Posso dizer que acompanho a trajetória do meia Paulo Henrique Ganso desde sua época nas categorias de base do Santos.
A primeira vez que tive a oportunidade de vê-lo em ação, foi num jogo contra o Juventus no CT da equipe alvinegra, a convite de um amigo.
Cheguei com a partida em andamento. Quando fixei os olhos no campo, a cena que vi foi a seguinte: um garoto magro e alto com a camisa 10 do Santos, apanhou a bola no grande círculo de costas para o adversário, protegeu, girou (ficando de frente para o marcador), colocou a bola entre as pernas do juventino, e partiu com passadas largas tirando os marcadores que se sucediam. Foi parar no bico esquerdo da grande área, quando bateu forte cruzado, a bola se encontrou com a parede lateral da rede adversária. Um golaço !!!
Ali, percebi que o futebol ganharia um grande craque. Demorou um pouco, não foi tão meteórico quanto Neymar. Foi acusado de lento, desligado, preguiçoso na marcação, entre outros adjetivos. É verdade que ele evoluiu, aprendeu a recompor o meio campo e a roubar bolas, pois o resto era inquestionável, apesar dos corneteiros de plantão.
Dentre todas suas qualidades, uma eu gostaria de colocar em pauta: a visão periférica. PH tem o dom de organizar, não tem pressa em dar o último passe. Enquanto faz a bola andar despretenciosamente, está tramando o xeque-mate, e, é ai que entra a tal visão.
Ele sabe exatamente quem está livre pelos lados do campo, ou os buracos que vão se formando a sua frente. Sabe calcular a força necessária e o momento propício para executar o passe fatal.
Sabemos que a visão periférica é algo que pode ser treinado. Imagine então se o meia santista o fizesse? Com certeza seria capaz de perceber a movimentação dos gandulas fora do campo. E quem sabe distinguir os sabores que o sorveteiro carrega no isopor, lá na arquibancada.
Chocolate ou limão ?
CONTRATAQ - É um blog destinado ao futebol, com postagens divididas por cinco tipos: [OPINIÃO] - visão particular para assuntos polêmicos, curiosos ou interessantes; [FICÇÃO] - mistura informação séria com humor, às vezes surreal; [INFO] - traz notícias relevantes; [MEMÓRIA] - traz jogos ou fatos marcantes do futebol brasileiro ou mundial e [CAUSO] - revela situações pitorescas vivídas pelos nossos craques. Todos os textos escritos por Sérgio Dias.
sexta-feira, 16 de março de 2012
segunda-feira, 5 de março de 2012
[OPINIÃO] OS ONZE DE MURICY
O Santos vem dando mostras que está no caminho certo. E nada melhor do que usar o Campeonato Paulista para tal. A confirmação pode vir nesta quarta-feira frente ao Inter.
Muricy teve habilidade para montar seu time titular sem conturbar o ambiente, já que Elano e Leo, que possuem história no clube, "forçavam" suas escalações prejudicando o time. O treinador bancou a recuperação de Íbson e contou com o reforço do experiente Juan, para justificar o afastamento de ambos.
A chegada de Fucille também ajudou a equilibrar a equipe. O lateral uruguaio marca primeiro para depois se lançar ao ataque, facilitando o trabalho do sistema defensivo e ao mesmo tempo dando espaço para Íbson se movimentar na hora de atacar.
O resto do time, talvez com exceção de Henrique que ainda carrega algumas restrições, qualquer criança de cinco anos sabe quem deve atuar.
Muricy teve habilidade para montar seu time titular sem conturbar o ambiente, já que Elano e Leo, que possuem história no clube, "forçavam" suas escalações prejudicando o time. O treinador bancou a recuperação de Íbson e contou com o reforço do experiente Juan, para justificar o afastamento de ambos.
A chegada de Fucille também ajudou a equilibrar a equipe. O lateral uruguaio marca primeiro para depois se lançar ao ataque, facilitando o trabalho do sistema defensivo e ao mesmo tempo dando espaço para Íbson se movimentar na hora de atacar.
O resto do time, talvez com exceção de Henrique que ainda carrega algumas restrições, qualquer criança de cinco anos sabe quem deve atuar.
sábado, 25 de fevereiro de 2012
[OPINIÃO] O GOL DE DEIVID
O mundo se espantou esta semana com o gol perdido por Deivid no clássico carioca, inclusive o filho de cinco anos do próprio atacante.
Salários atrasados cobrados na justiça, tem ligação com o fato?
Nenhum jogador gosta de perder um gol, muito menos quando ele se oferece da forma que ocorreu com o jogador do Flamengo.
Displicência, excesso de confiança, ansiedade, má colocação, pressa, não esperar o que vai acontecer, algo pode ter contribuído com a falha grotesca.
Deivid apesar de não ser um craque, é um jogador útil - hoje menos do que alguns anos atrás - vencedor, dono de uma técnica razoável, veio a público e mostrando personalidade assumiu a culpa.
A exposição na mídia pelo erro visível o "forçou" a tal decisão. E os que não aparecem, não ficam marcados?
Você imagina o omisso Ronaldinho Gaúcho após a desclassificação assumindo tal postura ?
Se todos fossem que nem Deivid !!!
Tudo bem que teríamos poucos gols e muita sátira, mas o futebol seria menos hipócrita.
Salários atrasados cobrados na justiça, tem ligação com o fato?
Nenhum jogador gosta de perder um gol, muito menos quando ele se oferece da forma que ocorreu com o jogador do Flamengo.
Displicência, excesso de confiança, ansiedade, má colocação, pressa, não esperar o que vai acontecer, algo pode ter contribuído com a falha grotesca.
Deivid apesar de não ser um craque, é um jogador útil - hoje menos do que alguns anos atrás - vencedor, dono de uma técnica razoável, veio a público e mostrando personalidade assumiu a culpa.
A exposição na mídia pelo erro visível o "forçou" a tal decisão. E os que não aparecem, não ficam marcados?
Você imagina o omisso Ronaldinho Gaúcho após a desclassificação assumindo tal postura ?
Se todos fossem que nem Deivid !!!
Tudo bem que teríamos poucos gols e muita sátira, mas o futebol seria menos hipócrita.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
[OPINIÃO] VALEM QUANTO PESAM?
Antigamente você comprava pão e só ficava sabendo se valia o que foi pago ao chegar em casa.
No futebol é mais ou menos assim, o clube investe no profissional e em muitas vezes se dá mal.
Até aí nenhuma novidade, isso acontece desde que o futebol nasceu. Mas hoje com os valores exorbitantes que são pagos, esta relação preço-produção salta aos olhos e machuca.
Vejamos o Palmeiras: Felipão prestes a completar dois anos comandando o clube, não produziu nada de efetivo.
O treinador recebe um salário generoso e não consegue sequer dar um padrão aos seus comandados.
Até agora foram muitas polêmicas, reclamações, indicações erradas e atritos internos, tratados de forma externa.
Ainda no Verdão encontramos o titularíssimo Valdívia, reserva da seleção chilena, recontratado através de um parcelamento que deve durar até 2015, com cifras gigantescas. Envolvido em confusões fora de campo, dentro - O Mago - sofre com contusões seguidas. Títulos que é bom: apenas um Paulista.
Pelos lados de Vila Belmiro a coisa não é diferente. O clube vai pagar salários ao goleiro Fabio Costa até 2013, graças a um contrato "inteligente" feito pelo clube. Que também se esforçou para trazer Henrique (foto) do Cruzeiro e com convocações para a seleção brasileira.
Até agora o jogador vem mostrando um futebol discretíssimo a ponto de praticamente não ser notado em campo. Na última partida frente ao Palmeiras até que teve seu nome mais pronunciado pelos narradores.
É que também tinha um Henrique do outro lado !!!
No futebol é mais ou menos assim, o clube investe no profissional e em muitas vezes se dá mal.
Até aí nenhuma novidade, isso acontece desde que o futebol nasceu. Mas hoje com os valores exorbitantes que são pagos, esta relação preço-produção salta aos olhos e machuca.
Vejamos o Palmeiras: Felipão prestes a completar dois anos comandando o clube, não produziu nada de efetivo.
O treinador recebe um salário generoso e não consegue sequer dar um padrão aos seus comandados.
Até agora foram muitas polêmicas, reclamações, indicações erradas e atritos internos, tratados de forma externa.
Ainda no Verdão encontramos o titularíssimo Valdívia, reserva da seleção chilena, recontratado através de um parcelamento que deve durar até 2015, com cifras gigantescas. Envolvido em confusões fora de campo, dentro - O Mago - sofre com contusões seguidas. Títulos que é bom: apenas um Paulista.
Pelos lados de Vila Belmiro a coisa não é diferente. O clube vai pagar salários ao goleiro Fabio Costa até 2013, graças a um contrato "inteligente" feito pelo clube. Que também se esforçou para trazer Henrique (foto) do Cruzeiro e com convocações para a seleção brasileira.
Até agora o jogador vem mostrando um futebol discretíssimo a ponto de praticamente não ser notado em campo. Na última partida frente ao Palmeiras até que teve seu nome mais pronunciado pelos narradores.
É que também tinha um Henrique do outro lado !!!
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
[CAUSO] 40 DE LAMBUJA
![]() |
| Manga (a dir.) aqui jogando com Garrincha. |
Esta é uma delas:
Sentado ao lado da esposa do presidente de seu clube, o goleiro Manga estava todo deslocado.
Não sendo homem de salões e muito menos de conversas com senhoras finas, estava encabuladíssimo e sem assunto.
Angustiado, buscava conversa, quando vê no fundo de um corredor uma mesa de bilhar. Era sua tábua de salvação, e muito sério perguntou a senhora:
"Por acaso a madame joga sinuca?"
"Não", horrorizou-se a dama.
"Então te dou 40 pontos. Vamos lá?"
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
[FICÇÃO) SEPARADOS NA MATERNIDADE (18)
![]() |
| Gil Baiano |
![]() |
| Cortês |
Quem foi ao Morumbi ontem assistir São Paulo e Botafogo de Ribeirão Preto, em alguns momentos não sabiam com que uniforme o Tricolor da Capital estava jogando. Se era o número um ou o número dois.
A dúvida surgia quando Gil Baiano (volante botafoguense) ou Cortês (lateral do São Paulo) pegavam na bola.
domingo, 22 de janeiro de 2012
[OPINIÃO] PRIMEIRAS DE 2012
Nomes Conhecidos
Na escalação do Mirassol que enfrentou o Corinthians ontem, me deparei com alguns nomes conhecidos. Primeiro, Sérgio Manoel no meio campo, com certeza não é o ótimo meia canhoto que começou no Santos em seguida marcando época no Botafogo e Alex Silva não é o zagueiro que está em litígio com o Flamengo.
Depois, ainda no meio de campo aparece o nome Xuxa, que também não corresponde a apresentadora global e nem do nadador. Por fim, outro nome me chama a atenção: Márcio Careca. Este sim, se trata do lateral esquerdo que já atuou em 80% dos times brasileiros. Difícil achar um clube em que não tenha atuado. Incrível !
Copinha
Mais uma vez Narciso chega à uma final de Copa São Paulo. Desta vez dirigindo outro alvinegro, o de Parque São Jorge. Narciso, apesar de ter conquistado vários títulos como treinador da base, ainda não conseguiu levantar uma Taça São Paulo. O que pode ocorrer agora em 2012 contra o Fluminense.
Nos últimos anos mesmo sem conquistar este torneio, o Santos revelou inúmeros jogadores, período em que Narciso trabalhava no clube. Em contrapartida o Timão vem colecionando ultimamente várias taças deste torneio, mas não tem revelado muitos craques.
Lulinha despontou como tal sem confirmar até hoje essa condição, já Lucas (hoje no São Paulo) surgiu com a camisa corintiana como Marcelinho e acabou saíndo sem render frutos ao Timão.
Luxa x Ronaldinho
O clima na Gávea não é bom desde a pré-temporada realizada em Londrina. Salários atrasados, choque de égos, indisciplina, são alguns dos motivos. A situação refletiu dentro de campo no amistoso contra o Corinthians. Os dois principais personagens da crise, Ronaldinho e Luxemburgo, são exatamente os que mais vem atrapalhando o time dentro das quatro linhas.
O treinador, como de praxe nos útimos anos, faz vistas grossas aos jovens com potencial visível a olho nu, preterindo-os por jogadores rodados e sem mobilidade. A safra atual do flamengo é excelente, não será surpresa nomes como Adryan e Thomás, despontarem rapidamente sem a presença de Luxa no comando. Sem contar Muralha, Negueba, Luis Antônio, que recebem timídas oportunidades.
Já Ronaldinho um dos pivôs da crise, reclama de seus vencimentos como se não soubesse que isso iria acontecer quando optou pelo time carioca. Segue se comportando - tanto fora como dentro de campo - da mesma forma dos últimos anos, ou seja, sem comprometimento e rendimento algum.
Na escalação do Mirassol que enfrentou o Corinthians ontem, me deparei com alguns nomes conhecidos. Primeiro, Sérgio Manoel no meio campo, com certeza não é o ótimo meia canhoto que começou no Santos em seguida marcando época no Botafogo e Alex Silva não é o zagueiro que está em litígio com o Flamengo.
Depois, ainda no meio de campo aparece o nome Xuxa, que também não corresponde a apresentadora global e nem do nadador. Por fim, outro nome me chama a atenção: Márcio Careca. Este sim, se trata do lateral esquerdo que já atuou em 80% dos times brasileiros. Difícil achar um clube em que não tenha atuado. Incrível !
Copinha
Mais uma vez Narciso chega à uma final de Copa São Paulo. Desta vez dirigindo outro alvinegro, o de Parque São Jorge. Narciso, apesar de ter conquistado vários títulos como treinador da base, ainda não conseguiu levantar uma Taça São Paulo. O que pode ocorrer agora em 2012 contra o Fluminense.
Nos últimos anos mesmo sem conquistar este torneio, o Santos revelou inúmeros jogadores, período em que Narciso trabalhava no clube. Em contrapartida o Timão vem colecionando ultimamente várias taças deste torneio, mas não tem revelado muitos craques.
Lulinha despontou como tal sem confirmar até hoje essa condição, já Lucas (hoje no São Paulo) surgiu com a camisa corintiana como Marcelinho e acabou saíndo sem render frutos ao Timão.
Luxa x Ronaldinho
O clima na Gávea não é bom desde a pré-temporada realizada em Londrina. Salários atrasados, choque de égos, indisciplina, são alguns dos motivos. A situação refletiu dentro de campo no amistoso contra o Corinthians. Os dois principais personagens da crise, Ronaldinho e Luxemburgo, são exatamente os que mais vem atrapalhando o time dentro das quatro linhas.
O treinador, como de praxe nos útimos anos, faz vistas grossas aos jovens com potencial visível a olho nu, preterindo-os por jogadores rodados e sem mobilidade. A safra atual do flamengo é excelente, não será surpresa nomes como Adryan e Thomás, despontarem rapidamente sem a presença de Luxa no comando. Sem contar Muralha, Negueba, Luis Antônio, que recebem timídas oportunidades.
Já Ronaldinho um dos pivôs da crise, reclama de seus vencimentos como se não soubesse que isso iria acontecer quando optou pelo time carioca. Segue se comportando - tanto fora como dentro de campo - da mesma forma dos últimos anos, ou seja, sem comprometimento e rendimento algum.
Assinar:
Postagens (Atom)





