![]() |
Foto: André Durão/Globoesporte.com |
Chegou na final da Taça Rio e ontem, e com todos os méritos, conquistou a importante Copa do Brasil, garantindo assim o direito de retornar à Libertadores em 2012.
Foram mais de oito longos anos sem títulos, o time cruzmaltino seguia a passos largos para se tornar - com todo respeito - uma espécie de Portuguesa de Desportos do Rio de Janeiro.
A longa permanência de Eurico Miranda no poder e as suas desavenças com orgãos e pessoas influentes, coincidentemente afastou o clube das grandes conquistas, fez também torná-lo antipático para os amantes do futebol.
Sempre gostei de acompanhar o Vasco, a camisa mística, com a faixa transversal me atraíam quando garoto. Adorava ver nos anos 80 a combinação com os meiões de listas horizontais, vestidos por Roberto Dinamite, Dirceu, Dé, Leão, Abel, , os laterais santistas Orlando Lelé e Marco Antonio, Dudu, Mazzaropi, Zanata, Guina e ainda pelo veloz e irreverente Romário em seu início arrasador.
Ontem, a equipe conseguiu se superar, fez os gols importantíssimos fora de casa, e aguentou a pressão do Coritiba, que imprensou o time carioca no seu campo de defesa. Foi um jogo digno de final de campeonato. O Vasco saiu na frente, sofreu a virada ainda na primeira etapa, chegou ao empate aos 12 minutos do segundo tempo, pouco depois tomou o terceiro e teve que aguentar o bombardeio paranaense.
Méritos para os jogadores e para a diretoria, que mudou a filosofia de arriscar em contratações duvidosas, sempre buscando jogadores obscuros. Surpreendentemente passou a buscar jogadores que interessavam a outros grandes, como Alecsandro, Diego Souza e Eduardo Costa, revelado pelo Grêmio. Manteve a revelação do Brasileirão passado, o zagueiro Dedé, segurou o bom Éder Luis, além de mesclar com garotos da base.
Meus parabéns ao novo Vasco da Gama, legítimo campeão da Copa do Brasil de 2011!
Nenhum comentário:
Postar um comentário