![]() |
Cuca ainda não conquistou o Brasileirão. |
O que a escalação deste time fictício tem em comum?
Atualmente todos são treinadores e dirigem equipes que participam do Campeonato Brasileiro deste ano.
Também fazem parte deste "elenco": Abel, que está chegando para dirigir o Fluminense, Ricardo Gomes, Tite, Paulo César Carpegiani, Marcelo (ex-meia do Atlético Mineiro), Vágner Mancini, Mauro Fernandes (ex-ABC e Auto Esporte) e Caio Júnior.
A minoria continua usando o nome que eram conhecidos dentro das quatro linhas. Mas grande parte deles acrescentou o sobrenome com a finalidade de passar mais respeito para seus comandados, para a diretoria e para imprensa de um modo geral.
Paulo César - ex-goleiro do Vasco na década de 80 - agora é PC Gusmão. Vanderlei, lateral esquerdo que defendeu o Flamengo e Internacional, assim que iniciou a nova carreira adicionou o sobrenome e mudou algumas letras, virando Wanderley Luxemburgo. Já o ex-volante Junior, sobrinho de Dudu - que fez parte da inesquecível Academia palmeirense - revelado pela Ferroviária de Araraquara, depois defendeu Palmeiras e Grêmio, virou Dorival Junior.
Deste grupo apenas dois conseguiram a façanha de conquistarem o Campeonato Brasileiro como jogador e como treinador, são eles: Muricy Ramalho e Paulo César Carpegiani.
Como atleta Muricy foi campeão pelo São Paulo em 1977, depois como comandante, pelo próprio Tricolor vieram os títulos de 2006, 2007 e 2008, pelo Fluminense conquistou em 2010. Carpegiani teve um período áureo entre 75 e 82 pelo Internacional.Ccomo atleta ganhou os brasileiros de 1975 e 1976. Em 1980, ainda jogando, chegou ao terceiro título com o Flamengo e em 1982 foi campeão dirigindo os cariocas.
Dos técnicos considerados "de ponta", somente Abel Braga e Cuca não ganharam nenhum Brasileirão, como atletas ou, como comandantes.
Em termos de seleção brasileira apenas seis defenderam o escrete canarinho em Copas do Mundo, seja como técnico ou como atleta. São eles: Luis Felipe Scolari (2002), Jorginho (1990-1994), Falcão (1982), Ricardo Gomes (1990), Renato Gaúcho (1986) e Silas (1986-1990). Somente Jorginho e Felipão foram campeões do mundo. Jorginho como lateral no tetracampeonato e Felipão como técnico do penta.
Uma curiosidade, Felipão foi o único a levantar a taça sem jamais ter atuado como jogador num grande time do futebol brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário