sábado, 9 de outubro de 2010

[OPINIÃO] ACREDITAR NO TÍTULO, PELO MENOS

Marcelo Martelotte, 42 anos, ex-goleiro
do Bragantino e do próprio Santos.
(foto http://www.santosfc.com.br/)
Gostei da atitude do jovem treinador do Santos, Marcelo Martelotte, em declarar que seu time vai lutar pelo título brasileiro, mesmo com uma diferença de 10 pontos (com um jogo a menos) para o líder, disse que seu time sempre entrará em campo pensando na conquista, vide o Flamengo de 2009.

"A gente vem tocando neste assunto desde o primeiro jogo que eu fiz. Creio no título e isso não mudou nem com as derrotas, é comprovado que times que tinham essa diferença chegaram a disputar o título. E a gente acredita", disse o treinador.

Estão muito chatos os discursos dos técnicos, jogadores e dirigentes, que já desde as primeiras rodadas de acordo com a colocação de seus times, ficam "prevendo" atrás de uma suposta programação, o que a sua equipe vai lutar, Libertadores, Sulamericana, para não ser rebaixado ou para nada.

Aliás, segundo as declarações, parecem tratar o campeonato brasileiro como uma mera fase classificatória para estes torneios citados acima, ou o pior, quando já estam préviamente classificados "abandonam" a maior competição nacional, felizmente para o bem do futebol não foi o caso do Santos.

Parece que todos se esquecem do título de campeão brasileiro, que é o mais importante, uma conquista que fica marcada para sempre na memória dos torcedores.

Confesso que na mudança do método de disputa em 2003 para pontos corridos, torci o nariz como muitos brasileiros, mesmo sabendo que a fórmula era mais justa, achava que os jogos perderiam em emoção, como nos mata-mata, mas com o passsar dos anos fomos nos acostumando, e os clubes foram dando mais valor a Libertadores, mas parece que se esqueceram do título máximo da competição.

Sem dúvida, o mais sensato é lutar sempre para ser campeão, deixando a classificação para Libertadores, e outros torneios como consequência do trabalho.

Nenhum comentário: