sábado, 6 de novembro de 2010

[INFO] HOMENAGEM AO TIMAÇO DO FLAMENGO 1978/79

Agora está na moda a comercialização de camisas comemorativas, inspiradas em modelos antigos, a tal linha retrô.

As camisas realmente marcam em nossa memória momentos bons ou ruins das equipes, quando você se lembra por exemplo da seleção de 70, vem a mente aquela camisa amarela com a gola redonda verde, os calções azuis com uma listra fina branca, ou o Santos de Pelé, totalmente branco, sem detalhe algum, somente o símbolo no lado esquerdo do peito.

Desde sexta-feira pode ser encontrada nas lojas, a camisa retrô do Flamengo uitilizada entre 1978 e 1979, época em que o clube conquistou o Tri-Campeonato Carioca, isso mesmo, tri em dois anos, devido a bagunça que era o nosso futebol nesse período.

Isso aconteceu, porque em 1979 foi realizado o Campeonato Estadual Especial, que unificou a partir daquele ano as duas Federações existentes no Rio de Janeiro, e o Flamengo acabou conquistando os dois Estaduais e o chamado Especial.

Na ocasião, eu gostava muito de acompanhar o futebol carioca, pois achava mais charmoso, aquele Maracanã lotado, a geral com aquelas figuras pitorescas.

As vezes no domingo, era possível acompanhar pela TV, pois como os jogos no Rio começavam às cinco da tarde, a Globo colocava o segundo tempo ao vivo (depois do jogo das 16h de São Paulo).

O estilo dos uniformes também me atraía, era bonito ver o Botafogo usando meias cinzas, o Flamengo e o Vasco com suas meias listradas, o jeito dos locutores de rádio e TV narrarem, enfim a atmosfera era muito atraente.

O Flamengo deste biênio marcou muito, a camisa tinha listras mais finas, e ao invés do símbolo, trazia as iniciais CRF bordadas, o time era um caso à parte.

Esta equipe chegou a ficar 54 partidas invictas, tinha Zico no auge, Claudio Adão em grande fase, na ponta esquerda o incrível Júlio César ("Uri Geller"), na defesa Rondinelli o "Deus da Raça" e Júnior do lado esquerdo.

O time-base era: Cantarelli; Toninho, Rondinelli, Manguito e Júnior; Carpegiani, Adílio e Zico; Tita, Claudio Adão e Júlio César.

Em pé: Cantarelli, Toninho, Manguito, Nélson, Carpegiani e Júnior.
Agachados: Tita, Adílio, Luizinho, Zico e Júlio César.
Nas campanhas participaram, o zagueiro Nélson, Vanderlei Luxemburgo, o ponta Reinaldo e o centroavante Luizinho das Arábias, entre outros.

Ao mesmo tempo começavam a despontar o lateral Leandro e o volante Andrade, que depois participariam dos títulos brasileiro de 80, 82 e 83, além da Libertadores e do Mundial de 1981.

Lance do gol histórico de Rondinelli na decisão contra o Vasco em 1978.

Nenhum comentário: