sábado, 11 de junho de 2011

[OPINIÃO] OS OPOSTOS DE MURICY E CARPEGIANI

O técnico Muricy Ramalho desde que assumiu o Santos, num momento complicado dentro da Libertadores, vem conseguindo grandes resultados, prova é, que sua equipe está na final da competição sul-americana.

Até bem pouco tempo, seu companheiro de profissão, Paulo César Carpegiani, vivia uma situação oposta, desclassificado do Paulista e da Copa do Brasil, ficou pendurado por um fio, foi mantido no cargo - talvez por motivos financeiros - e agora lidera o Campeonato Brasileiro.

Muricy perdeu Ganso, ficou temeroso em efetivar Alan Patrick na posição, acabou optando por um meio campo formado basicamente de volantes, inclusive em jogos  dentro de casa. O time sofreu, mas, por enquanto, alcançou seu objetivo.

Hoje pela competição nacional, o treinador escalou a equipe (reserva) num 4-3-3, visando o jogo frente ao Cruzeiro em Sete Lagoas. Neste caso, acho temeroso, naquele estádio, a equipe mineira exerce uma pressão forte sobre os adversários, talvez fosse melhor enfrentá-los usando mais cautela.

Outra coisa que me preocupa, é a utilização de Bruno Aguiar na lateral direita. Não vejo nenhuma caraterística, nem biotipo, que o levem a atuar nesta posição. Pelo Paulistão deste ano, Adilson Batista também utilizou o jogador na lateral, e foi um desastre.

Pelo lado do São Paulo, o time de Carpegiani recebe o Grêmio no Morumbi, defendendo a liderança (três jogos e três vitórias). Mesmo em casa, o treinador vai manter os quatro volantes de contenção. No momento não há o que contestar, pois os resultados estão à seu favor.

Não acho que isso justifique, com receio, praticamente todos os treinadores estão utilizando este recurso. Por exemplo, o Grêmio vem à São Paulo, jogando com apenas um atacante. Alguém tem que vencer o jogo, aí, conquistando uma vitória, se escondem atrás de suas táticas defensivas.

Em tempo, apesar do atacante Dagoberto ser um dos principais jogadores são-paulinos no momento, e a diretoria querer renovar seu contrato, acho que está na hora dele deixar o Morumbi.

Dogoberto não vai mais crescer no tricolor, precisa respirar novos ares. Será muito útil numa outra grande equipe brasileira, mesmo porquê, no São Paulo, Lucas e Luis Fabiano serão os titulares no ataque em breve. Além disso, Carpegiani conta com ótimas opções, como: Fernandinho, e os jovens Henrique e Willian José.

Nenhum comentário: