio do Cruzeiro, da volta de Robinho e o retorno de Fred, depois de muitos anos ausente.

Veja a lista completa:

Goleiros: Julio César (Inter de Milão), Jefferson (Botafogo), Victor (Grêmio) e Fábio (Cruzeiro)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Inter de Milão), André Santos (Fenerbahçe) e Adriano (Barcelona)

Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão), Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea) e Luisão (Benfica)

Volantes: Lucas Leiva (Liverpool), Ramires (Chelsea), Sandro (Tottenham)
Henrique (Cruzeiro) e Anderson (Manchester United)

Meias: Elano (Santos), Elias (Atlético de Madri), Lucas (São Paulo), Thiago Neves (Flamengo) e Jadson (Shakhtar Donetsk)

Atacantes: Robinho (Milan), Neymar (Santos), Pato (Milan), Nilmar (Villarreal), Leandro Damião (Internacional) e Fred (Fluminense)

Um comentário:

Caio Blaster disse...

Seleção Brasileira serve pra atrapalhar os clubes enquanto disputam campeonatos importantes e também pra fazer diplomacia com as outras federações de futebol( seja,dentro do brasil e fora)