sexta-feira, 17 de setembro de 2010

[OPINIÃO] A REBELDIA DE NEYMAR

A discussão de ontem, entre Neymar e Dorival Jr.
(Foto: AE)
Estou me segurando para não escrever sobre a polêmica criada pelo Neymar, no jogo de quarta-feira contra o Atlético GO, mas não tem jeito, também vou dar o meu pitaco.

É um assunto muito complicado, pois envolve hierarquia, desrespeito, falso moralismo, ética, imaturidade, temperamento, enfim, uma série de coisas, então, você tem que tomar muito cuidado na hora de expressar a sua opinião.

Algumas coisas estão claras. Primeiro, ele errou? Sim. Tem que ser punido? Tem.

Não acho que seja por força da idade, como todos gostam de dizer, isso é comum no ser humano, passar do limite, ainda mais numa partida de futebol, com a pressão que existe, a vontade de querer vencer, isso é uma coisa que apenas quem já esteve lá dentro sabe, numa pelada entre amigos já dá para se ter uma idéia.

Acho que o Dorival Júnior tem que resolver o problema internamente, junto com a diretoria, mostrando ao Neymar quem dá as ordens. A distância, vejo que os dois tem admiração mútua, não existe nesse caso um querendo prejudicar o outro, há espaço para os dois continuarem trabalhando juntos, tranquilamente.

O que é preciso ficar claro, é que estar dentro do campo numa partida de futebol, não é como estar numa sala de aula, ou de cinema, não dá para ser educado, não falar palavrões, pedir por favor, dá licença e etc, naquela hora todos querem vencer, acabou o jogo, passa-se uma borracha, se conversa o que está errado e pronto.

É claro que o garoto precisa ser melhor assessorado, para se tornar mais equilibrado emocionalmente, respeitar ordens e companheiros, para que não haja extrapolamento da sua parte a cada nova situação.

Também não achei correta, muito menos ética a atitude do Renê Simões (treinador do Atlético GO) se envolver numa situação que não lhe diz respeito, quis tirar proveito da situação.

Naquela hora, deveria cuidar apenas dos seus comandados, e não mudar o foco dizendo que se tratava de um cai-cai, que nunca viu um jogador tão mal educado. Só para citar um, será que ele conheceu um jogador chamado Edmundo?.

Por coincidência, o treinador foi citado na súmula do jogo do último sábado contra o Fluminense, por ofensas ao árbitro Wallace Nascimento Valente, onde depois de expulso por má conduta, disse a seguinte frase: Esse árbitro tem que tomar no c...”

O importante, é que o garoto aprenda a lição, e que como ele próprio disse ao pedir desculpas publicamente, que isso não se repita.

Um comentário:

Rafa Blaster disse...

situação delicada e complicada. o moleque jogando um bolão mas fazendo besteira direto. 'ah...manda embora, é muito folgado, etc.'... ta bom, ai faz o que o wagner ribeiro e a imprensa da capital tanto querem. comissao pro homem, e o santos novamente meia-boca. neymar errou feio com o dorival. mas o tecnico vai saber levar; educação nas entrevistas, broncona a quatro paredes e punição. perfeito quanto ao Rene, oportunismo barato, decepcionante a atitude dele.