Para quem não sabe, a partir de 1971, quem vencesse por cinco vezes o Campeonato Nacional, ficaria em definitivo com a taça em questão.
Depois de muita polêmica, a Caixa Econômica Federal (que guardava o objeto), entregou na semana passada o troféu ao São Paulo (veja ao lado).
De acordo com a decisão da CBF, homologada em abril de 2010, o time paulista ganhou o direito por ter conquistado os campeonatos de 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007.
Só que no meio deste caminho havia um problema:
Em 1987, o Clube dos 13 devido divergências com a CBF, resolveu boicotar o principal campeonato nacional, realizando a chamada Copa União, com particpação e aval dos dois envolvidos.
Por conta deste fato, a CBF realizou seu campeonato com a participação das equipes integrantes da divisão abaixo, ignorando a competição paralela, que teve como vencedor o Flamengo.
Somando esta conquista com às de 1980, 1982, 1983 e 1992, o time carioca teria direito à tal Taça antes do São Paulo.
Nesta segunda-feira, uma semana após a Taça ter sido entregue ao São Paulo, a entidade maior do futebol brasileiro atendendo a pareceres jurídicos, reconheceu que houveram dois campeonatos naquele ano, conquistados por Flamengo e Sport.
Sendo assim, a taça teria que mudar de endereço, e isto também deve ser apenas o início de uma longa novela, talvez maior que esta recém terminada.
O Flamengo campeão da Copa União de 1987. |
Sem dúvida um grande time, legítimo campeão brasileiro daquele ano, seja lá qual for o nome dado, ou quem tenha promovido a competição.
obs. Na foto acima aparece o zagueiro Edinho (ex-Flu e Seleção Brasileira), que neste jogo substituiu o Aldair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário