quinta-feira, 7 de outubro de 2010

[FICÇÃO] ESSE TIME DÁ ESPETÁCULO

O futebol e a música sempre caminharam juntos! Vários compositores declararam seu amor ao esporte através de canções, reverenciando craques, clubes ou simplesmente falando de futebol. Em contrapartida, jogadores se renderam a arte musical, participando ativamente dela.

Jorge Ben - que chegou a jogar na base do Flamengo - eternizou Fio Maravilha com a famosa canção homônima, também homenageou Zico com "Camisa Dez da Gávea". A Banda Bel chegou a fazer sucesso com a faixa "Romário", já Marcelo D2 compôs "Sou Ronaldo", Chico Buarque cantou a tabelinha entre Pagão e Pelé. O Skank exemplificou o futebol em forma de música em "É uma Partida de Futebol".

Na contramão, tivemos Nunes, Serginho Chulapa, o ex-goleiro Ronaldo do Corinthians, que chegaram a gravar discos próprios. Já o ex-craque Júnior eterno ídolo do Flamengo, fez enorme sucesso com "Voa Canarinho" em 1982, durante a Copa do Mundo da Espanha, sem falar do Rei Pelé, que compôs várias músicas e chegou a cantar inclusive ao lado de Roberto Carlos e Elis Regina.

Do outro lado do Atlântico, o pop star Elton John foi dono do Watford, time da segunda divisão inglesa nos anos 70. Aqui no Brasil alguns jogadores tentaram o caminho inverso, empresariando grupos musicais, especialmente de pagode, como o ex-atacante Edilson.

A música caminha ao lado dos clubes, por menor que sejam, cada qual tem o seu hino, alguns com autoria de artistas ilustres, como o dos quatro grandes clubes do Rio, compostos por nada mais nada menos que Lamartine Babo. As torcidas também participam desta ligação, entoando seus cantos pelas arquibancadas durante os jogos, e hoje, tornou-se obrigatória a execução do hino nacional brasileiro antes das partidas.

A música está tão presente, que sempre tivemos jogadores batizados com nomes ligados a música, como o atacante Creedence que atuou no Guarani, inspirado na banda californiana Creedence Clearwater Revival. O atacante Keirrison declarou que seu nome é uma mistura de Keith Richards guitarrista dos Rolling Stones com Jim Morrison, líder do The Doors.

Enfim, música e futebol tem tudo a ver, e pode ser simbolizada na união entre o craque Garrincha e a cantora Elza Soares, que se casaram quando estavam no auge de suas carreiras.

Seleção de craques

Veja abaixo o time que eu preparei, de jogadores com nome de cantores. A única dúvida está no gol, entre Caetano ou Veloso, o bom seria se os dois pudessem jogar juntos, não!

1 Caetano / Veloso - Ambos foram goleiros, um jogou no Vasco e outro no Palmeiras, respectivamente.

2 Fagner - Atual lateral do Vasco.

3 Daniel - Zagueiro, marcou época no São Caetano, chegou a jogar no Palmeiras.

4 Adoniran - Teve uma passagem rápida pelo Santos nesta década.

6 Roberto Carlos - Dispensa comentários.

5 Dinho - Campeão do Mundo pelo São Paulo, também atuou com destaque no Grêmio e no Santos, seu homônimo é vocalista do Capital Inicial.

8 Xuxa - Meio-campista do Mirassol.

10 Vando - Se destacou no Vila Nova de Minas, jogou no Cruzeiro, Vasco, Paraná Clube, entre outros.

7 Toquinho - Ex-ponta direita da Portuguesa de Desportos na década de 80.

9 Léo Jaime - atacante do Bragantino, fez um gol contra o Santos neste Paulistão.

11 Fábio Júnior - Marcou época no Cruzeiro, passou por vários clubes grandes, esteve na Europa, e atualmente está no América Mineiro.

Técnico - Ney Franco, conhecido por ter uma banda de rock, nos momentos de folga.

Fagner e Roberto Carlos, titulares absolutos nas laterais.

Nenhum comentário: