sexta-feira, 3 de junho de 2011

[OPINIÃO] FOI MELHOR?

O Peñarol se classificou ontem na Argentina.
Por motivos óbvios, Muricy e os jogadores jamais iriam expor a preferência de qual adversário gostariam de enfrentar na final da Libertadores: Vélez ou Peñarol.

No íntimo de cada um deve existir um consenso, indicando o time uruguaio como o preferido para duelar.

O Vélez têm bons valores individuais do meio para frente, o armador Zapata, e os perigosos atacantes Martinez e Santiago Silva. Porém, conta com uma defesa insegura.

Já o Peñarol, tem um sistema defensivo melhor, não joga com três zagueiros, e sim com quatro, como se fossem estacas impedindo a entrada da sua área. Acredito que jogando em casa, pelo menos um destes pilares saiam um pouco, talvez o que atue do lado contrário ao de Neymar. O meio campo joga parecido com este atual do Santos, dando muita proteção, e na frente, o canhoto Martinuccio se movimenta bastante, enquanto o avante Oliveira, com pouca mobilidade, fica centralizado.

Apesar da tradição, também acho preferível enfrentar o Peñarol, desde que o Santos mude a postura de seu meio campo. Caso Ganso possa atuar, mesmo sem ritmo, o problema está praticamente resolvido. O grande problema santista está sendo a posse de bola, coisa que estes jogadores que vem jogando - pelas suas características - jamais irão realizar.

Sem a bola, há um sobrecarregamento da defesa, e os contra-ataques, essenciais nesta decisão, só acontecem na base do chutão. No caso do adversário, que oferece muito pouco esta opção - por estar sempre postada - a situação pode complicar.

Mas, sem dúvida, não enfrentar um time argentino, já é um grande benefício.

Nenhum comentário: