segunda-feira, 3 de outubro de 2011

[OPINIÃO] RENEVASCO

A enorme torcida vascaína em São Januário.
Formado basicamente por jogadores que surgiram como promessas, mas que com o passar dos anos foram sendo despresados pelos clubes de ponta, o Vasco lidera o Campeonato Brasileiro e é o atual campeão da Copa do Brasil.

O time vem jogando um futebol consistente, tem um padrão de jogo definido, além de boas peças no banco de reservas.

Pela regularidade, acredito que o Vasco pode sim, sonhar com o título nacional.

Analisando friamente jogador por jogador, é fácil apontar os pilares da equipe, Dedé na parte defensiva, passa com certeza de revelação para realidade, o lateral Fagner, que claro não é o cantor cearense amigo de Zico, também não desafina, é a principal jogada aguda de fundo.

No meio, os repatriados Juninho e Felipe, oferecem muita qualidade, ao lado de Rômulo, uma grata surpresa e Diego Souza que, quando inspirado, desequilibra com muita força e boa técnica. Aliás, Diego é um daqueles casos citados no início do texto, apareceu muito bem no Fluminense, ainda como médio volante, passou por vários clubes já como meia atacante, sempre apresentando altos e baixos.

Na frente, Éder Luis é o destaque, apesar de também fazer parte "daquele grupo", o atacante incomoda bastante com sua velocidade e oportunismo.

No mais o elenco é composto por jogadores que se adaptaram bem, como o goleiro Fernando Prass que disputou alguns campeonatos pelo Coritiba sem chamar atenção, o mesmo para Renato Silva. Trouxeram o volante Eduardo Silva, que surgiu muito bem no Grêmio, Alecssandro goleador por onde passou, mesmo sem deixar saudade à torcida colorada e Márcio Careca, que já deve ter jogado em metade dos times que participam das séries A e B juntas.

Para mim, esta ascenção inesperada do Vasco neste ano, deve-se um pouco também a mudança de filosofia no clube, gradativamente o Vasco foi deixando de lado a antipatia que angariou durante a década passada, quando da gestão "interminável" de Eurico Miranda.

Nenhum comentário: