domingo, 17 de julho de 2011

[OPINIÃO] BRASILEIRÃO DOIS MIL E ONZE E MEIO

A paisagem do Campeonato Brasileiro vai mudar drasticamente, assim que a janela de transferências se abrir. Algumas equipes darão prosseguimento a competição, bem diferentes da forma que iniciaram.

Em termos de reforços mais significativos, os clubes paulistas saíram na frente, em relação aos outros grandes.

O Santos por exemplo, acaba de acertar com o volante-meia Íbson, que despontou muito bem no Flamengo, e agora defendia o Spartak de Moscou. Quase que simultaneamente, o clube contratou outro jogador da mesma posição, Henrique do Cruzeiro, por sinal, muito bom também. O único problema, é que nesta posição o Santos está muito bem servido com Arouca e Elano.

Já o São Paulo, trouxe o meia Cañete do Universidad Católica, com intuito de resolver o eterno problema da camisa dez. Ao mesmo tempo repatriou sua própria cria, o ótimo volante Denílson, que estava no Arsenal,  e espera fazer o mesmo com o zagueiro Breno.

O Palmeiras seguiu a linha de boas contratações dos rivais, trouxe o meia-atacante Martinuccio, que fez uma excelente Libertadores pelo Peñarol, além de trazer de volta o zagueiro Henrique, que pertence ao Barcelona. O Corinthians foi mais modesto, por enquanto, acertou com o lateral esquerdo Ramón ex-Vasco. A grande esperança está na recuperação de Adriano, enquanto sonha com o retorno de Tévez.

No Rio de Janeiro, o Flamengo de Luxemburgo saiu na frente. Aguarda os exames médicos para poder apresentar o zagueiro Alex Silva, e ao mesmo tempo não desiste de tentar trazer André, aquele mesmo revelado pelo Santos, e preterido por Luxa, na sua última passagem pelo clube. Flu, Vasco e Botafogo, por enquanto só especulações. No Sul, a única contratação de certo impacto, foi Gilberto Silva, ex-volante da seleção brasileira.

O lado ruim da história, é a debandada das jovens revelações do nosso futebol. Danilo, Alex Sandro, Casemiro e Neymar, todos campeões sul-americanos pela seleção sub-20, estão dando adeus.

A mais badalada sem dúvida é a de Neymar, o craque santista está sendo pivô de uma disputa entre os dois maiores e mais poderosos rivais do futebol mundial, Barça e Real Madrid. Os "merengues" madrilenhos querem pagar e levar, Neymar quer ficar até o final do anos para disputar a final do Mundial de Clubes. Sabendo desse desejo, o Barcelona entrou na briga, dizendo que aceita o hiato.

Esta novela está apenas começando, enquanto o campeonato, já está a todo vapor.

Nenhum comentário: