quarta-feira, 8 de setembro de 2010

[OPINIÃO] CRUZAMENTO ÀS AVESSAS, EVOLUÇÃO?

Tenho percebido nos últimos anos, que as jogadas de linha de fundo e os cruzamentos, seja com bola rolando ou parada, em faltas e escanteios, não resultam em absolutamente nada.

A bola normalmente não passa da primeira trave, isso quando não acerta o marcador antes.

O interessante é que no futebol atual, sem os pontas abertos ocupando constantemente as laterais do campo, sobrou muito mais espaço para os alas, que na maioria das vezes ficam no mano a mano.

Na teoria, isso seria mais fácil para se acertar o cruzamento, o ala recebe com espaço, pode optar se cruza com a bola em movimento, ainda com o marcador distante ou se parte para cima do adversário e o faz.

Antes, o ponteiro tinha a marcação do lateral, e as vezes do ponta adversário para se desvencilhar, e depois tirar o cruzamento.

Como no futebol atual existe um acúmulo de jogadores na faixa central do campo, provocado pelas equipes que atuam com quatro a cinco atletas no setor, todos sabemos que a saída coerente é pelas laterais.

Se uma equipe proporcionar uma jogada forte de aproximação e triangulação pelos lados, que façam com que o seu jogador chegue em boas condições no fundo, torna-se uma jogada letal, mas para isso é necessário ter precisão na hora H.

Um dos maiores jogadores que eu vi neste momento crucial do jogo, foi João Paulo (ex-Santos e Corinthians), ele olhava antes para ver o posicionamento na área e com incrível maestria batia na bola, fazendo com que ela fizesse um "arco", pegando o atacante de frente, com possibilidade de pensar antes de fazer o cabeceio.

foto retirada do site oficial do Joinville E. C. www.jec.com.br

Arce, Éder, Jorginho (seleção de 94), Leandro (seleção de 82), num passado recente, também foram excelentes, atualmente vejo o Kléber do Internacional com mais capacidade e técnica neste quesito.

Outra coisa que não me agrada e já virou moda, é o jogador canhoto jogar pelo lado direito e vice-versa, os cruzamentos saem com o "pé trocado", ele dribla para dentro e faz o centro, a bola faz o "arco" ao contrário do que eu citei acima.

Ora, certamente fica mais fácil para os zagueiros adversários, que vem de frente.

Eu não consigo entender, se alguém puder me explicar, por favor, envie um comentário.

Nenhum comentário: