sábado, 1 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] GRANDES ARRISCAM MENOS NESTE INÍCIO DE TEMPORADA

Nesta segunda-feira, praticamente todas as grandes equipes do futebol brasileiro iniciam suas pré-temporadas, visando primeiro, os campeonatos estaduais, para em seguida, voltar atenções para as competições mais importantes, Libertadores e Brasileirão.

Se no ano passado nesta época, os clubes exibiam vários reforços, revelações trazidas de equipes menores, ou repatriando jogadores consagrados, este ano as contratações estão acontecendo de forma tímida.

São Paulo e Corinthians por exemplo, apresentaram até o momento, apenas o lateral Juan do Flamengo e o zagueiro Wallace do Vitória respectivamente, enquanto no ano passado já tinham contrato assinado com mais de 30 jogadores, vários com as mesmas características (Léo Lima e Cléber Santana), e outros sem perfil do clube (Tcheco e Danilo).

Na minha opinião, esta economia em quantidade é acertada, já que os elencos estão inchados, com jogadores que não corresponderam durante o ano que passou, além de outros que voltam de empréstimos.

Então, o correto é enxugar o grupo negociando estes atletas, subir as revelações da base e contratar apenas três ou quatro peças, que venham realmente para jogar.

Jonathan, 24 anos, laeral direito revelado pelo Cruzeiro.
O Santos saiu na frente neste aspecto, trouxe Elano e Jonathan, que se encaixam nas necessidades do time, contratou o experiente Aranha, para a suplência da revelação Rafael e apostou em Charles, volante de marcação que retorna de uma grave contusão.

Quem deve ficar para trás novamente é o Palmeiras, que vive um momento de incerteza com a véspera das eleições, o que deve atrasar as contratações.

No Rio, o campeão Fluminense, segue os passos do Santos, fez duas ótimas contratações, o goleiro Diego Cavallieri e o útil meia/volante/ala Souza do Grêmio.

Vasco e Botafogo arriscaram mais em quantidade, o cruzmaltino repatriou o volante Eduardo Costa do Monaco, e apostou nos atacantes Marcel (ex-Santos) e Misael (ex-Ceará).

Já o time da Estrela Solitária, trouxe os desconhecidos Lucas (lateral direito) e João Filipe (zagueiro) ambos do Figueirense, além do lateral esquerdo Márcio Azevedo do Atlético Paranaense.

No Flamengo a única aquisição até o momento foi o meia Vander, jovem revelação do Bahia. No mais, apenas especulações envolvendo nomes de peso como Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho.

Nenhum comentário: