sexta-feira, 29 de julho de 2011

[OPINIÃO] ECLIPSE OCULTO

As imagens do gol espetacular assinalado por Neymar nesta quarta-feira, onde Santos e Flamengo fizeram um jogo antológico, correram o mundo, entrando para galeria dos momentos mais belos do futebol em todos os tempos.

Vendo e revendo a jogada, me vieram rapidamente na lembrança algumas arrancadas sensacionais que resultaram em gol. Como, Denner no Canindé contra o próprio Santos, Romário no Maracanã contra o Uruguai em 93, e Ronaldo pelo Barcelona partindo do meio de campo.

Mas, este de Neymar teve todos os ingredientes: habilidade, técnica, velocidade, inteligência, malandragem e frieza.

A obra começa pelo lado esquerdo com Neymar ludibriando dois adversários com um drible de futebol de salão. Depois, inicia a arrancada em direção a meta do Flamengo, uma rápida escala com Borges, em seguida, um toque com cada pé, para dar uma finta inacreditável em Ronaldo Angelim, uma espécie de meia lua do avesso.

Ao invés de "meia-lua" ou "drible da vaca", a jogada inventada pelo craque nesta quarta-feira, deveria se chamar "Eclipse Oculto". Neymar puxa do pé direito para o esquerdo, como se a bola fosse a Lua entre a Terra e o Sol, provocando o raro fenômeno da natureza. Só que neste caso, escureceu apenas para o pobre zagueiro do Flamengo, que ficou inerte, como se apreciasse o evento astronômico.

A bola - como combinado - vai se encontrar com o craque alguns metros a frente, onde Neymar termina sua obra-prima assinando com uma leve pincelada para o fundo do gol, usando apenas três dedos, entre zagueiros e goleiro, atônitos.

Nenhum comentário: