sábado, 30 de abril de 2011

[OPINIÃO] COM AUTORIDADE, SANTOS ESTÁ NA FINAL

Depois de ser sufocado pelo São Paulo no primeiro tempo, o Santos reagiu, graças a uma alteração no intervalo, que vai contra o tão falado DNA da equipe. Muricy tirou o inoperante Zé Eduardo, e colocou mais um zagueiro - Bruno Aguiar - formando um trio ao lado de Dracena e Durval.

Esta única modificação, possibilitou a liberação dos laterais, e uma maior aproximação dos meias Elano e Ganso com Neymar no ataque. Aos poucos o sistema defensivo são-paulino foi se abrindo, Xandão, um dos três zagueiros, cada vez mais foi se tornando um lateral, o mesmo acontecendo com Miranda do outro lado, e os espaços foram surgindo.

A vitória começou a se desenhar num lance genial de Ganso, que olhou e levantou a bola na cabeça de Elano, como um centroavante, fazer o primeiro gol.

O segundo foi uma pintura, Ganso lançou Neymar, que invadiu a área em velocidade, ficou sem ângulo, mas, com muita inteligência aguardou a chegada de Ganso, o meia acompanhava a jogada, e com um toque de classe colocou a bola no centro do gol, exatamente entre Miranda e Rogério Ceni, que tentavam neutralizar o chute.

Ganso comemorando o belo gols com os torcedores.

Para dar este nó tático em Carpegiani, Muricy só utilizou jogadores defensivos em suas alterações, primeiro com Bruno Aguiar, que acabou sendo determinante, depois com Alex Sandro por necessidade, e por último Adriano, já no final do jogo.

Aos santistas que na hora ficaram temerosos com a mexida arriscada de Muricy, puderam respirar tranquilos no final da partida. Agora, o Santos aguarda o vencedor de Palmeiras e Corinthians, amanhã no Pacaembu.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

[FICÇÃO] SEPARADOS NA MATERNIDADE (14)

O atacante Dagoberto vive uma grande fase no tricolor do Morumbi, graças ao novo posicionamento dentro de campo, Dagol voltou a fazer jus ao antigo apelido, se transformando novamente num terror para as defesas adversárias.

Segundo o técnico Carpegiani, ele é peça fundamental no esquema de jogo são-paulino, só nesta temporada, o "matador" já marcou 13 gols.

Agora, mais do que nunca, a comparação com Chucky "O Brinquedo Assassino", é inevitável.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

[OPINIÃO] SANTOS VAI AO MÉXICO COM VANTAGEM

Após o gol, Ganso acena para os camarotes da Vila. (Foto: AFP)
Sem mostrar aquele futebol envolvente que vinha apresentando, ao menos nos dois últimos jogos, o Santos venceu o América pelo placar mínimo, levando a vantagem de jogar pelo empate, ou até perder por uma diferença mínima, desde que faça gol no segundo jogo.

O jogo começou com o meio campo muito povoado, apesar de não jogar retrancado o América neutralizou o toque de bola rápido do Santos, talvez também, pela falta de inspiração dos santistas.

Até o belo gol de Ganso aos 37 minutos, o time só havia dado dois chutes à gol, ambas com Danilo. Muito pouco para quem jogava em casa, contra um adversário que poupava seus principais jogadores.

Um detalhe, Ganso comemorou com os companheiros, depois apontou para os camarotes, onde estavam seus familiares, não fez menção alguma para os torcedores.

Na segunda etapa, dava a entender que o Santos viria com tudo, embalado pelo gol, mas isso acabou não acontecendo. Com 20 minutos, o time sem engrenar, ficou claro que havia necessidade de uma mexida.

Elano não vinha bem, Zé Eduardo idem, talvez a entrada de Alex Sandro ou Alan Patrick no lugar do meia, passando Danilo para o lado direito, ou quem sabe, simplesmente Keirisson na vaga de Zé Love.

Apenas aos 24 minutos aconteceria uma boa chance, Ganso deixou Elano de frente para o gol, mas o goleiro fez boa defesa. Depois aos 29, em jogada parecida, foi a vez de Elano dar um belo passe para Jonathan desperdiçar o que seria o segundo gol.

Somente aos 35, Muricy faria sua primeira alteração, colocou Alan Patrick no lugar de Zé Eduardo, a substituição não surtiu efeito, o time ficou sem referência no comando do ataque, pois logicamente Patrick voltava para buscar a bola.

A partir daí, mesmo sem incomodar muito, o América passou à ter o domínio da bola do meio para frente, já que nesta altura do jogo contava com seus atacantes titulares, mas o Santos não tinha peças para contra-atacar, dependia somente das arrancadas de Neymar.

No final do jogo, Muricy colocou Adriano no lugar de Elano, ouviram-se algumas vaias dirigidas ao estilo cauteloso do treinador, que preferiu garantir hoje o placar magro, enquanto pensa na nova estratégia pro jogo da volta.

Na minha opinião, merecem destaque, o zagueiro Edu Dracena, que fez uma partida perfeita e Ganso, mesmo estando longe do seu melhor, pelo gol, e por alguns lampejos ao longo do jogo.

Ficou uma sensação de que cabia mais!

Na Colômbia, o Cruzeiro conseguiu um ótimo resultado ao bater o Once Caldas, por 2 a 1.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

[CAUSO] ZÉ ANÃO ALEGRIA DA VILA

Em 1984 o Santos tinha um grande time, foi campeão paulista invicto batendo o Corinthians no último jogo do campeonato, com um gol histórico de Serginho Chulapa.

O ambiente naquela época era muito bom, fora de campo, Serginho, Gilberto Sorriso e Dema, não desgrudavam do Zé Anão, figura simpática e pitoresca que frequentava a Vila Belmiro nos dias de treinamento.

Como o apelido denuncia, Zé Anão tinha um porte físico diferente do padrão habitual, era baixo, tinha as pernas curtas e uma cabeça, como posso explicar, avantajada, dono de uma personalidade cativante, foi se tornando amigo e mascote da rapaziada.

O trio - Chulapa, Sorriso e Dema - fazia questão de levar Zé Anão para alegrar as viagens, era comum ver o mascote pendurado no elevador do hotel, dentro de um saco de bolas só com a cabeça para fora , subindo e descendo os andares, para espanto dos hóspedes.

Nos dias de treinamento a situação não era muito diferente, Serginho, Gilberto e Dema, o penduravam no travessão, exatamente nos ganchos que servem para segurar a rede, o local escolhido era estratégico, na forquilha.

Em seguida, ficavam aperfeiçoando os chutes à gol, à cada acerto no "alvo", a comemoração rendia uns três minutos, só de gargalhadas!

Em pé: Rodolfo Rodrigues, Gilberto Sorriso, Márcio Rossini, Toninho Carlos, Chiquinho, Toninho Oliveira e Dema.  Agachados: Gersinho, Lino, Paulo Isidoro, Serginho, Humberto, Zé Sérgio e Zé Anão.

terça-feira, 26 de abril de 2011

[INFO] DIA DO GOLEIRO: AONDE ELES PISAVAM NEM GRAMA NASCIA

Sem dúvida nenhuma, hoje é dia da posição mais ingrata do futebol, é o dia do goleiro.

Também não tenho dúvida, que esta posição foi a que mais evoluiu ao longo dos tempos, principalmente no aspecto específico de treinamentos. 

Para se ter uma idéia, hoje em dia, até grama nasce aonde ele habita.

A sugestão de se criar esta data, surgiu há pouco mais de 30 anos, através do Tenente Raul Carlesso e do Capitão Reginaldo Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, aliás, Carlesso é um estudioso da posição, escreveu livros à respeito, criou métodos de treinamentos e foi um dos precursores na introdução do trabalho de preparação específica para goleiros. 

Goleiro, arqueiro, guarda-metas, guarda-redes, guapo, são alguns dos nomes que eles são chamados, donos de uma enorme responsabilidade, não podem falhar, se não...

Falhou feio, é chamado de "frangueiro", foi encaixar e rebateu, chamam-no de "peito de pau", foi espalmar com a mão mole, torna-se "mão de alface". Durante o jogo ele pode fazer uma série de defesas milagrosas, mas no resumo, só vão passar na tevê, os gols da partida, enfim, é uma posição muito complicada.

Goleiro tem que ter sorte, mas quem não precisa? Agora, goleiro azarado, não dá!

Dizem, que os goleiros são pessoas diferentes dos demais, conheci um monte deles, posso afirmar que realmente são, eles tem uma personalidade diferenciada, geralmente são líderes natos, e muitas vezes mais sérios que os demais companheiros.

Vi também, da década de 70 pra cá, uma infinidade de grandes mestres nesta posição, considero que o maior deles aqui no Brasil foi Leão (foto), apesar de não ter conquistado um Mundial como titular. Confesso, que comecei a gostar do esporte por causa dele. Leão foi um dos primeiros a abandonar a camisa preta, clichê até então.

Não tive a felicidade de ver Gilmar dos Santos Neves jogar, bicampeão em 58 e 62, ao lado de Taffarel podem ser considerados os melhores na posição em todos os tempos. 

O tetracampeão mundial, apesar de contestado na época, foi titular em três Copas, e além disso, é o goleiro que mais atuou pela Seleção Brasileira, foram 123 aparições, entre 1987 e 1998.

Outros que tive o prazer de acompanhar e merecem ser citados, são: Marcos, Rogério Ceni, Júlio César e Manga.

Entre os estrangeiros: Dino Zoff, Gordon Banks, Rodolfo Rodrigues, Cejas e Preud´Homme, merecem destaque. 

Participe, mande sua sugestão, dizendo qual goleiro merecia estar nesta lista nobre.

[INFO] TROVOADAS VINDAS DE MIRASSOL

Ceretta (ao lado) teve atuação bastante contestada pelo Mirassol.
Das equipes eliminadas da fase semifinal do Paulistão, Mirassol e Portuguesa, estão reclamando bastante dos pesos e medidas aplicados pela arbitragem em seus respectivos jogos.

A gritaria maior vem do clube do interior, segundo jogadores e dirigentes, o árbitro Guilherme Ceretta Lima expulsou injustamente o meia Xuxa, enquanto teria sido conivente com o zagueiro Danilo do Palmeiras, que abusou da violência, chegando a pisar por duas vezes em atletas do Mirassol.

Foram unânimes também, em afirmar que o árbitro não teve influência direta nos gols, mas "minou" a possível reação da equipe assinalando "faltinhas", quando tentavam atacar.

Me lembrei então da história contada pelo controvertido ex-árbitro Dulcídio Wanderley Boschilia, falecido em 1998, ele dizia para quem quisesse ouvir, que na final de 1986 entre o favorito Palmeiras e a Internacional de Limeira, havia sido bastante pressionado para "evitar" uma conquista (pela primeira vez na época) de um time do interior.

Segundo o próprio, dizia nos bastidores antes da decisão, que ficassem tranquilos, pois não haveriam problemas, mas, na hora da bola rolar, apitou como deveria ser, em consequência o título inédito foi para Limeira.

O fato se repetiria anos mais tarde, exatamente em 1990, na famosa "final caipira" entre Bragantino e Novorizontino. O Braga, era comandado pelo "todo-poderoso" Nabi Abi Chedid, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol, na época presidida por Eduardo José Farah.

domingo, 24 de abril de 2011

[INFO] GRANDES DOMINAM OS PRINCIPAIS ESTADUAIS

O Coritiba alcançou hoje a marca de 21 vitórias consecutivas.
Foi um domingo de Páscoa feliz para as torcidas dos principais clubes do Brasil.

Especialmente para a do Coxa-Branca, onde o Coritiba sagrou-se bicampeão com uma rodada de antecedência, ao bater seu maior rival, o Atlético Paranaense, por 3 a 0, em plena Arena da Baixada.

No Paulistão, São Paulo e Palmeiras confirmaram presença nas semifinais, no Carioca, o Flamengo vai decidir o returno com o Vasco, em Minas, Atlético e Cruzeiro ficaram bem próximos da final e no Gaúchão, deu Gre-Nal.

Paulista

Na Arena Barueri, o São Paulo bateu a Portuguesa por 2 a 0, num jogo equilibrado, a Lusa chegou a dominar a primeira etapa, mas não soube traduzir em gols. Depois, quando tentava chegar ao empate foi castigada com um contra-ataque tricolor, que Dagoberto aproveitou.

Agora o Tricolor terá pela frente o Santos, provavelmente em Barueri.

No Pacaembu, o Palmeiras venceu com méritos o Mirassol por 2 a 1, abriu o placar num golaço de Valdivia, sofreu o empate, e saiu do sufoco com um chute forte e rasteiro de Márcio Araujo no segundo tempo. A partida foi bastante violenta, Xuxa do Mirassol foi expulso em lance normal, enquanto o zagueiro palmeirense Danilo pisou por duas vezes nos atacantes adversários e permaneceu em campo.

O Verdão enfrenta o Corinthians na semifinal.

Carioca

Fla-Flu fizeram um clássico molhado e tenso, o empate em um gol levou o jogo para os pênaltis, onde novamente brilhou a estrela do goleiro Felipe, a exemplo do que fez contra o Botafogo na Taça Guanabara, defendeu duas cobranças, levando sua equipe para a final da Taça Rio, contra o Vasco.

Se vencer, os rubro-negros conquistam o campeonato, sem a necessidade da finalíssima, contra o próprio Vasco.

Mineiro

O Atlético deu um passo importante, ao bater o América por 3 a 1 na primeira partida da semifinal, podendo agora, perder por uma diferença de dois gols para chegar à final. O adversário está praticamente definido, depois da vitória cruzeirense por 8 a 1 no América de Teófolo Otoni.

Gaúcho

No Sul, deu mesmo Gre-Nal. O Inter confirmou as expectativas, batendo o Juventude em Caxias do Sul por 2 a 1. A situação do Colorado, é a mesma do Vasco no Rio, precisa vencer o returno em jogo único, para forçar uma decisão em dois jogos contra o próprio adversário.

sábado, 23 de abril de 2011

[INFO] SÁBADO SEM SURPRESAS NOS ESTADUAIS

Willian entrou para dar a vitória ao Timão.
Foi um sábado sem zebras pelos principais estaduais do futebol brasileiro.

Em São Paulo, o Santos e o Corinthians avançaram para as semifinais, e agora aguardam a definição dos jogos de amanhã.

No Rio, o Vasco chegou à final do returno, em Minas Gerais, o Cruzeiro goleou e praticamente garantiu vaga na final, enquanto o Grêmio venceu e também está na final do segundo turno gaúcho.

Paulista

O Santos jogou para o gasto, venceu a Ponte com dificuldades, e mostrou problemas no comando do ataque, onde Zé Eduardo e Keirrison destoaram mais uma vez. Em compensação, parece ter se acertado do meio para trás, onde já se nota o dedo de Muricy.

No Pacaembu, o Corinthians sofreu para passar pela retranca do Oeste, o ataque desperdiçou ótimas oportunidades, mas foi salvo com um golaço de Willian, que entrou no lugar de Dentinho, após o titular ter um mal estar no intervalo.

Carioca

O Vasco bateu o valente Olaria no Engenhão, o cruzmaltino ainda perdeu uma penalidade na etapa final, agora, a equipe espera o vencedor de Flamengo e Fluminense, para fazer a final da Taça Rio. Lembrando que o Flamengo foi o campeão da Taça Guanabara (primeiro turno).

Mineiro

Só um milagre tira o Cruzeiro da final do Estadual, a goleada por 8 a 1 no América de Teófilo Otoni fora de casa, deixou o time numa situação confortável para o jogo da volta. A Raposa praticamente aguarda o vencedor de América e Atlético, que ainda se enfrentam por duas vezes.

Gaúcho

Classificado para a final do returno, depois da vitória sobre o Cruzeiro de Porto Alegre por 3 a 2, com uma curiosidade, o campo do adversário é de grama sintética, passando a aguardar o vencedor de Inter e Juventude. Como o Grêmio já foi campeão do primeiro turno, pode conquistar antecipadamente em caso de nova vitória.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

[CAUSO] MUDANÇA DE LOCAL

A Portuguesa Santista seguiria viagem para a abafada Ribeirão Preto, à saída estava prevista para às sete horas da manhã, de frente ao estádio da Briosa. Temperatura amena de meia estação, ainda agradável por causa do horário, mas o sol já ia despontando no céu, indicando o calor que estava por vir.

Aos poucos, com tranquilidade, os jogadores iam chegando e entrando no ônibus, até chegar a vez do saudoso zagueiro Juarez, o popular Guega. Famoso por desfilar sua técnica e elegância dentro do campo, e também por não digerir bem as gozações dos companheiros fora das quatro linhas.

O zagueirão chegou de bom humor, entrou no ônibus trajando uma blusa gola rolê de manga comprida e um coletinho de lã, sobre os ombros. O craque cumprimenta um, cumprimenta outro, quando uma voz misteriosa vinda do fundo do ônibus, questiona:

- Ué... o jogo mudou de local, vai ser em Campos do Jordão?

Foi o bastante para Guega fechar a cara, e cego, se dirigir à passos largos pro fundo do fretado, na tentativa, sem sucesso, de achar o engraçadinho autor da piada.

Campos do Jordão: conhecida por suas altas temperaturas, em todas as épocas do ano.

[OPINIÃO] A "IDA" JÁ FOI, AGORA É "MATA"

Começa neste final de Semana Santa a fase de "mata" do Campeonato Paulista, depois de uma exaustiva fase de "ida", onde se classificaram quase a metade dos participantes.

Perceba, que o outro "mata" do "mata-mata" e a "volta" da "ida" foram excluídas, mas isto é um assunto para uma outra ocasião.

Vejam os confrontos das quartas de final, lembrando que em caso de empate durante os 90 minutos, o jogo será decidido por pênaltis:


Santos x Ponte Preta 
Sábado - 16h - Vila Belmiro

O Santos, com a cabeça na Libertadores, tem um dos confrontos mais complicados desta fase, pega a Ponte Preta que chegou logo abaixo dos favoritos, inclusive sem perder deles, venceu o "Trio de Ferro" e empatou com o próprio Peixe, na primeira fase.

Corinthians x Oeste 
Sábado - 18:30h - Pacaembu

Dos favoritos ao título, apenas o Corinthians se dedica única e exclusivamente à este "Ida e Mata", isto é um fator importante, ao meu modo de ver, só um desastre tira o Timão das semifinais.

São Paulo x Portuguesa 
Domingo - 16h - Arena Barueri

Talvez o grande jogo desta quartas de final, apesar de tudo, ainda se trata de um clássico do futebol paulista, e além do mais, sempre fazem partidas recheadas de gols, com goleadas históricas para cada lado.

Palmeiras x Mirassol 
Domingo - 18:30h - Pacaembu

Com um sistema defensivo seguro, o Palmeiras recebe o Mirassol, time que chegou a se destacar num período da primeira fase, depois alternando altos e baixos. Se por um lado o Verdão tem sofrido poucos gols, o ataque tem sido econômico, isso pode ser perigoso com um regulamento que prevê apenas uma partida para decidir a vaga.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

[INFO] DEPOIS DE SUSTO, SANTOS E FLU SEGUEM VIVOS NA LIBERTADORES

O Flu conseguiu o que parecia impossível.
A fase de grupos da Libertadores chegou ao fim na noite de ontem, apesar de alguns problemas, todos os brasileiros conseguiram credenciamento para seguir adiante.

Se o Santos chegou a sofrer um pequeno susto, o Fluminense só conseguiu seu intento nos últimos minutos da partida, através de um pênalti.



Santos em ascensão

Num Pacaembu lotado, o Santos mostrou que está em franca ascensão, tem problemas é verdade, mas a equipe começou a se encaixar, o motivo primordial na minha opinião foi o retorno do volante Arouca, peça fundamental na engrenagem. Com ele de primeiro volante o Santos ganha rapidez e qualidade na saída de bola, ele recebe dos zagueiros e inicia a organização, muitas vezes, aparecendo por trás sem marcação.

O problema está no parceiro de Neymar, Zé Eduardo é útil, mostra garra e disposição, mas as vezes tenta se nivelar aos craques do time, e se complica. Quer bater na bola como o Elano, passar que nem o Ganso, driblar e finalizar como o Neymar, talvez jogar mais simples resolva o caso.

Ontem, o Santos começou de forma avassaladora, fez o resultado e depois cadenciou, esperando o adversário sair, na segunda etapa continuou na espera, mas aí abusou nas jogadas de efeito, Elano perdeu três bolas desta forma. O castigo veio numa cobrança de falta, após o susto, o Santos imprimiu velocidade, sempre com Neymar e tranquilizou a torcida, matando o jogo.

Vitória épica do Flu

Na Argentina, o Fluminense sofreu no acanhado estádio do Argentinos Juniors, mas saiu com a vaga de forma heróica. A partida teve todos os ingredientes típicos de uma Libertadores, emoção, pegada forte e pancadaria.

Por duas vezes o Flu chegou a ceder o empate, com o placar sem gols entre Nacional e América, era necessária uma diferença de dois gols de vantagem, e conseguiu! O gol salvador veio de pênalti no final, Fred cobrou forte, definindo o placar que os cariocas precisavam.

Próximos confrontos

Agora, o Santos enfrenta o América do México em casa, enquanto o Flu vai ao Paraguai jogar contra o Libertad, ambos na próxima quarta-feira.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

[OPINIÃO] IMPERADOR FORA DE COMBATE

Adriano rompeu o tendão de Aquiles, nesta terça-feira.
"O bumbo que Tite bate é bom!"

Roberto Carlos e Ronaldo saíram sem o técnico precisar fazer força, agora Adriano, cujo sua contratação visivelmente não foi do seu agrado, sofre uma lesão séria que o impossibilitará de jogar durante no mínimo por cinco meses.

Brincadeiras à parte, pois Tite jamais desejaria isto à qualquer pessoa que seja, mas, o fato é que agora o treinador não precisará mudar o posicionamento do seu ataque, por sinal, é um dos setores em que o time já estava bem servido.

Quanto a contusão do "Imperador", não sou preparador físico, nem médico, pelas informações que li, ele se machucou realizando um treinamneto de salto e arranque.

Caso tenha acontecido desta forma, desculpe minha ignorância, mas não me parece uma atividade adequada para um atleta que ainda está acima do peso, nem a hora oportuna de fazê-la, já que ele acaba de iniciar sua preparação física.

Bom, como não há mais que possa ser feito, agora basta desejar uma boa recuperação, e talvez o mais importante, realizar um acompanhamento psicológico, já que é uma hora extremamente delicada para qualquer atleta, Adriano ficará afastado dos holofotes, longe da bajulação e etc.

Se, para quem não tem problemas é difícil suportar, imaginem para quem tem o seu histórico?

domingo, 17 de abril de 2011

[INFO] DEFINIDOS OS SEMIFINALISTAS DO PAULISTÃO

O São Paulo de Lucas vai enfrentar a Lusa
Depois de dezenove intermináveis rodadas, o Campeonato Paulista encerrou a fase de classificação, apontando os confrontos das semifinais.

São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos, nesta ordem, confirmaram o que todos já esperavam, Ponte, Oeste, Mirassol e Portuguesa, também nesta ordem, preencheram as vagas restantes.

Do quinto ao oitavo, dois clubes têm à seu favor a tradição, Ponte Preta e Portuguesa de Desportos.

A Macaca de Campinas, apesar de nunca ter conquistado o título estadual, chegou perto por três oportunidades entre 77 e 82, enquanto a Lusa foi campeã nos longínquos anos de 35 e 36, além de repartir uma conquista com o Santos em 73.

A equipe do Canindé também, ao longo dos anos, tradicionalmente sempre complicou a vida dos tricolores.

Enquanto isso, Oeste e Mirassol vão lutar para fazer história, para isso vão tentar tirar proveito do regulamento, pois em uma partida apenas pretendem surpreender Corinthians e Palmeiras, respectivamente.

Veja os confrontos das semifinais:

Domingo (16h - 24/abril)

São Paulo x Portuguesa (a definir)
Palmeiras x Mirassol (a definir)
Corinthians x Oeste (a definir)
Santos x Ponte Preta (Vila Belmiro)

sábado, 16 de abril de 2011

[INFO] MESTRES DA BOLA PARADA

Só o futebol é capaz de transformar uma infração, ás vezes oriunda de uma entrada violenta, num momento de rara beleza e técnica, a cobrança de falta. É uma situação que envolve um charme especial, desde a apreensão causada pela iminência do perigo, a formação da barreira, a corrida ou o caminhar do craque para a bola, até o desfecho da jogada.

Mesmo a barreira estando ali para dificultar o cobrador, inclusive, ela foi motivo de discussão na FIFA para ser extinta, contribui para aumentar a plasticidade proporcionada por uma falta bem batida.

Ao longo da existência do futebol foram surgindo vários especialistas neste tipo de cobrança, onde é necessário ter um dom especial e para muitos, exaustivos treinamentos para aprimorar a batida. Em paralelo a isso, a bola foi mudando, por sorte, ela continua redonda (para alguns), mas a qualidade do material e a costura, foram tornando-a cada vez mais atraentes para o chutador, em consequência mais venenosas para quem pretende defender.

Não sei se por este motivo, dos anos 70 para cá temos mais batedores, em quantidade, não em qualidade, do que na era do "futebol romântico", ou talvez na época, não existisse o hábito de ter um jogador apenas encarregado para as cobranças.

A verdade, é que um dos primeiros grandes batedores da falta foi Cláudio Cristovan de Pinho, que marcou época no Corinthians nas décadas de 40 e 50, depois apareceram dois ícones desta penalidade, Pepe e Didi, cada qual na sua maneira de bater na bola.

Pepe, o Canhão da Vila, como era chamado, e como o apelido já prevê, preferia tomar uma longa distância e desferir um verdadeiro petardo na bola, seu tiro tinha uma pontaria inacreditável (como contam as testemunhas). O ex-ponteiro santista e da seleção, dizia que a primeira falta ele tentava acertar a barreira com toda força só para assustar, segundo ele, isso facilitava nas próximas.

Já o meia Didi preferia a batida colocada, tanto que foi o criador da famosa "Folha Seca", o chute saía com efeito ganhava altura, e caía inesperadamente perto do gol, o apelido surgiu em 58 depois de uma cobrança frente ao Peru no Maracanã.

Não tive o prazer de vê-los em ação, mas depois, foram aparecendo outros jogadores perfeitos neste quesito, que por sorte pude acompanhar.

Para isto, criei uma lista de craques da bola parada, sabendo que devo ter esquecido de alguns, mas vamos lá:

Rivelino: Com sua "Patada Atômica" na perna esquerda, marcou muitos gols pelo Corinthians, Fluminense e pela Seleção Brasileira, foi sem dúvida um dos maiores.

Nelinho: O ex-lateral do Cruzeiro, do Atlético MG e da seleção, fazia a bola pegar um efeito incrível, batia com a parte externa do pé, a chamada trivela, igual a ele, apenas Éder Aleixo e Roberto Carlos chegaram perto.

Zico: Para mim o maior de todos, quando a falta acontecia próxima da meia lua, a torcida já comemorava, o Galinho colocava a bola como ninguém, reflexo de muito treinamento e do seu dom especial, é claro.

Aílton Lira: Outro especialista, sua perna esquerda era mágica, tinha o estilo de bater colocado, na maioria das vezes os goleiros mal se mexiam depois de suas cobranças (Carlos que o diga). Pita e João Paulo, de tanto assistir, aprenderam as lições do "mestre", se tornando exímios batedores anos depois, no São Paulo e no Corinthians, respectivamente.

Dicá: Ex-meia da Ponte Preta, atuou também no Santos e na Portuguesa de Desportos, batia colocado com o pé direito, era frio e calculista.

Zenon: Também fez parte de uma ótima geração de batedores, seu chute era preciso, geralmente encontrava o ângulo superior da meta adversária, também usava o pé direito.

Roberto Dinamite: Especialista, sabia dosar força e colocação, fez muitos gols batendo no ângulo baixo, por muitos anos dividiu com Zico cobranças mágicas no Maracanã.

Éder: Dono de uma facilidade incrível para bater na bola, seu forte era o tiro de longa distância, mas também sabia colocar como ninguém, sua pontaria era perfeita, dificilmente errava o alvo.

Branco: Era adepto da pancada com o pé esquerdo, ficou marcado na nossa memória com o petardo no canto baixo do goleiro holandês na Copa de 1994.

Neto: Um dos maiores cobradores da sua época, sabia bater com força e colocado, para ele não tinha distância que atrapalhasse.

Marcelinho Carioca: Dono de um estilo único, batia com a parte interna do pé, fazendo a bola misteriosamente perder força e ganhar efeito ao mesmo tempo, o chute era venenoso. Inexplicável!

Petkovic: Outro mestre desta arte, fez vários gols em cobranças magnificas, invariavelmente acertando o ângulo superior.

André Cruz: Este ex-zagueiro da Ponte Preta, que depois se firmou na Itália, teve um período especial, marcando muitos gols batendo colocado com a perna esquerda.

Roberto Carlos: Bate com força e efeito, um dos poucos da história que conseguiu aliar este dois estilos numa só cobrança, chegou perto de Nelinho.

Rogério Ceni: Os números são mentem, um goleiro que fez 65 gols de falta na carreira dispensa comentários.

Ronaldinho Gaúcho: Ao longa da carreira foi aperfeiçoando o jeito de bater na bola, se tornando no futebol atual como um dos principais cobradores de falta.

Juninho Pernambucano: Outro bom batedor do futebol atual, bate com efeito, mas com a parte interna do pé.

Marcos Assunção: Vem melhorando a cada temporada, tem um estilo único, se assemelha a batida do Marcelinho Carioca, mas usa mais força.

Alex: Ex-Palmeiras, continua fazendo muitos gols de falta na Turquia, procura bater colcado por fora da barreira.

Para terminar, repare no jeito de Nelinho bater na bola, mestre do efeito, estilo carente no futebol atual.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

[OPINIÃO] SANTOS CONSEGUE VITÓRIA IMPORTANTE NO PARAGUAI

O retorno de Arouca, foi importante no ótimo resultado contra o Cerro.
O Santos conseguiu uma grande vitória agora há pouco no Paraguai, e inverteu a situação, pressionando Cerro e Colo, que se enfrentam na última rodada, a jogarem para valer.

Com o placar a seu favor desde os 11 minutos de jogo, o Santos controlava a partida com tranquilidade, e ainda foi "beneficiado" com a contusão de Diogo, que cedeu lugar para Maikon Leite, não que este esteja em grande fase, mas, funcionou como uma grande opção para o contra-ataque.

Foi assim que ele perdeu uma grande oportunidade para definir a partida ainda na primeira etapa, mas, por obra do acaso, "matou" praticamente o jogo no segundo tempo.

Depois de um passe de Ganso, o velocista finalizou novamente com deficiência, mas desta vez pro fundo do gol paraguaio.

Com a partida sob controle, a equipe santista foi levando o jogo com inteligência, até sofrer um gol no final.

Agora, basta uma vitória sobre o Táchira na próxima quinta-feira no Pacaembu, para estar classificado à segunda fase.

Em tempo, vale ressaltar a grande partida realizada pelo volante Adriano, sua garra e sua dedicação na marcação, incendiaram a equipe na busca da vitória.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

[OPINIÃO] O MARKETING NO FUTEBOL

Não faz muito tempo, o futebol descobriu um filão que gera receitas para clubes e jogadores, o marketing.

Através dessa veia, é possível manter craques no país, repatriar outros, cobrir despesas, e etc.

Os jogadores em evidência, seja por seu talento, carisma, ou pelo seu passado, são a bola da vez, percebendo isso, já começaram a aparecer no mercado profissionais no assunto, prestando serviços para gerenciar a imagem de seus futuros clientes.

Falcão acaba de acertar com a 9ine (foto: twitter)
A "9ine" saiu na frente, claro que pela bagagem que tem Ronaldo, e deve tomar conta dos principais atletas brasileiros, os alvos, como não poderiam deixar de ser são: Neymar, Lucas e Ganso.

Acho, que realmente é necessário este tipo de serviço, alguns jogadores precisam cuidar melhor da sua imagem, ter auxilio psicológico para não se deslumbrar, tomar as decisões corretas na hora certa, enfim, ser bem amparado na condução de suas carreiras.

Só vejo um problema.

Este tipo de prestação pode entrar em conflito com os empresários que já cuidam da parte financeira do atleta, pelo menos na teoria.

Por exemplo, vamos supor que o atacante André tivesse estes dois tipos de prestadores quando surgiu a proposta do futebol russo no ano passado, um lado diria que os valores são irrecusáveis, o outro poderia achar que não era a hora de sair, pois o jogador iria para um país extremamente frio, poderia ser esquecido para futuras convocações da seleção, que seria vantajoso jogar mais um ano no Brasil e depois se transferir, numa situação bem melhor.

É obvio que isto iria causar um desconforto, mas pensando bem, na prática, como estão envolvidos muitos milhões, os dois lados iriam pensar melhor e dizer:

- Vai meu filho... vai!!!

[INFO] DILEMA SOBRE GANSO E RONALDO

Charge extraída do Blog do Amarildo
Duas perguntinhas que não querem se calar:

Toda vez que o Santos tem um jogo decisivo, surge o boato de que Paulo Henrique Ganso teria acertado com o Corinthians.

Caso o time se classifique para a próxima fase da Libertadores, quantas vezes mais o craque irá para o Timão?

E Ronaldo Fenômeno...

Aonde vai parar o seu peso, depois de tantos almoços e jantares com jogadores que pretende trazer para clientes de sua empresa?

terça-feira, 12 de abril de 2011

[FICÇÃO] ESTE ATAQUE VAI FAZER BARULHO

Em breve, poderemos ter um ataque arrasador na Seleção Brasileira, formado pelos talentosos garotos Lucas e Neymar aberto pelas pontas, e Pato centralizado no meio deles.

Confira no vídeo abaixo, como ficaria este ataque dos sonhos na prática:


Para os próximos jogos, eles prometem sair da banheira, para evitar impedimentos.

... e se "soltarem" mais em campo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

[CAUSO] O MAURÃO TÁ AÍ...

O Corinthians atravessava um péssimo momento no Paulistão de 1987, o time caia pelas tabelas, terminando na penúltima colocação no primeiro turno.

Seu treinador era o folclórico Jorge Vieira, o grande problema estava na defesa, ele já havia testado todas as duplas de zaga possíveis e nenhuma funcionava à contento.

O primeiro a ser afastado foi o experiente zagueiro Mauro (foto), o mesmo que se atracou com Serginho Chulapa num clássico em 83 no Morumbi, passou a treinar em separado por ordem do técnico.

Jatobá e Paulo, Paulo e Pinella, Pinella e Jatobá, Jorge Vieira já tinha tentado de tudo, e nada, até que na semana de um clássico contra o São Paulo, ficou sem nenhum zagueiro disponível, dois se contundiram e o outro, suspenso por cartão.

Teria que improvisar dois jogadores na posição, quando se lembrou de Mauro, que com cara de poucos amigos, continuava dando voltas sozinho no campo, dois meses seguidos.

No coletivo apronto de sexta-feira, o treinador chamou o zagueirão:

- O Maurão tá aí... tá treinando sério... vai jogar! É um exemplo pra todos nós...

Disse, Jorge Vieira, sem ficar vermelho, na preleção antes do treinamento.

domingo, 10 de abril de 2011

[MEMÓRIA] BRASIL 2 x 0 ARGENTINA (COPA AMÉRICA 1989)

Hoje, vou iniciar um novo tipo de postagem, sempre relembrando um jogo ou um fato marcante acontecido no futebol.

Escolhi para começar, uma partida da Seleção Brasileira válida pela 2º fase da Copa América de 1989, realizada no Brasil.

O adversário era a poderosa Argentina de Dieguito Maradona, que seria vice-campeã mundial no ano seguinte na Itália, nesta Copa, o Brasil foi eliminado pela própria Argentina, com a derrota por 1 a 0 gol de Cannigia.

Mas, neste jogo em questão vemos um Brasil muito bem armado pelo contestado Sebastião Lazzaroni, o time jogava com três zagueiros, tinha um bom meio campo, e um ataque infernal (Bebeto e Romário), que só brilharia cinco anos depois no tetracampeonato.

Aliás, desta equipe que fracassaria no mundial de 90, sete jogadores participariam da conquista nos Estado Unidos, quatro anos mais tarde

Os destaques deste jogo, foram: o golaço de Bebeto, acertando um lindo voleio no ângulo de Pumpido, e uma jogada impagável de Romário, chapelando dois zagueiros argentinos, enlouquecendo o Maracanã, quase fazendo um gol antológico.

Como era bom ver o Maracanã lotado!!!




FICHA TÉCNICA

BRASIL 2 x O ARGENTINA
Local: Maracanã
Data: 12/07/1989
Público: 110.000 pessoas

Brasil: Taffarel; Aldair, Mauro Galvão e Ricardo Gomes; Mazinho, Dunga, Silas (Alemão), Valdo e Branco; Bebeto e Romário (Renato Gaúcho) Técnico: Lazzaroni

Argentina: Pumpido; Ruggeri, Clausen, Brown e Sensini; Batista, Burrochaga, Basualdo e Maradona; Troglio e Calderon. Técnico: Bilardo.

Gols: Bebeto aos 3 minutos, e Romário aos 10, ambos no segundo tempo.

[INFO] MADSON SE ENVOLVE EM NOVAS POLÊMICAS

Madson e sua namorada se envolveram em acidente de trânsito.
O pequeno Madson, jogador do Santos, que atualmente está emprestado ao Atlético Paranaense, teve seu nome envolvido em notícias nada agradáveis.

Segundo a imprensa do Paraná, há cerca de 15 dias, ele foi denunciado por moradores do prédio onde reside por promover festas intermináveis e muito barulho.

Já na última sexta-feira, o seu carro se envolveu num acidente de trânsito, teria atravessado uma rua em alta velocidade e se chocado com outro automóvel que vinha na preferencial.

De acordo com o atleta, quem estava no volante era sua namorada, que realizou o teste do bafômetro, nada acusando.

Logo após o ocorrido, Madson se retirou do local, convidando um amigo para prestar ajuda à sua namorada.

A vítima do outro carro, estava grávida de dois meses e apesar do susto sofreu apenas ferimentos leves.

A Santa Fé do jogador após o acidente.
O amigo do jogador, se tratava do zagueiro reserva do Atlético, Gabriel, que por pouco não piora a situação, ele teria ofendido e tentado agredir parentes da vítima.

Aqui em Santos, antes de se tranferir para o Atlético, Madson teve seu nome envolvido em vários fatos polêmicos.

O primeiro, em março de 2010, teria se apresentado no aeroporto para enfrentar o Remo pela Copa do Brasil, com escoriações no corpo, devido a uma briga num bar da cidade.

Depois, foi punido por chegar atrasado a um treino, o fato teve desdobramentos, pois seus companheiros boicotaram uma visita a um centro espírita em protesto pela punição imposta ao atleta.

Por esse motivo, passou a ser considerado "má influência" dentro do grupo.

O terceiro episódio ocorreu em maio do mesmo ano, quando ele convidou Neymar, Ganso e André para participarem de uma festa organizada por uma atriz de tevê, o quarteto chegou atrasado a concentração, foram cortados do jogo frente ao Atlético GO, e repreendidos publicamente.

Outro, foi o famoso caso do Twitter, quando ele e mais três jogadores, resolveram se exibir com uma câmera no site de entretenimento, falaram muita besteira e novamente foram repreendidos.

Quando morava em Santos, reclamações por algazarra no seu apartamento, dizem, que foram inúmeras.

É chato quando as notícias da vida particular de um atleta ofusca o seu lado profissional, todos estes acontecimentos citados acima, foram registrados pela imprensa em menos de um ano e meio.

Madson esteve prestes à ser mandado embora pelo Santos, foi emprestado com o intuito de se recuperar, e poder seguir sua carreira normalmente.

sábado, 9 de abril de 2011

[OPINIÃO] NA MARCA DO PÊNALTI

O fracasso na busca desta taça, causa inúmeros problemas.
O que parecia tranquilo, sem a participação do Boca Juniors e pelo elenco que dispõem, a Libertadores se tornou um pesadelo para três times badalados no início da temporada.

O Internacional atual campeão da competição, o Fluminense campeão nacional e o Santos de Neymar e Ganso, campeão da Copa do Brasil, estão em situação delicada dentro e fora do campo.

Todos demitiram seus treinadores por consequência de resultados negativos, nenhum deles suportou o peso que este torneio sul-americano ganhou nestes últimos anos.

Para Santos e Fluminense a reposição não foi imediata, essa demora causou danos e ainda podem gerar outros. Por aqui, Muricy estréia numa partida crucial sem três titulares (dois importantíssimos), sem conhecer o grupo a fundo, não poderá cometer erros na formação da equipe.

Maikon Leite e Keirrison, parecem ser as melhores opções para substituirem Neymar e Zé Eduardo, mesmo assim terão que mudar suas posturas.

Maikon começou bem a temporada, perdeu espaço, e ultimamente tem entrado mal no decorrer dos jogos, tem tropeçado na bola ou passado dela, sem saber dosar sua incrível velocidade.

Quanto a Keirrison, tem que no mínimo mostrar garra, pegar a saída de bola dos zagueiros adversários, e tentar ter mais presença de área, caso contrário...

A maior preocupação é para o lugar de Elano, Muricy acenou com a possibilidade de escalar o meia Robson, não ventilou o nome de Alan Patrick, que ao meu ver também poderia executar esta função, aliás o jovem jogador, por algum motivo, não tem tido oportunidade de jogar com seus últimos treinadores (Adilson, Martelotte e Ney Franco).

No Fluminense, a crise nos bastidores tem afetado o grupo, que parece estar à deriva, a diretoria e o grupo de investidores estão cada vez mais distantes, isto, vem causando apreensão nos jogadores quanto ao futuro, em caso de eliminação precoce.

Conversei com alguns torcedores do Fluminense, que disseram ter visto um bom primeiro tempo frente ao Nacional, mas não traduziram em gol, é unânime a má fase do armador Dario Conca, que não reeditou seu futebol depois da cirurgia que foi submetido.

Quanto ao Inter de Porto Alegre, que tem uma situação um pouco mais confortável na tabela, demitiu o treinador Celso Roth nos últimos dias, o substituto deve ser Paulo Roberto Falcão, que pediu até amanhã para dar a resposta.

Não sei se uma aposta num ídolo do clube, que teve apenas uma experiência no cargo, há muitos anos atrás, seria o correto neste momento importante que o time vive. O Inter tinha como tradição manter seus comandantes por um bom tempo no comando, hoje a situação se inverteu, já é o quinto técnico em apenas um ano e meio.

Contra o Jaguares, o Inter pecou pelo abuso de zelo defensivo, acho isso um desperdício quando seu time é infinitamente superior tática e tecnicamente, só passou a incomodar um pouco quando ficou atrás no placar, também pudera, Roth escalou dois volantes, três meias e apenas o atacante Leandro Damião na frente.

Vamos aguardar o desfecho desta fase, que têm Grêmio e Cruzeiro já classificados.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

[OPINIÃO] SÓ NEYMAR NÃO PODE SE MASCARAR?

No Mundial de 2006, na partida entre Equador e Costa Rica, o jogador Kaviedes marcou um gol e comemorou usando uma máscara (veja o vídeo abaixo), e não recebeu o cartão amarelo pelo ato.


Em 2003, na própria Vila Belmiro, o atacante equatoriano Kléber Chalá do El Nacional, também utilizou uma máscara para celebrar o seu gol contra o Santos.

Na ocasião, Chalá também não foi advertido com o cartão.

Ontem, o árbitro devia ter batido palmas pela beleza do gol, e no máximo, avisar à Neymar que a máscara estava de cabeça para baixo.

[OPINIÃO] VITÓRIA, GOLAÇO E PROBLEMAS

Será, que o motivo da expulsão,
foi a máscara de cabeça para baixo?
O Santos conseguiu sua primeira vitória nesta Libertadores, e agora entrou na briga ao lado do próprio Colo Colo e o Cerro Porteño, por uma vaga para a próxima fase.

Mesmo assim, a situação não está confortável, pois na próxima rodada o Santos, desfalcado de Neymar, Zé Eduardo e Elano (expulsos ontem) tem um compromisso fora de casa contra o líder (Cerro).

Enquanto o Colo recebe o lanterna Táchira, praticamente eliminado, no Chile.

A equipe santista começou o jogo tensa, sem confiança para tentar jogadas mais agudas.

O gol de Elano, cobrando falta com perfeição, fez com que o time se soltasse em campo, e no embalo chegou ao segundo gol com Danilo, em bela assistência de Zé Eduardo.

Aliás, o gol de Danilo fez lembrar o tento marcado pelo meia Wesley nas semifinais da Copa do Brasil do ano passado frente ao Grêmio, lembrou também o ex-meia santista pela movimentação em campo.

Com o placar sob controle, o Santos não dava chances aos chilenos, o terceiro gol era só uma questão de tempo.

Ele realmente chegou, e foi um caso à parte.

Começou na coxa de Neymar, tirando de en passant o marcador, foi para o peito de seu pé, que deu um gancho com estilo na bola, numa espécie de chapéu na perna do adversário (como se isso fosse possível), este toque, e mais um com a coxa novamente, foram o suficiente para ele se encontrar um pouco mais a frente com o goleiro, que saia do gol sem entender o que estava acontecendo, com uma frieza incrível, tocou com o pé esquerdo, que ainda não tinha participado desde o princípio da obra-prima, para o fundo do gol.

Quando estávamos prestes a assistir um espetáculo de técnica, leveza, habilidade, sutileza e irreverência, protagonizado por um garoto abusado, eis que entram as rigorosas e severas determinações da FIFA, e roubam a cena.

Pancadas podem ser distribuídas, desde que revezadas, as vezes, até antes da aplicação do cartão amarelo, estes excepcionais zagueiros que tanto embelezam uma partida de futebol, são avisados pelos árbitros - "esta é a sua última, hein!"

Agora, a comemoração de um gol, momento máximo do futebol, é repreendida no mesmo peso de uma jogada desleal, e o pior, não tem aviso.

Depois do golaço, Neymar colocou uma máscara e foi expulso, pois já tinha cartão amarelo, em seguida, Zé Eduardo, Ganso e Elano, entraram na provocação chilena, mostrando um desequilíbrio emocional, inadmissível numa competição como a Libertadores.

Com nove jogadores em campo (Zé Love também foi expulso), um a menos que os chilenos, o time perdeu poderio ofensivo sem seus dois atacantes, passou a ser dominado, e não tinha como contra-atacar.

O que parecia fácil, se tornou dramático, o Colo diminuiu com dois gols em jogadas bem trabalhadas, mas não foram suficientes para tirar os três pontos do Santos.

Uma partida digna de Libertadores, que mostrou qualidades já conhecidas, e ao mesmo tempo trouxe prejuízos para a difícil sequência da competição.

terça-feira, 5 de abril de 2011

[INFO] DORIVAL PEDE E GALO DISPENSA DOIS

Ricardinho, 35 anos, foi dispensado após 77 partidas pelo clube mineiro.
No sábado a diretoria e o treinador Dorival Junior, se reuniram para detectar quais os problemas que estavam afetando o péssimo rendimento do time. 

No domingo, foram anunciadas as dispensas dos jogadores Ricardinho e Zé Luis.

Nesta segunda-feira, o presidente atleticano Alexandre Kalil veio à público tentar esclarecer o caso, disse que se tratava de um pedido do técnico Dorival Júnior, o motivo teria sido quebra de hierarquia.

Donos dos salários mais altos do elenco, foram acusados de questionar à terceiros, aspectos táticos e horários de treinamentos e viagens.

Kalil confidenciou também, que os dois treinadores anteriores (Celso Roth e Luxemburgo) já haviam feito este pediddo, mas depois recuaram.

"É aquela história da mãe coruja, que vê o batalhão todo marchando errado e só o filho está certo", falou Kalil.

O Atlético vem sendo muito criticado nos últimos jogos, o alerta foi dado depois do jogo contra o Prudente, quem viu disse ter sido de doer.

A decisão de dispensar um jogador que já teve problemas de relacionamento no passado, como o Ricardinho, apesar de não causar tanta surpresa, soa no mínimo estranha.

O meia tem uma larga rodagem, é uma pessoa esclarecida, e gabaritada para discutir aspectos táticos, talvez isso incomode.

Já o volante Zé Luis, que se destacou no São Caetano, e se firmou no São Paulo, não apresentava nada parecido no seu histórico, aparentemente tinha uma boa relação com todos no Atlético, inclusive foi homenageado há pouco tempo pela diretoria por completar 100 jogos com a camisa do Galo.

Segundo ele, recentemente recebeu uma proposta do futebol chinês, e acabou convencido à ficar pela própria diretoria, que acenou com a possibilidade dele encerrar a carreira no clube.

Outro fato que vale ressaltar, apesar de mau explicado, é que houve mais um problema de insubordinação envolvendo o técnico Dorival Júnior e sua comissão.

Primeiro foi com Paulo Henrique Ganso, que se recusou a sair durante o jogo final contra o Santo André, e depois no atrito com Neymar, que acabou culminando na sua queda.
  
Com Ganso, fez vistas grossas, com Neymar comprou a briga e não recuou em lealdade ao seu auxiliar, agora, ganhou na queda de braço, mas só o tempo vai mostrar quem estava com a razão.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

[CAUSO] BIRO E O MICROFONE

Fim de jogo!

O eterno ídolo da torcida corinthiana Biro-Biro (foto) seguia para os vestiários do Pacaembu cercado por repórteres, ávidos para entrevistá-lo.

Afinal, Biro tinha sido a grande figura do jogo, além da habitual garra, tinha feito o gol da vitória.

Já nos vestiários, de banho tomado e cheio de prêmios nas mãos, oferecidos pelas emissoras de rádio pela brilhante atuação, o craque ainda atendia alguns repórteres.

- Vamos pegar uma palavrinha do craque Biro-Biro, que foi a maior figura em campo no dia de hoje. Toma Biro, o microfone é seu!

- Olha, na minha carreira eu já ganhei de tudo: pizza, chuveiro, óculos, televisão, moto-rádio, agora... microfone é a primeira vez que eu ganho!!!

domingo, 3 de abril de 2011

[OPINIÃO] COLO ATÉ QUARTA

O Santos de Elano lutou bastante, mas saiu derrotado. (foto: Bruno Miani)
A derrota frente ao Palmeiras na tarde de hoje, com certeza não trouxe nenhuma consequência desagradável para o Santos neste Campeonato Paulista, mas pode trazer reflexos para a Libertadores.

Classificado para a segunda fase, o Santos entrou em campo com sua força máxima, se desgastou bastante fisicamente sob um gramado pesado, e agora terá somente dois dias para se recuperar.

A maior preocupação, é com os jogadores que passaram ou beiram os 30 anos.

Por exemplo, Léo, Dracena e Durval defenderam e subiram ao ataque várias vezes, até os mais novos devem estar esgotados, Neymar correu bastante, inclusive dando piques para ajudar a defesa.

O próprio Ganso que necessita de ritmo de jogo, cansou no segundo tempo.

Analisando friamente, não custava nada poupar alguns jogadores.

Para o jogo decisivo desta quarta-feira, acredito que o técnico Marcelo Martelotte deva entrar com a mesma equipe que iniciou a partida de hoje, mesmo porque, a dúvida que ele tinha entre Zé Eduardo e Keirrisson deve ter sido desfeita.

Não que Zé Eduardo tenha ido bem, mas em função da inoperância de Keirrisson, que entrou no segundo tempo.

Martelotte deve saber que seu principal articulador (Ganso), precisa de uma referência no meio do ataque, Keirrisson rendendo um pouco mais, seria muito mais útil que Zé Love, que tem como característica se movimentar para os lados.

Mas, o fato é que ninguém consegue mais explicar o que aconteceu com o futebol do Keirrisson, à espera pela sua recuperação, fez com que o Santos não buscasse outro homem de área, como um Borges, ou um Alecsandro, por exemplo.

Como a Libertadores não pode esperar...

sábado, 2 de abril de 2011

[INFO] NOVO BLOG

A partir de hoje, estarei escrevendo também no portal da TV Tribuna, participando de um novo espaço, o "Blog do Futebol".

Para acompanhar, basta entrar no site da emissora (http://www.tvtribuna.com), e clicar em "Blog do Futebol" no lado esquerdo da tela.

Espero vocês lá!!!

O Contrataq continua com suas publicações diárias.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

[FICÇÃO] BOMBA: GANSO ABANDONA O FUTEBOL

O craque Paulo Henrique Ganso se cansou da briga entre o Santos e a DIS, empresa que detém 45% de seus direitos federativos, e resolveu abandonar o futebol de forma definitiva.

O Contrataq traz a notícia com exclusividade, Ganso a partir de hoje vai se dedicar exclusivamente ao vôlei de praia, veja a baixo:




Nas fotos acima, vemos a dupla Ricardo e Emanuel, e é lógico que se trata de uma brincadeira de primeiro de abril.