quinta-feira, 14 de julho de 2011

[OPINIÃO] LONGE DO IDEAL

Ganso: lampejos e Neymar: gols.
Atuação Coletiva

Apesar da defesa equatoriana não servir de parãmetro, foi sem dúvida a melhor partida feita pelo ataque brasileiro nesta Copa América.

Além dos gols, houve bastante movimentação, principalmente de Pato e Neymar, o setor contou ainda, com uma participação muito melhor pelo lado direito, devivo ao apoio de Maicon.

Em compensação, o sistema defensivo apresentou problemas graves, principalmente no miolo de zaga. A proteção também está deixando a desejar, os dois jogadores do setor (Lucas Leiva e Ramires), ainda estão confusos.

O time continua sem um padrão de jogo, talvez fruto das constantes mudanças de atletas e de sistemas táticos. Coloca Robinho, tira, volta, idem com Jadson, joga no 4-4-3, muda pro 4-4-2 e retorna ao anterior, e por aí vai. Ontem, quando o time abriu dois gols de vantagem e passou a mostrar um rascunho no jeito de jogar, o técnico Mano Menezes, mudou a equipe e quebrou o embalo.

Outro fator que preocupa, é a falta de confiança dos jogadores. O time faz o gol, parece que vai tomar conta do jogo, ao sofrer, muda completamente.

Atuação Indivídual

Julio César - Tem crédito, mas vem falhando com certa frequência.
Maicon - Deu outra consistência ao setor, com ele em campo, as jogadas de fundo são opções constantes. O melhor do time.
Lúcio - Falhou no primeiro gol. Está inseguro desde a estreia.
Thiago Silva - Mano teve razão ao pedir mais simplicidade. A fase não está boa para jogar bonito, principalmente lá atrás.
André Santos - Ontem esteve bem na marcação, mas - como sempre - sem objetividade do meio pra frente.
Lucas Leiva - Não parece ser o homem ideal para o primeiro combate, não tem dado a proteção necessária aos zagueiros.
Ramires - Péssimo, displiscente, precisa melhorar, está destoando.
Paulo Henrique Ganso - Continua muito econômico, teve lampejos na etapa final. Quando começou a ganhar confiança foi substituído. Ainda não está a vontade com a camisa amarela, torço para que ele se habitue e se solte logo.
Robinho - Parece estar sem função. Não tem tem dado segmento nas jogadas, parece sem força, quer mostrar utilidade, mas não está merecendo a titularidade no momento.
Pato - Depois de Maicon, foi o melhor da seleção. Mostrou que está com vontade, lutou, se movimentou e foi premiado.
Neymar - Bem distante do ideal. Fez os gols, o que deve dar-lhe confiança para os jogos decisivos.

Entraram:
Lucas, Fred e Elias - Em pouco tempo, e com o placar definido, pouco fizeram.

Manio Menezes - Poderia ter deixado o time ganhar conjunto, mas fez três alterações que quebraram o ritmo, quando a coisa ficou boa. Elias e Lucas nos lugares de Ramires e Robinho, valeriam a pena como experiência.

Nenhum comentário: