sexta-feira, 4 de novembro de 2011

[INFO] A FANTÁSTICA GERAÇÃO RUBRO-NEGRA

No dia 18 deste mês, o paulista Mauro Beting (comentarista da TV e Rádio Bandeirantes), junto com o carioca André Rocha (dono do blog Olho Tático do globoesporte.com), irão lançar o livro 1981.

Na obra eles narram a trajetória do Flamengo iniciada em 1975, que culminou com o título mundial de clubes seis anos depois na cidade de Tóquio, frente ao Liverpool. Segundo a dupla a história não termina aí, ela segue até o último título brasileiro em 2009.

Aproveitando o gancho, eu gostaria de relembrar alguns detalhes deste, que foi o maior time que vi jogar em meus 44 anos de idade.  Aliás, um pouco abaixo deste Flamengo, coloco o Internacional de 75, o São Paulo de Telê e o Palmeiras da Era Parmalat, como os que mais chegaram perto dos rubro-negros.

Outros que também guardo ótimas lembranças, são: as três gerações de Meninos da Vila, o Vasco de 2000, o São Paulo dos Menudos, aquele Grêmio encardido de Felipão, e o São Caetano arrumadinho que quase beliscou uma Libertadores.

Mas, voltando ao grande Flamengo campeão estadual, brasileiro, sul-americano e mundial, o que impressionava era a posse de bola, eles tocavam de uma lado pro outro com uma precisão incrível, semelhante a este Barcelona atual. Tanto Zico como Messi, apareciam de trás para finalizar.

Agora, uma coisa única deste Flamengo, que talvez nenhum outro grande esquadrão foi capaz de conseguir - nem o grande Santos de Pelé - foi ter o número tão expressivo de jogadores formados nas suas divisões de base, vejamos: Leandro, Figueiredo, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Zico e Tita.

Em pé: Toninho, Marinho, Raul, Manguito, Carpegiani e Júnior.
Agachados: Tita, Andrade, Nunes, Zico e Júlio César.

Da escalação clássica que conquistou o mundial: Raul; Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico, ao time que iniciou a arrancada quatro anos antes, não foi notada mudanças drásticas.

A princípio, Canterelli era o goleiro, Toninho Baiano, Rondinelli (Deus da Raça) e Manguito, às vezes Nélson, depois Marinho, formavam a defesa ao lado de Júnior. O meio de campo praticamente era o mesmo, de diferente, somente a presença de Paulo César Carpegiani, que por sinal foi o técnico campeão em Tóquio. No ataque Nunes e Lico, substituíram os craques Claudio Adão e Júlio César, o Uri Geller.

O comandante e idealizador deste esquadrão era Cláudio Coutinho.

Nenhum comentário: