sábado, 28 de maio de 2011

[MEMÓRIA] MANHÃ DE NOSTALGIA NA CANELEIRA

Portuguesa Santista e Jabaquara, revivem amanhã o charmoso "Clássico das Praias", a partir das 10 horas da manhã no estádio Espanha. Aliás, esta denominação também é usada quando jogam Portuguesa e Santos, considerado o "Derby Santista".

As duas equipes não se encontravam pra valer desde 1982. Depois disso, jamais ficaram juntas na mesma divisão, o que só veio ocorrer nesta temporada. Infelizmente, estes dois times tradicionais, um representando a colônia portuguesa e o outro a espanhola, não mereciam ocupar a série mais baixa do futebol paulista.

Ao longo dos anos, eles já se enfrentaram oficialmente 187 vezes. A Briosa venceu 79, o Jabuca 57, e aconteceram 51 empates. Os Rubro-Verdes marcaram 350 gols, enquanto o Leão da Caneleira fez 281. A maior goleada imposta pela Portuguesa foi 8-0 em 1969 (veja a ficha técnica no final do texto), enquanto o Jabaquara enfiou um 6-1 na Briosa em 1944.


No último confronto, válido pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1982, a Briosa venceu o Jabuca por 1-0. Antes, no primeiro turno, a vitória também foi lusitana, desta vez por 5-1. Na época, a Portuguesa tinha no seu elenco o volante Jair e o atacante Zezinho, que vieram do Santo André, além da ótima safra saída da categoria de base, onde se destacavam o goleiro Marquinhos, Balu, Fernando e Totonho. Já o Jabaquara, contava com os experientes atacantes Valdir Dias e Celsinho.


Apesar de ter jogado profissionalmente nas duas equipes, não tive o prazer de disputar este clássico. Como amador participei de uns quatro jogos, sempre defendendo a Portuguesa. Era realmente um jogo diferente, eu sentia uma rivalidade do lado bom, não tinha aquela situação de "guerra", como existem em outros confrontos que reúnem rivais da mesma cidade.

Amanhã, mesmo com a Portuguesa defendendo a liderança e o Jabaquara buscando a vitória para encostar na parte de cima da tabela, deveremos ter uma partida disputada com lealdade e entusiasmo, em virtude até, do interesse dado pela mídia sobre o jogo.

Confira a ficha técnica da maior goleada da Portuguesa sobre o Jabaquara:

PORTUGUESA SANTISTA 8x0 JABAQUARA

Data: 15/06/1969
Caráter: Amistoso Estadual
Local: Estádio Ulrico Mursa
Juiz: Mário Ferreira
Renda: Cr$ 501,00
Gols: Palito aos 24 min, Toninho aos 41 min, Toninho aos 48 min, Palito aos 53 min, Careca aos 58 min, Palito aos 75 min, Gilson aos 77 min e Xaxá aos 89 min.

PORTUGUESA SANTISTA: Nei; Edmar (Celso), Santo, Lima e Arnaldo; Curió (Xaxá) e Índio; Gilson, Palito, Careca e Toninho.

JABAQUARA: Édson (Pedro); Albano, Mário (Gibi), Manteiga e Canário (Fernando); Jair e Julião; Messias, Luis, Betinho e Paulino.

Nenhum comentário: