quarta-feira, 22 de setembro de 2010

[OPINIÃO] A QUEDA DE DORIVAL

Infelizmente, vão distorcer a forma de como o treinador Dorival Júnior foi demitido, o que vai ficar marcado, primeiro que Neymar o derrubou e depois, que faltou habilidade para a diretoria conduzir o caso.

(Foto: Ag. Estado)
Analisando friamente os fatos, acho que não houve nem uma coisa, nem outra.

Vamos relembrar o incidente, houve uma atitude desrespeitosa do jogador para seu comandante, uma quebra de hierarquia, em que a diretoria puniu de forma branda com uma multa salarial, e a pedido do treinador, teve a punição estendida para dois jogos de suspensão.

A diretoria acatou a decisão do treinador pela metade, aí vem o segundo conflito, prometeu reavaliar o caso após a suspensão do primeiro jogo.

Para bom entendedor, meia palavra basta, Dorival percebeu a intenção da diretoria e depois de uma nova conversa, prometeu reintegrar o jogador para o confronto com o Corinthians.

Neste intervalo, Dorival conversa com pessoas próximas, que lhe aconselham manter a punição, para que ele não perca as rédeas do grupo, e anuncia na coletiva a manutenção do castigo, sem comunicar antes à diretoria.

Novamente há uma quebra de hierarquia, agora da parte do Dorival, a diretoria pensa em suspender o treinador por dois jogos, o que forçaria um pedido de demissão, já interessante na ocasião, mas num segundo momento resolve demiti-lo.

O Dorival é uma pessoa inteligente, ele sabia que uma atitude contrária ao pensamento da diretoria iria revolta-la, então porque ele bateu o pé na punição, que já tinha lhe dado de volta o respeito do grupo?

Parece claro, mas amanhã os noticiários, estarão cobertos das mais variadas explicações e culpados não faltarão.

O jogador errou?
Claro que sim.

Foi criado uma coisa maior do que realmente foi?
Claro que sim.

O jogador foi punido?
Claro que sim.

O treinador se excedeu, mantendo a punição?
Claro que sim.

O jogador queria a saída do treinador?
Claro que não. Se não, ele bateria o pé: "ou ele, ou eu".

A diretoria queria a saída do treinador?
Depois da mudança de atitude do treinador demonstrada na coletiva, sim.

O treinador queria sair?
Não, mas na minha opinião, ouviu demais os membros da sua comissão.

4 comentários:

Rafa disse...

falem o que quiserem: o dorival pode ser ruim de escalação, ruim de tatica, ruim de disciplina, péssimo nas substituições, etc. etc. (por sinal concordo plenamente). mas dá resultado. especialmente em termos de carreira. se sair a multa rescisoria, terá transformado 5 a 10 segundos de xingamentos, em uma gorda aposentadoria. aos 48 anos, tá excelente.

Sérgio Dias disse...

Ouvi agora num programa de esportes da Jovem Pan, críticas duras a diretoria do Santos, chamando-a de imoral, pois pensou somente na sua galinha dos ovos de ouro. Depois falando de outro assunto, o intermediador disse que no futebol existe imposição da diretoria em alguns casos, de "pedir" para o seu treinador colocar um jogador no time, para ser visto por determinado empresário, aí um dos críticos virou e disse, "ahhh, mais aí eu estou de acordo, o clube tem que ver a parte financeira" (?????)

Edson Russo disse...

Digam o que quiserem. Infelizmente, o que mais importa atualmente é o dinheiro, não se relevando o modus operandi para sua obtenção. O exemplo que assistimos, nada mais é do que um retrato nacional da ausência de valores éticos e morais, com os quais, os brasileiros, tristemente, estão aprendendo a conviver. E tudo isso devido a ausência de cultura de um povo relegado, neste caso, a insignificante condição de torcedor e amante do seu time do coração.

Caio Blaster disse...

Fica passando a mão nesse aprendiz de monstro chamado Neymar.
O futuro do Neymar será um Denilson parte 3