quarta-feira, 8 de junho de 2011

[OPINIÃO] JÁ NA CORDA BAMBA

Foto: Cezar Loureiro/Globo
Mano Menezes (foto) nunca foi o nome preferido da CBF, visto a maneira que se concretizou sua contratação. Dias antes, Muricy Ramalho - na época no no Fluminense - alegou motivos éticos para justificar sua recusa.

Para mim, o  motivo foi outro, quem conhece a conduta do treinador santista, sabe que ele jamais permitiria interferências e imposições no seu trabalho.

Assim sendo, Mano iniciou sua caminhada mostrando que faria uma renovação completa e absoluta da herança pós-Dunga. Os resultados contra adversários tradicionais não vieram, então, o treinador chamou alguns remanescentes experientes da seleção anterior, para formar sua espinha dorsal e consequentemente dar-lhe mais tranquilidade nos jogos seguintes.

Só que os resultados, o padrão de jogo e o bom futebol, não apareceram. Mano já deve se sentir pressionado, e sabe que a Copa América pode ser determinante para o seu futuro.

No que tange a convocação anunciada ontem, como sempre acontece, é claro que sempre teremos restrições à fazer. Cada um gostaria de ver determinado jogador na lista. De um modo geral, achei que os nomes realmente são esses, mas, como uma pessoa normal, também tenho um questionamento.

Não concordo com a ausência do volante Arouca. Hoje, ele é o melhor cabeça de área, volante, jogador de contenção - como queiram chamar - do futebol brasileiro. Arouca têm todas as características que a posição exige atualmente, ele marca como poucos e sabe sair para o jogo como ninguém.

Arouca é primordial para um time funcionar. Com a bola, ele se apresenta para receber dos zagueiros, sai em progressão como um elemento surpresa iniciando a jogada ofensiva, chega sempre sem marcação desmontando o sistema adversário. Sem a bola, é um carrapato, além de possuir um senso de cobertura fantástico.

Mas, como se percebeu no amistoso em Goiânia, quando o bom volante Sandro se desgarrava da proteção para chegar dando opção por trás, era repreendido veemente por Mano. Pode ser um indício da não convocação do jogador santista.

Vamos aguardar os resultados da Copa América, Mano sabe que no final pode ouvir de Ricardo Teixeira o desagradável nome de um músico francês: MANU CHAO!

Nenhum comentário: