sexta-feira, 18 de novembro de 2011

[OPINIÃO] PERDE E GANHA

É evidente que as nossas competições nacionais são mais equilibradas que os badalados campeonatos europeus.

Lá, somente duas equipes de cada país lutam efetivamente pelo título. Se assemelham aos nossos estaduais, e vou mais longe, não incluo nesta lista - por achar superiores - o campeonatos paulista e o carioca.

Este fato mostra nossa superioridade perante o futebol europeu. Mas poderia ser ainda melhor, caso nossos treinadores tivessem um pouco mais de ousadia e impresivibilidade.

Eu explico. Este ganha e perde que vemos a cada rodada dos últimos brasileirões, acontecem porque, basicamente todas as equipes jogam com a mesma proposta tática. Se posicionam do mesmo jeito, procuram não se expor, querem o contra-ataque e por aí vai.

É como nas peladas entre amigos, depois de um certo tempo, todos já sabem como o outro joga, e geralmente acabam empatados, ou cada time ganha numa semana.

Se por um lado temos sempre uma surpresa no final, tirando um ou outro grande jogo, passamos meses assistindo partidas enfadonhas.

Torço para que um Jorginho (Portuguesa) por exemplo, traga novidades e frescor para a próxima temporada, alcançando resultados positivos e atropelando alguns técnicos ultrapassados do nosso futebol.

Nenhum comentário: