sexta-feira, 26 de novembro de 2010

[OPINIÃO] OS NOVOS GRINGOS BRASILEIROS

O argentino Dario Conca, pode ser campeão
e craque deste Brasileirão.
Com mais um Brasileirão chegando ao fim, começam as especulações, sobre que foi o craque da competição.

Os argentinos Conca, Montillo e D´Alessandro, aparecem no topo de quase todas as listas formuladas por treinadores e comentaristas.

Esta não é a primeira vez que jogadores estrangeiros são apontados como destaques por aqui, num passado pouco distante, o chileno Valdivia, também frequentava este tipo de lista.

Alguns acham preocupante o nosso futebol que é considerado o principal no mundo, ter jogadores de outra nacionalidade se sobressaindo aos nossos atletas.

Se esquecem, que perdemos inúmeros jogadores ainda muito jovens para os principais centros do futebol europeu, com este êxodo desenfreado ficamos carentes, tendo que repor atletas de boa qualidade importando de países vizinhos.

Geralmente são atletas que não tem mais mercado europeu, pela faixa etária que se encontram, esquecidos pelas suas seleções nacionais, e que são vistos através de jogos da Libertadores da América, como boas opções técnicas e financeiras.

Conca e Montillo, têm muitas semelhanças, ambos partciparam apenas de seleções amadoras na Argentina, e foram despontar em clubes chilenos, se transferindo para o Brasil já na casa dos 26 anos.

O futebol brasileiro, sempre teve tradição de importar jogadores sul-americanos desde a década de 60, a diferença é que nesta época, na sua grande maioria, eram jogadores consagrados em seus países, titulares de seleções e tinham regularidade ao longo da carreira.

Podemos citar: Pedro Rocha, Figueroa, Gamarra, Cejas, Rodolfo Rodrigues, Arce, Ramos Delgado, Rincón, Dario Pereira, Romerito, entre outros.

Nenhum comentário: