terça-feira, 5 de outubro de 2010

[OPINIÃO] OS SOBRINHOS DO TIO SAM (1)

Uma das principais caratcterísticas dos americanos é a organização, eles estabelecem critérios, fazem ranqueamentos, estudam estatisticas, tudo para que as coisas se desenvolvam e funcionem da maneira mais justa possível.

Agora, imagine se os Estados Unidos tivessem talentos brotando a cada esquina como aqui no Brasil, com certeza seria a maior potência do mundo no futebol, assim como é no basquete.

Como eles também são realistas, e sabem que isso jamais acontecerá naturalmente, a estratégia americana é desenvolver formas afim de possibilitar que suas crianças tenham um caminho, onde possam ser lapidadas até atingir um nível no futuro, semelhante ao jogador brasileiro por exemplo.

Existe também, uma preocupação em acabar com o preconceito, principalmente da direita americana, de que futebol é um esporte somente de crianças pobres e de países subdesenvolvidos. Hoje nos Estados Unidos, segundo pesquisas, existem mais crianças praticando futebol do que beisebol, basquete e futebol americano.

Isto, por que existe um calendário repleto de torneios, envolvendo escolas, clubes, associações, desde um nível recreativo à competitivo, amparados por programas que detectam atletas com potêncial.

Será um trabalho árduo, à longo prazo, pois apesar dos esforços para acelerar a formação de bons jogadores, a realidade americana ainda é bastante complicada, para se ter uma idéia, enquanto o Brasil já tem jogadores "prontos" com idade para seleções sub-20 e olímpica (sub-23), titulares em grandes clubes nacionais e pelo mundo afora, os Estados Unidos para formar suas seleções para 2011, tem que realizar os chamados "training camps".

Estes "training camps", são grandes peneiras com atletas candidatos a uma convocação, pois precisam ser observados por não atuarem com regularidade em suas equipes ou por estarem distantes. Somente depois de ver cerca de 100 jogadores na Europa, América Central e América do Sul, é que o treinador junta os "descobertos" com os atletas de mais bagagem.

Pelo que podemos perceber, ainda existe muito o que fazer, mas temos que aceitar, que o crescimento do futebol americano da década de 90 para cá, é inegável, resta saber até que ponto irão atingir.

Na próxima parte, vou falar sobre como é feita a organização do campeonato de futebol profissional nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: