 |
A discussão de ontem, entre Neymar e Dorival Jr.
(Foto: AE) |
Estou me segurando para não escrever sobre a polêmica criada pelo Neymar, no jogo de quarta-feira contra o Atlético GO, mas não tem jeito, também vou dar o meu pitaco.
É um assunto muito complicado, pois envolve hierarquia, desrespeito, falso moralismo, ética, imaturidade, temperamento, enfim, uma série de coisas, então, você tem que tomar muito cuidado na hora de expressar a sua opinião.
Algumas coisas estão claras. Primeiro, ele errou? Sim. Tem que ser punido? Tem.
Não acho que seja por força da idade, como todos gostam de dizer, isso é comum no ser humano, passar do limite, ainda mais numa partida de futebol, com a pressão que existe, a vontade de querer vencer, isso é uma coisa que apenas quem já esteve lá dentro sabe, numa pelada entre amigos já dá para se ter uma idéia.
Acho que o Dorival Júnior tem que resolver o problema internamente, junto com a diretoria, mostrando ao Neymar quem dá as ordens. A distância, vejo que os dois tem admiração mútua, não existe nesse caso um querendo prejudicar o outro, há espaço para os dois continuarem trabalhando juntos, tranquilamente.
O que é preciso ficar claro, é que estar dentro do campo numa partida de futebol, não é como estar numa sala de aula, ou de cinema, não dá para ser educado, não falar palavrões, pedir por favor, dá licença e etc, naquela hora todos querem vencer, acabou o jogo, passa-se uma borracha, se conversa o que está errado e pronto.
É claro que o garoto precisa ser melhor assessorado, para se tornar mais equilibrado emocionalmente, respeitar ordens e companheiros, para que não haja extrapolamento da sua parte a cada nova situação.
Também não achei correta, muito menos ética a atitude do Renê Simões (treinador do Atlético GO) se envolver numa situação que não lhe diz respeito, quis tirar proveito da situação.
Naquela hora, deveria cuidar apenas dos seus comandados, e não mudar o foco dizendo que se tratava de um cai-cai, que nunca viu um jogador tão mal educado. Só para citar um, será que ele conheceu um jogador chamado Edmundo?.
Por coincidência, o treinador foi citado na súmula do jogo do último sábado contra o Fluminense, por ofensas ao árbitro Wallace Nascimento Valente, onde depois de expulso por má conduta, disse a seguinte frase:
“Esse árbitro tem que tomar no c...”
O importante, é que o garoto aprenda a lição, e que como ele próprio disse ao pedir desculpas publicamente, que isso não se repita.