sábado, 22 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] IMAGEM 10 x 5 ÁUDIO

Comecei a acompanhar o futebol na metade dos anos 70, com meus 10 anos de idade, esperava ansiosamente às terças-feiras, para ir comprar meu exemplar da revista Placar.

Zico,  ícone de uma geração, num Morumbi lotado.
No caminho ía imaginando como seria a capa da semana, qual seria o assunto principal, o jogador que estaria em destaque.

Depois devorava as páginas, lia atentamente todas escalações, os campeonatos de cada estado no Tabelão e viajava nas fotos.

Outro veículo que me atraía, eram as transmissões de rádio.

Soavam bem diferente dos padrões de hoje, pois o som das torcidas ficava num volume mais alto, que te transportava para dentro do estádio.

Já as transmissões pela televisão eram mais raras, lembro que não sabíamos que jogo iría passar, nem se passaria, às vezes nos pegava de surpresa, com sorte num domingo à tarde assistíamos um clássico paulista, por exemplo.

De vez em quando, éramos brindados com o segundo tempo de um clássico carioca, pois lá os jogos começavam às 5 horas (1 hora depois de São Paulo), era uma delícia ver um Fla-Flu, com o Maraca lotado.

Na minha opinião, seria mais atraente para os amantes do futebol, resgatar os padrões antigos, ou seja, captar com fidelidade o clima do estádio, deixando-o em primeiro plano, tanto no rádio como na TV.

Percebo que nas transmissões atuais, e isso já vem de algum tempo, quase não se houve o barulho dos torcedores, isso parece diminuir à emoção de quem acompanha o jogo.

Percebo também um contra-senso em alguns narradores, no rádio onde deveriam informar com precisão o local em que a jogada está se desenrolando, não o fazem, e na TV que não há necessidade, o fazem com exaustão, narram até uma imagem de um torcedor bocejando.

As arrepiantes narrações de Osmar Santos.
Claro que não são todos, temos ótimos narradores, comentaristas e repórteres de campo, precisos, atentos, inteligentes e comedidos, que informam com credibilidade.

Na parte visual, sem dúvida somos os que melhor no mundo transmitem futebol.

As câmeras são colocadas em lugares estratégicos, a repetição das jogadas importantes são mostradas na hora certa, lances polêmicos são resolvidos com facilidade, enfim é um verdadeiro show de imagens.

Só falta usar essa excelência, também no áudio.

Nenhum comentário: