quarta-feira, 15 de junho de 2011

[MEMÓRIA] PEÑAROL 1 x 2 SANTOS (LIBERTADORES 1962)

Enquanto não começa a decisão da Libertadores, vamos voltar no tempo, mas precisamente no dia 28 de julho de 1962.

Nesta ocasião, Santos Futebol Clube e Club Atlético Peñarol, também faziam a primeira partida de decisão sul-americana.

A Taça Libertadores daquele ano contava com nove participantes na fase de grupos, o Peñarol por ter sido campeão em 1962, entrava direto nas semifinais. Para chegar na decisão, o Santos foi líder do Grupo 1, com três vitórias e um empate, depois passou pelo Universidad Católica do Chile, empatando fora de casa e vencendo na Vila Belmiro.

Já o Peñarol teve que bater o seu grande rival doméstico, o Nacional. Foram três partidas, uma vitória para cada lado e um empate no terceiro confronto. O time carbonero se classificou, pois marcou um tento à mais que o adversário.

Credenciados por estas campanhas, as duas equipes se enfrentariam no mesmo estádio da partida de hoje, o tradicional e histórico Estádio Centenário. Também como no dia de hoje, o Santos entrava em campo desfalcado. Se Jonathan, Edu Dracena, Léo e Ganso sequer viajaram, o Peixe naquele dia jogaria simplesmente sem Pelé.

O Peñarol também tinha um grande time. Era comandado pelo famoso Bella Guttman, começava com o grande goleiro Maidana, o meio campo contava com Pedro Rocha, que depois faria história no São Paulo, e na frente dois equatorianos enormes, Spencer e Joya.

Aos 18 minutos da primeira etapa, Spencer abriria o placar para os donos da casa, mas Coutinho viraria a partida em favor dos santistas, perante aproximadamente 50 mil espectadores.

Com este importante triunfo o Santos voltava ao Brasil, sabendo que havia dado um grande passo para o seu primeiro título da Libertadores.

Daqui a pouco, teremos em campo novamente, Santos, duas vezes campeão e, Peñarol, cinco títulos, frente a frente, escrevendo mais um capítulo de suas gloriosas histórias.

FICHA TÉCNICA

Peñarol 1 x 2 Santos

Data: 28/07/1962
Local: Estádio Centenário em Montevidéu
Árbitro: Carlos Robles (Chile)
Renda: Cr$ 29.500.015,00
Público: 50.085
Gols: Spencer aos 18’ p/ o Peñarol, e Coutinho aos 27’ e aos 60’ p/ o Santos.

Santos: Gilmar; Lima, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Mengálvio, Pagão, Coutinho e Pepe (Oswaldo). Técnico: Lula
Peñarol: Maidana; Lezcano, Cano e E. González; Caetano e Cabrera (Moacir); Matosas, Pedro Rocha, Sasia, Spencer e Joya. Técnico: Bella Guttman

Nenhum comentário: