domingo, 30 de outubro de 2011

[OPINIÃO] NEYMAR E FRED

Os dois foram os grandes destaques dos jogos realizados no sábado.

Neymar marcou por quatro vezes, enquanto Fred não balançou as redes, mas foi primordial para a vitória do Fluminense.

No sábado pela manhã, pensava com meus botões: temperatura agradável, dia bonito, Pacaembu, fim de tarde... Tudo conspirava para mais um show do jovem astro santista. E não deu outra!

É incrível o seu repertório de dribles, muitos inusitados, a grande maioria, rumo ao gol adversário, e ao chegar na frente do goleiro, uma frieza impressionante. Segundo o próprio - "Eu amo jogar futebol. Dentro de campo me sinto uma criança brincando com uma bola".

Quem também encheu os olhos dos amantes do futebol bem jogado foi o atacante do Fluminense, não teve a magia dos dribles, nem a emoção do gol (dele). Fred, é dos poucos "matadores" - aliás, é um termo que está saíndo de moda - que sabem sair da área para dar assistências mortais.

Ontem, o craque distribuiu passes fantásticos, mostrou toda sua inteligência, visão e técnica, também finalizou com a classe habitual, mas não foi coroado com o gol.

Parabéns aos dois craques, cada um na sua maneira de traduzir o futebol competitivo em beleza plástica.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

[OPINIÃO] RIVAL DO TREINADOR

Um jogador consagrado em final de carreira, idade avançada, natural mudança no estilo de jogar, torcedores cobrando sua presença em campo, na espera de vê-lo nos melhores momentos da carreira.

Todos estes ingredientes atormentam a cabeça de qualquer treinador.

O caso de Rivaldo (foto) no São Paulo não é diferente, Carpegiani e Adilson Batista tiveram muitos problemas, agora Emerson Leão logo ao assumir já deu a entender em suas entrevistas - antes e após o jogo de sua estreia - que não vai utilizá-lo como alguns querem.

Acredito eu que desta vez o treinador esteja tomando esta atitude com o aval da diretoria, que também por entrelinhas, já manisfestou que não vai renovar o contrato do veterano craque no final do ano. Em outras épocas, tenho certeza que Leão tomaria esta medida por conta própria, mas na atual circustância, somente com o endosso de seus superiores.

Na verdade, Rivaldo está sendo um estorvo para o atual momento tricolor, pois nem os treinadores, nem a alta cúpula estão sabendo usá-lo da melhor maneira. Hoje, diferentemente do seu auge, ele é um jogador de armação, de cadência, ótimo para o time ficar com a posse de bola, tendo sensibilidade para saber a ocasião certa...

domingo, 23 de outubro de 2011

[INFO] LUSAS DO CANINDÉ E DE SANTOS OBTÉM ACESSO

A Lusa santista está na A-3 de 2012.
Parabéns às duas Portuguesas, a Santista e a de Desportos.

A colônia lusitana está em festa, não é pra menos, no sábado a Associação Portuguesa de Desportos confirmou o acesso para a elite do futebol brasileiro com sete rodadas de antecedência.

Neste domingo, foi a vez da nossa querida Associação Atlética Portuguesa ascender de divisão. A Briosa foi beneficiada por uma irregularidade cometida pelo Barretos, que perderá seis pontos.

Com isso, a Portuguesa que terminou esta fase em terceiro lugar, assume a segunda colocação e consequentemente o acesso à Serie A-3. O anúncio será feito amanhã no site da Federação Paulista de Futebol.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

[INFO] BOMBA: SÃO PAULO QUER AUTUORI

Autuori dirige a seleção olímpica do Catar.
A notícia que a diretoria tricolor está interessada na contratação do técnico Paulo Autuori, pegou todos de "surpresa".

Só que existe um porém - e também digno de "espanto" - Autuori sinalizou que infelizmente não poderá aceitar, pois sua multa rescisória é alta.

Impressionante, não? Parece filme da Sessão da Tarde, todo mundo tá cansado de ver.

Outro nome que agrada os dirigentes do São Paulo é Felipão. Seria impagável, assistir ao destempero do atual técnico do Palmeiras ao lado das bizarrices e arrogância de Juvenal Juvêncio.

É esperar pra ver !!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

[OPINIÃO] DEMISSÃO ANUNCIADA

Adilson teve aproveitamento de 45,45% no São Paulo
Não é necessário ser dono da verdade, nem advinho, para saber que Adilson Batista não duraria mais do que três meses no comando do São Paulo.

Depois de dois fracassos consecutivos, eis que surge - se fosse o alviverde imponenente seria menos tempo ainda - o São Paulo interessado em contratá-lo, com um pequeno detalhe: na vice-liderança do Brasileirão.

Fazendo uma projeção em cima do período citado, para ter seu trabalho reconhecido, o treinador não teria outra opção a não ser colocar o time em primeiro lugar. Como Adilson seguiu utilizando os mesmos métodos dos trabalhos anteriores, a história não poderia ter outro desfecho.

Adilson é um cara sério, bom profissional, estudioso, jovem, e vinha se concretizando como um top da nova safra na profissão, mas precisa rever vários conceitos, como a forma do seu time jogar, com três volantes, sem um armador, e sem um jogador de área. Fora das quatro linhas também há muito o que fazer, como lidar com os comandados e com a imprensa.

O São Paulo errou ao contratá-lo naquela situação, e acertou o momento demiti-lo agora, aliás a desculpa não poderia ser melhor, o tricolor joga duas partidas seguidas em casa e precisa de sua torcida, então nada melhor que tirar um peso dos ombros de todos.

sábado, 15 de outubro de 2011

[OPINIÃO] MORDE OU ASSOPRA

Neymar: México-Sete Lagoas sem escalas.
O Mundial de Clubes está se aproximando, e o Santos ainda não decidiu se joga ou se prepara.

Já está mais do que na hora de se traçar uma estratégia para chegar em condições ideias na competição tão esperada.

Tudo bem que a contusão de Ganso, muda completamente a forma atual do time atuar, Muricy supriu a ausência do camisa 10 escalando Alan Kardek, uma forma unusual, mas que trouxe resultados imediatos.

Outra indefinição é o posicionamento de Danilo, diga-se de passagem caiu muito de rendimento, tanto na lateral como no meio. A boa atuação de Christian e desfalques no meio campo, vem fazendo o treinador colocá-lo cada jogo numa posição.

Mas, o  mais preocupante ao meu modo de ver é o desgaste de alguns jogadores. Não é possível nos dias de hoje com toda monitoração que é feita nos atletas, não se tomar uma providência que é vista a quilômetros de distãncia por leigos.

Por exemplo, o cado do meia Elano: é fato o atleta não ter tido um período de férias, em virtude do calendário europeu. As consequência estão aí, departamento médico de 15 em 15 dias. O jogador declara que não quer ficar de fora, e os comandantes aceitam.

O caso mais recente de Neymar, é outro exemplo. Por mais jovem que seja, o desgaste que vem sofrendo, físico e emocional, é sobre-humano. Caso não seja tomada nenhuma providência, o prejuízo pode ser grande.

Alguns podem dizer que o atacante Fred do Fluminense, que também atuou no México - junto com Neymar - pela seleção, voltou e fez três gols dando a vitória ao time carioca. Só que o astro santista esteve em campo por mais de 50 vezes, somente nesta temporada.

Jogador quer sempre jogar, acha que dá, independente de todos estes aspectos. Cabe à Muricy e sua comissão avaliar o que é melhor para o time.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

[OPINIÃO] DERROTA DO TIMÃO BOTA FOGO NO CAMPEONATO

Um só Loco (Abreu), calou um bando inteiro no Pacaembu.
A vitória do Botafogo ontem no Pacaembu frente ao Corinthians, incendiou de vez o Brasileirão.

O interessante, é que ninguém consegue deslanchar, parece até que depois de alcançar a liderança, o felizardo recebe de "prêmio" uma  trombada na rodada posterior.

Hoje o Vasco tem a chance de chegar no topo da tabela, para isso precisa vencer o Atlético em Curitiba, o time paranaense luta para sair da zona de rebaixamento.

Em caso de empate, o Corinthians seguirá na frente, e pode ter ainda mais uma companhia, o São Paulo, caso ele vença seu compromisso de logo mais contra ooutro Atlético, o Goianiense.

Portanto, este término de rodada tem tudo para deixar três times na liderança com 51 pontos, e o Botafogo que, com um jogo a menos, tem chances matemáticas de ultrapassá-los.

Se estes quatro seguirem tropeçando, outras equipes também do eixo Rio-SP, com um pouquinho de regularidade - item raro neste campeonato - podem deixar ainda mais emocionante esta reta de chegada.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

[OPINIÃO] SETE POSTULANTES

Timão na frente, faltando dez jogos.
Nosso Brasileirão deste ano entra na fase decisiva, faltam apenas 10 rodadas para conhecermos o campeão.

O Corinthians depois de um período turbulento parece se encontrar, e o melhor, no momento crucial.

Os outros postulantes ao título estão apresentando altos e baixos, o Vasco podia disparar, mas foi ao Sul sem seu melhor zagueiro, num jogo de extrema necessidade, e perdeu.

O tricolor paulista é uma incógnita, o excesso de cautela de Adilson Batista parece não deixar o time deslanchar.

O Flamengo ganha moral com essa virada sensacional no Fla-Flu, o time de Luxa recebe o Palmeiras em casa, podendo encostar ainda mais nos líderes. Já o Botafogo que conta com um jogo a menos, vai à São Paulo enfrentar o Timão, num verdadeiro jogo de seis pontos.

Mais abaixo, mas com chances, estão o Fluminense, que deve sentir muito a derrota de domingo, e o Inter de Porto Alegre que entrou na briga depois da grande vitória frente ao Vasco.

Como vocês podem ver, várias equipes podem beliscar este Brasileirão, ao contrário dos campeonatos nacionais da Europa. Por termos dimensões continentais, os nossos principais Estados contém duas a três equipes de ponta, que na verdade corresponde a cada país de lá.

Para eles terem um campeonato igual ao nosso, teriam que fazer uma competição de pontos corridos com os dois melhores clubes de seus países.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

[INFO] DAGO PERTO DO INTER

Nem Santos, nem São Paulo, o destino de Dagoberto (foto) deve ser mesmo o Internacional de Porto Alegre.

O atacante esteve envolvido numa polêmica no mês passado, graças a ânsia de pessoas ligadas a imprensa em "oferecerem" furos de notícias.

Esta irresponsabilidade que também contou com a participação do presidente corintiano Andrés Sanches, causou um mal-estar do atleta com o clube que defende, e com o rival Santos.

Segundo a informação, Dagoberto já teria acertado a equipe santista, inclusive foram divulgados os valores da suposta transação.

Acrdito que dificilmente outra agremiação nacional conseguirá cobrir a proposta colorada, que conta também com o carinho que o atleta e sua família demonstram pelo clube gaúcho.

Apesar de estar vivendo um ótimo momento no São Paulo, acho que o craque fará a escolha certa, pois uma mudança de ar nesta altura vai revitalizá-lo para a sequência da carreira.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

[OPINIÃO] RENEVASCO

A enorme torcida vascaína em São Januário.
Formado basicamente por jogadores que surgiram como promessas, mas que com o passar dos anos foram sendo despresados pelos clubes de ponta, o Vasco lidera o Campeonato Brasileiro e é o atual campeão da Copa do Brasil.

O time vem jogando um futebol consistente, tem um padrão de jogo definido, além de boas peças no banco de reservas.

Pela regularidade, acredito que o Vasco pode sim, sonhar com o título nacional.

Analisando friamente jogador por jogador, é fácil apontar os pilares da equipe, Dedé na parte defensiva, passa com certeza de revelação para realidade, o lateral Fagner, que claro não é o cantor cearense amigo de Zico, também não desafina, é a principal jogada aguda de fundo.

No meio, os repatriados Juninho e Felipe, oferecem muita qualidade, ao lado de Rômulo, uma grata surpresa e Diego Souza que, quando inspirado, desequilibra com muita força e boa técnica. Aliás, Diego é um daqueles casos citados no início do texto, apareceu muito bem no Fluminense, ainda como médio volante, passou por vários clubes já como meia atacante, sempre apresentando altos e baixos.

Na frente, Éder Luis é o destaque, apesar de também fazer parte "daquele grupo", o atacante incomoda bastante com sua velocidade e oportunismo.

No mais o elenco é composto por jogadores que se adaptaram bem, como o goleiro Fernando Prass que disputou alguns campeonatos pelo Coritiba sem chamar atenção, o mesmo para Renato Silva. Trouxeram o volante Eduardo Silva, que surgiu muito bem no Grêmio, Alecssandro goleador por onde passou, mesmo sem deixar saudade à torcida colorada e Márcio Careca, que já deve ter jogado em metade dos times que participam das séries A e B juntas.

Para mim, esta ascenção inesperada do Vasco neste ano, deve-se um pouco também a mudança de filosofia no clube, gradativamente o Vasco foi deixando de lado a antipatia que angariou durante a década passada, quando da gestão "interminável" de Eurico Miranda.