terça-feira, 24 de janeiro de 2012

[CAUSO] 40 DE LAMBUJA

Manga (a dir.) aqui jogando com Garrincha.
O jornalista Sandro Moreyra, que por anos escreveu para a revista Placar, tinha várias histórias do folclórico goleiro Manga.

Esta é uma delas:

Sentado ao lado da esposa do presidente de seu clube, o goleiro Manga estava todo deslocado.

Não sendo homem de salões e muito menos de conversas com senhoras finas, estava encabuladíssimo e sem assunto.

Angustiado, buscava conversa, quando vê no fundo de um corredor uma mesa de bilhar. Era sua tábua de salvação, e muito sério perguntou a senhora:

"Por acaso a madame joga sinuca?"
"Não", horrorizou-se a dama.
"Então te dou 40 pontos. Vamos lá?"

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

[FICÇÃO) SEPARADOS NA MATERNIDADE (18)

Gil Baiano
Cortês


Quem foi ao Morumbi ontem assistir São Paulo e Botafogo de Ribeirão Preto, em alguns momentos não sabiam com que uniforme o Tricolor da Capital estava jogando. Se era o número um ou o número dois.

A dúvida surgia quando Gil Baiano (volante botafoguense) ou Cortês (lateral do São Paulo) pegavam na bola.

domingo, 22 de janeiro de 2012

[OPINIÃO] PRIMEIRAS DE 2012

Nomes Conhecidos

Na escalação do Mirassol que enfrentou o Corinthians ontem, me deparei com alguns nomes conhecidos. Primeiro, Sérgio Manoel no meio campo, com certeza não é o ótimo meia canhoto que começou no Santos em seguida marcando época no Botafogo e Alex Silva não é o zagueiro que está em litígio com o Flamengo.

Depois, ainda no meio de campo aparece o nome Xuxa, que também não corresponde a apresentadora global e nem do nadador. Por fim, outro nome me chama a atenção: Márcio Careca. Este sim, se trata do lateral esquerdo que já atuou em 80% dos times brasileiros. Difícil achar um clube em que não tenha atuado. Incrível !

Copinha

Mais uma vez Narciso chega à uma final de Copa São Paulo. Desta vez dirigindo outro alvinegro, o de Parque São Jorge. Narciso, apesar de ter conquistado vários títulos como treinador da base, ainda não conseguiu levantar uma Taça São Paulo. O que pode ocorrer agora em 2012 contra o Fluminense.

Nos últimos anos mesmo sem conquistar este torneio, o Santos revelou inúmeros jogadores, período em que Narciso trabalhava no clube. Em contrapartida o Timão vem colecionando ultimamente várias taças deste torneio, mas não tem revelado muitos craques.

Lulinha despontou como tal sem confirmar até hoje essa condição, já Lucas (hoje no São Paulo) surgiu com a camisa corintiana como Marcelinho e acabou saíndo sem render frutos ao Timão.

Luxa x Ronaldinho

O clima na Gávea não é bom desde a pré-temporada realizada em Londrina. Salários atrasados, choque de égos, indisciplina, são alguns dos motivos. A situação refletiu dentro de campo no amistoso contra o Corinthians. Os dois principais personagens da crise, Ronaldinho e Luxemburgo, são exatamente os que mais vem atrapalhando o time dentro das quatro linhas.

O treinador, como de praxe nos útimos anos, faz vistas grossas aos jovens com potencial visível a olho nu, preterindo-os por jogadores rodados e sem mobilidade. A safra atual do flamengo é excelente, não será surpresa nomes como Adryan e Thomás, despontarem rapidamente sem a presença de Luxa no comando. Sem contar Muralha, Negueba, Luis Antônio, que recebem timídas oportunidades.

Já Ronaldinho um dos pivôs da crise, reclama de seus vencimentos como se não soubesse que isso iria acontecer quando optou pelo time carioca. Segue se comportando - tanto fora como dentro de campo - da mesma forma dos últimos anos, ou seja, sem comprometimento e rendimento algum.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

[FICÇÃO] NAVEGAR É PRECISO, VERDÃO VAI DE BARCOS

O Verdão segue buscando os desejados "camarões".

Já comprou Barcos, agora só falta começar a pesca.

Isso que é planejamento !!!

Vamos conhecer um pouco do mais recente reforço do Palmeiras.




FICHA TÉCNICA

Nome: Barcos

Posição: Atracante

Times: Começou sua carreira no Remo, em seguida foi negociado com o Porto onde ficou encostado. Ainda em Portugal defendeu o Marítimo, antes de navegar para o Palmeiras.

Características: A principal é dar o "bote" nos zagueiros adversários, também consegue flutuar muito bem, tanto na frente com atrás.

BATE-BOLA

Música: O Barquinho

Filme: Titanic

Passatempo: Pescar

Sonho de Consumo: Ter um Iate

Melhor parceiro de ataque: Vela (atualmente no Real Sociedad)

sábado, 14 de janeiro de 2012

UM (M)ANO E SEIS ME(NE)ZES

Já se vão dezoito meses desde a tão falada renovação - normal após um fiasco - anunciada com a chegada de Mano Menezes, e ainda estamos na estaca zero.
 
Futebol pobre, sem esboço algum no que se diz respeito a padrão de jogo, numerosas convocações (muitas desnecessárias), entre outros equívocos, tudo fruto de um planejamento atrapalhado.

Claro que Mano não é o principal culpado. O treinador é obrigado a passar por saias-justas, tentando justificar os mandos e desmandos de seu patrão.
 
Situações constrangedoras vão aparecendo pela frente, amistosos sem nexo, anexados a ordens: "Neste jogo você só pode usar atletas que jogam no Brasil", "Neste só estrangeiros", "Agora só com idade olímpica", e por aí vai.

Massacrado pela imprensa, o técnico tenta mostrar por A mais B que tudo faz parte de um planejamento, que prevê experiências, mesclas de jovens com jogadores mais rodados, observações e etc. Em breve chegarão ordens para se convocar somente atletas que jogam em times com camisas vermelhas, depois com brancas, em ordem alfabética também, quem sabe?

Muitos podem achar que isto é um problema do formato atual do futebol, mas a contribuição dada pela CBF com tabelas de campeonatos estúpidos e sem a mínima preocupação com a famosa Data FIFA, é de tirar o chapéu.

Além desses problemas nossa seleção não participará das Eliminatórias, o que na minha opinião é prejudicial, ainda mais com os critérios da CBF para escolhas de amistosos preparatórios. Além da fraca condição técnica dos adversários, os jogos são sempre fora do país. Uma incoerência, sabendo que jogaremos a Copa em casa.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

[INFO] TEMPORADA NOVA, NOTÍCIAS...

Um novo ano se inicia, e no futebol não é diferente. A temporada 2012 chega com muitas especulações e pouquíssimas novidades.

Vejamos: Adriano envolvido em polêmicas; Ganso, DIS e Santos trocando farpas; jogadores que estão no "gelado" futebol russo, ucraniano e adjacências, implorando para voltar ao Brasil; clubes reclamando do alto valor pedido pelos agentes dos atletas, e por aí vai...

No caso do Imperador a situação parece bem complicada. Se, ao que tudo indica, está livre das acusações que lhes são imputadas, não me parece estar livre do excesso de peso. O Corinthians, sem contá-lo, já conta com um bom número de ótimos atacantes, sendo assim não seria nenhuma novidade o atacante ter que trocar de ares. Uma nova novela vem pela frente?

Quanto a confusão envolvendo Ganso, confesso que não gosto de falar sobre valores, porcentagens e etc, mas acho fora de hora essa história da DIS e do próprio jogador quererem vender um pedaço do "bolo".

Se uns parecem estarem dispostos a deixar o país, outros não veem a hora de voltar. Assinam contratos longos e em pouco tempo sonham com o retorno. Pretendido pelo Palmeiras, Diego Tardelli declarou que se arrependeu de ir para o futebol russo. Enquanto o volante Christian (foto) com contrato vigente na Turquia, faz campanha através da internet pedindo o retorno ao Timão. Pode?

No vai-e-vem do mercado valores inflacionados dificultam contratações. O troca-troca uma antiga solução, hoje não satisfaz mais. Dirigentes ficam apovorados com um possível erro e acabam rechaçando qualquer possibilidade.

O jeito é contratar. Montillo que seria a solução do São Paulo, tenta acertar com o Corinthians. O Palmeiras segue com dificuldades para se reforçar, pois o temor da torcida sedenta por títulos afasta o interesse de atletas de bom nivel.

Por enquanto é isso, apenas mais do mesmo !!!