Com este gol de Negueba, o Fla conquistou a Copinha pela segunda vez. |
Nesta 42° edição, o Flamengo se sagrou campeão ao vencer o Bahia por 2 a 1, no Pacaembu.
Criada em 1969, com intuito de comemorar o aniversário de São Paulo, as duas primeiras edições tiveram a participação de apenas quatro clubes.
Com a euforia da conquista do mundial em 70 no México, veio a idéia de expandir o torneio para equipes de outros estados.
Consequentemente a competição foi se fortalecendo, tornando-se obrigatória.
A Copinha, como também é conhecida, foi mudando seu formato ao longo dos anos, principalmente em número de participantes, em alguns anos equipes do exterior foram convidadas, e atualmente a mudança mais significativa foi a alteração da idade limite, de 20 anos para 18.
Uma das primeiras revelações foi Falcão em 1972, depois vieram Toninho Cerezo, o meia Jorginho campeão pelo Marília em 1979, a dupla Mazinho e Gérson do Santos em 1984, Denner, Rogério Ceni, Marques, Fred, Zé Roberto, Neymar e muitos outros.
Também, grandes craques atuaram neste torneio passando despercebidos, como por exemplo: Romário, Raí, Rivaldo e Márcio Santos.
Talvez o próprio Flamengo campeão de 1990, tenha sido a equipe vencedora que mais revelou jogadores numa safra só, casos de Júnior Baiano, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, Fabinho, Nélio e Djalminha.
Já na equipe que se sagrou campeã hoje, a principal promessa é Negueba, atacante, desde o final do ano passado vinha sendo aproveitado entre os profissionais, outras revelações são os meias Adryan e Rafinha, além do zagueiro Frauches.
Nenhum comentário:
Postar um comentário