terça-feira, 15 de março de 2011

[OPINIÃO] A VOLTA DOS GRANDES TIMES

O futebol brasileiro vive um momento realmente interessante.

Até bem pouco tempo atrás, exportávamos um número desenfreado de jogadores, de todos os tipos e faixa de idade.

Iam se embora, os que já eram realidade, os que estavam despontando e os que eram apenas regulares.

Chegamos a acompanhar campeonatos em que as equipes titulares eram compostas por atletas que fariam parte da reserva da reserva, caso os efetivos não tivessem sido negociados.

Vendo pelo lado bom, muitos que não teriam oportunidades, as tiveram e se consagraram.

Hoje, a realidade é um pouco diferente, continuamos perdendo jogadores para o exterior, num número bem menor é claro, mas passamos a repatriar craques na faixa dos 30 anos, além de segurar, por pouco tempo é verdade, nossas jóias raras.

Antes, repatriávamos a torto e a direito, voltavam aqueles que não se "adaptavam", e logo acabavam sumindo, junto também vinham os que estavam em final de carreira, apenas para tomar o lugar das promessas.

Luis Fabiano, "aposta certa" do São Paulo.
Corinthians, Santos e agora o São Paulo, acertaram em cheio trazendo Liédson, Elano e Luis Fabiano.

Todos estão numa faixa de idade que lhes possibilitam atuar ainda em grande nível, pois possuem um biotipo privilegiado, além de serem sérios profissionais.

Eles não são craques extra-série, mas deixam suas equipes extremamente competitivas.

Na esteira destas "apostas certas", desembarcam aqui os problemáticos que os europeus querem se livrar, trazendo um pouco de qualidade e um monte de descaso.

Já os garotos Neymar, Ganso e Lucas, estes sim a nata desta nova safra, com esforço ainda estão sendo mantidos no país, mesmo sendo infernizados pela urgência de seus procuradores, ávidos por uma negociação astronômica.

Esta mescla de jogadores consagrados e revelações, vão deixando os times fortes, que com certeza irão nos proporcionar um campeonato brasileiro ainda mais equilibrado e de alto nível.

Tudo isso está sendo possível graças ao marketing, uma veia encontrada recentemente por clubes, empresários de atletas e patrocinadores.

Nenhum comentário: