sexta-feira, 3 de setembro de 2010

[OPINIÃO] ALA, LATERAL OU PONTA, TANTO FAZ!

É inquestionável que o futebol mudou ao longo dos tempos, grande parte se deve ao posicionamento dos jogadores em campo.

Antigamente, os atletas não tinham tanta liberdade para se movimentar, cada um tinha uma função específica, lembro que haviam treinadores que não gostavam nem que os meias invertessem a posição eventualmente numa jogada.

O lateral não podia avançar muito, pois tirava o espaço do ponta, aqui a reclamação era com o ponteiro que não acompanhava o lateral adversário, hoje o ala tem um campo enorme livre pela frente e poucos sabem aproveitar o espaço.

Algumas posições não sofreram tanta alteração, por exemplo os zagueiros continuam atuando na mesma faixa, o que mudou um pouco, é que antes para se formar uma boa dupla de zaga, colocava-se um jogador clássico, com outro mais aguerrido.

É claro que a evolução da parte física e a liberdade tática, contribuíram para essa mudança de posição constante e consequentemente para a diminuíção dos espaços.

A terminologia também mudou, o lateral virou ala, e não se fala mais em ponteiros, apesar de eles continuarem a existir. Por exemplo, ninguém fala que o Neymar é um ponteiro esquerdo, pois não está na moda.

Aliás, por falar em moda, existe uma tendência nos dias de hoje, do jogador canhoto jogar pelo lado direito e vice-versa, alguns até que funcionam, como o holandês Robben (foto), é fato que o jogador fica com mais ângulo para chutar a gol, mas por outro lado perde completamente a jogada de linha de fundo.

Photo by Laurence Griffiths/Getty Images Europe
Eu particularmente prefiro à moda antiga, o jogador chegar no fundo, olhar e fazer a assistência.

Uma coisa é certa, seja lateral, ala, ponta, o bom jogador jogaria em qualquer época.

Nenhum comentário: