domingo, 18 de dezembro de 2011

[OPINIÃO] BAQUE E LONA

O vice-campeonato seria normal. Perder da melhor equipe do mundo atualmente, e uma das melhores de todos os tempos, não causa nenhuma surpresa.

A aposta para surpreender os bicho-papões era a ousadia e a individualidade do jogador brasileiro. E acostumados a enfrentar times europeus, um possível choque causado pela escola sulamericana, também poderia ajudar o Santos.

Cada treinador teve tempo para estudar uma forma de neutralizar o que cada time oferecia de mais perigoso. Guardiola obviamente não queria que a bola chegasse à Neymar. Por sua vez, Muricy propôs paciência ao toque de bola exaustivo dos espanhóis. Na teoria era quase isso.

Na prática o Barcelona entrou impondo o que faz regularmente, ou seja, posse de bola e sem ela diminuir os espaços, afim de sufocar o adversário e retomá-la. Até aí nenhuma surpresa, ou quase nenhuma, pois a escolha feita por Muricy entrando com três zagueiros consequentemente tirando um homem do meio campo, não condiz com sua estratégia.

Perder um jogador na zona onde o Barcelona fica a maior parte do tempo é suicídio. Se de outra forma eles trabalhariam do meio de campo até a intermediária, assim, eles passaram a ocupar da intermediária à linha de fundo. Além do perigo iminente, seu time quando retomava a bola já era sufocado desde a grande área.

Perder de quatro com a postura que está acostumado, não mudaria o discurso da derrota (perdemos para os melhores e etc), mas com certeza seria mesmo frustante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Serginho,tudo bem?Assisti a partida do principio ao fim.O placar não representou a superioridade do Barcelona em relação ao Santos na partida..´poderia ter sido o dobro.
Em sintese,os 4x0 serviram de consolo ao nocauteado time do Santos.Ganso para ser grande jogador,terá que praticar o futebol dinâmico(movimentar-se com mais frequência) , ajudar na marcação, senão......será apenas um bom jogador.
Um abraço,

João Carlos.