segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] GOLS DE PLACA

Dois gols chamaram a atenção ontem nos estaduais, um pela beleza, e outro, além de belo, pela importância.

O gol de Fernandinho no clássico contra o Palmeiras foi o chamado golaço, jogada tipicamente brasileira, insinuante, o atacante gingou em cima do defensor, cortou e bateu forte, com extrema felicidade.

Curiosamente o treinador adversário, Felipão, ao invés de criticar sua defesa, exclamou para o seu auxiliar:

- Que golaço!

Há umas três semanas atrás, escrevi que o atacante são-paulino, tinha todas as características para se tornar um jogador completo, mas, disse que suas jogadas difilcilmente se transformavam em gol, inclusive suas assistências.

Com este gol de ontem, Fernandinho chegou ao seu quinto gol no Paulistão, e nos últimos jogos, suas assistências também têm resultado em gols.

Ronaldinho após o gol que decidiu a Taça Guanabara. (foto: André Durão)
O outro gol deste fim de semana que vale ser ressaltado, foi o de Ronaldinho Gaúcho cobrando falta e decidindo em favor do Flamengo, o título da Taça Guanabara.

A cobrança lembrou os bons tempos do inesquecível ídolo flamenguista Zico.

Apesar de não ser do lado preferido, o esquerdo, e a distância ser um pouco maior do que a ideal, a batida na bola foi perfeita.

Perceba, que quando Ronaldinho chutou, antes dela entrar, o craque já correu para comemorar.

Apesar do oba-oba, devido a conquista de um título que garante vaga para as finais, e o clima carioca que se aproxima do Carnaval, Ronaldinho ainda está oscilando entre bons e maus momentos neste início de temporada.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] ADILSON É DEMITIDO

Depois de 11 jogos, apenas 1 derrota e um futebol sem inspiração,
Adilson deixa o comando do Santos. (foto: Ag. Estado)
A diretoria santista não esperou o possível resultado negativo do jogo frente ao Cerro, para demitir Adilson Batista.

A notícia estourou nesta tarde-noite, dando a entender que os mandatários santistas tomaram esta decisão, por perceberem que o treinador não iria mudar a forma da equipe jogar.

Como a Libertadores é um torneio de tiro-curto, o ideal seria mudar logo, antes que não houvesse mais tempo de se reabilitar.

Pesou para o lado de Adilson, ter pego uma equipe recém acostumada a jogar para frente, que encantou o país há pouco tempo jogando desta forma, daí a revolta geral ao seu trabalho.

Adepto do 4-4-2, ele mostrou resistência em modificar o esquema, e acabou perdendo o emprego.

Também é bom deixar claro que o elenco do Santos, apesar da maioria dizer ao contrário, é apenas razoável no momento, pois Jonathan e Arouca, estão longe da melhor forma física e Ganso ainda nem voltou.

Mesmo assim, Adilson teve sua parcela de culpa.

Trocou o posicionamento do Arouca e do Elano, tirando-os de onde são perfeitos, resistiu em escalar um meia de armação, quando o fez, utilizou os jogadores errados.

...e cometeu seu principal pecado, não escalou três atacantes, mesmo tendo Maicon Leite e Zé Eduardo atravessando boa fase.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] SANTOS VAI PRESSIONADO PARA DUELO DE QUARTA

As vésperas de um jogo importante pela Libertadores, o Santos, do cada vez mais pressionado Adilson Batista (foto), novamente ficou devendo futebol.

O time não passou de um empate jogando em casa, contra o novato e limitado São Bernando.

Depois de uma semana conturbada, o treinador atendeu alguns pedidos, que eram unânimes por parte dos torcedores e até da diretoria.

Então, usou o jogo para preparar a equipe, colocou Zé Eduardo como parceiro de Neymar no ataque e escalou um meia de armação.

Mostrou-se convicto a um esquema tático, o 4-4-2, mas, transpareceu incoerência ao escalar o meia Felipe Anderson, que não está escrito na competição sul-americana, ao invés de Alan Patrick, este sim em condições de atuar na quarta-feira..

Acho, que o grande problema está exatamente no esquema, com quatro homens no meio de campo e apenas dois atacantes.

Sem o Ganso, o Santos não conta com quatro jogadores de bom nível, que se completem e tenham qualidade para compor um quarteto, enquanto na frente você tem mais do que dois jogadores prontos como opções para jogar.

Arouca como primeiro volante, e Elano ao seu lado pela direita, são intocáveis, enquanto se aguarda a volta do Ganso, o ideal seria dar oportunidade à um dos jovens meias, Alan Patrick ou Felipe.

Na frente, não há mistério, basta dar sequência à Maikon Leite e Zé Eduardo, como companheiros de Neymar.

Na teoria, os adversários teriam liberdade para "dominar" o meio campo santista, em compensação sofreriam um contra-ataque mortal.

[OPINIÃO] SEM BATER DE FRENTE TITE VAI ACERTANDO O CORINTHIANS

Substituto de RC, Fábio Santos marcou mais um.
(foto: Ag. Estado)
As saídas dos veteranos Roberto Carlos e Ronaldo, parecem ter indiretamente acertado a equipe corinthiana, que deslanchou depois do fato.

Apesar de desconversar, Tite deixava nas entrelinhas que os dois estavam atrapalhando, mas, como eram jogadores consagrados, teve que usar da malandragem para convencer seus superiores.

O resultado está aí, o time ficou veloz e vem conseguindo resultados positivos, com a vitória de hoje frente o Prudente, virou líder do Paulistão.

Tudo bem que o treinador mudou o esquema tático, atua hoje com três atacantes, ao invés de um amontoado de volantes.

A chegada de Liédson também foi fundamental, é o tipo de aposta certa, goleador, vinha atuando normalmente em Portugal, chegou numa segunda-feira e na quarta já estava à disposição.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] UMA NOITE NADA TRANQUILA

O Grêmio sofreu ontem em Barranquilla, na sua segunda partida válida pela Libertadores, o time saiu na frente, acabou perdendo de virada e ainda sofreu com a violência após o jogo.

Bem postados em campo, os tricolores chegaram ao gol numa bela enfiada de bola do meia Douglas, que Borges não perdoou.

Em seguida, foi cedendo campo ao Junior Barraquilla, que aproveitou os espaços, assim os colombianos empataram e poderiam ter virado o jogo ainda no primeiro tempo.

A vitória do Junior veio na segunda etapa, num cruzamento da esquerda o volante Rochemback perdeu a disputa aérea, e a bola acabou sobrando para o adversário empurrá-la entre as pernas do goleiro Victor.

O chute sensacional de Rodolfo não entrou por pouco.
Vale registrar dois lances importantes:

Primeiro, o pênalti ignorado pelo árbitro sobre Borges, que foi puxado pela camisa, depois de outro ótimo passe de Douglas.

E a jogada fantástica do zagueiro Rodolfo, que percebeu o goleiro adiantado e chutou da intermediária do seu campo, quase anotando um gol antológico.

Não gostei do meio campo gremista na noite de ontem, deu muitos espaços, talvez pelo pouco poderio de marcação, marca registrada do tricolor gaúcho.

Esta falta de pegada, deve-se ao fato das características dos meias Carlos Alberto e Douglas.

O primeiro, novamente teve que ser substituído, pois estava na iminência de ser expulso, fato corriqueiro na sua carreira.

Já Douglas, compensa o problema, com sua ótima visão de jogo, deixando os atacantes várias vezes em boas condições de finalização.

A nota triste, foi a violência de meia dúzia de vândalos locais, que apedrejaram o ônibus que levava a delegação do Grêmio, o treinador Renato Gaúcho, teve um ferimento leve numa das vistas.

A equipe do Sul, volta à campo no dia 3 de março, contra o Leon no Olímpico.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] OS OPOSTOS DE CRUZEIRO E FLUMINENSE

Cruzeiro e Fluminense, tiveram o privilégio de começar a Libertadores jogando suas duas primeiras partidas em casa, mas apenas a equipe mineira tirou proveito desta situação.

Apesar de não poder contar com o Mineirão, o Cruzeiro encontrou em Sete Lagoas uma atmosfera muito parecida a utilizada pelos argentinos.

Arquibancada próxima, dimensões do campo não muito grandes, palco perfeito para pressionar e sufocar os adversários neste tipo de competição.

O resultado: foram duas goleadas implacáveis e um ambiente mais tranquilo para enfrentar o agora conhecido Tolima na Colômbia.

Flu 0 x 0 Nacional (Uru)
Por outro lado, o Fluminense não teve a mesma sorte.

Acostumado ao piso macio e aos espaços oferecidos pelo Maracanã, a equipe carioca tem sentido dificuldades nesta Libertadores tendo que atuar no Engenhão.

Além disso, Muricy mesmo precisando da vitória, escalou uma equipe muito cautelosa, com três zagueiros e apenas um atacante na teoria, fato que acabou se confirmando na prática.

Agora, com dois empates em casa o Tricolor terá que enfrentar na próxima rodada o América no México, país, que apesar de nos trazer boas lembranças com seleções brasileiras, quando se fala em duelo entre clubes, se torna bastante complicado.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] POLÍTICA ATRAPALHA NOSSO FUTEBOL NOVAMENTE

Mas uma vez, interesses políticos misturados ao futebol brasileiro são manchetes, e devem trazer consequências negativas ao esporte.

Ontem Andrés Sanches (foto), sinalizou que o Corinthians estaria deixando o Clube dos 13, após uma reunião na sede da entidade com Fábio Koff, presidente da entidade.

Disse, que em 48 horas tomaria uma decisão, mas que a tendência seria romper.

Koff deixou claro, que não existe esta possibilidade de "pedir licença", alertando aos possíveis interessados em seguir o clube paulista na cisão.

Parece não ter funcionado, pois hoje, os quatro grandes do Rio anunciaram oficialmente o afastamento em bloco do Clube.

O principal motivo do racha, é a intenção dos clubes em negociar diretamente a venda de seus direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro com as empresas interessados, e não mais através da entidade que os representava em conjunto.

Só que existem vários outros interesses em jogo.

Esta crise pode estar sendo motivada pela CBF, que nunca engoliu o Clube dos 13 administrando as propostas das emissoras.

Curiosamente, quem começou a debandada foi o Corinthians, que tem uma ligação forte com Ricardo Teixeira.

O Flamengo veio na cola, pode ter se inclinado à sair, depois de ser agraciado com a decisão recente da entidade carioca de conquistar, agora por direito, a Taça das Bolinhas.

Com a saída dos dois clubes mais fortes enfraquecendo o Clube dos 13, a CBF ganharia força para impor suas preferências nas futuras negociações.

Mas, alguns desdobramentos desagradáveis podem surgir, pois, pelo jeito deveremos ter dois grupos negociando suas imagens, a dos dissidentes e a do Clube dos 13, correto!

Então, quando jogarem um time de cada grupo não haverá acordo, e os prejudicados serão os torcedores, que ficarão sem poder assistir ao jogo pela televisão.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] ORAS BOLINHAS!

Recomeçou a briga entre São Paulo e Flamengo pela famosa Taça das Bolinhas.

Para quem não sabe, a partir de 1971, quem vencesse por cinco vezes o Campeonato Nacional, ficaria em definitivo com a taça em questão.

Depois de muita polêmica, a Caixa Econômica Federal (que guardava o objeto), entregou na semana passada o troféu ao São Paulo (veja ao lado).

De acordo com a decisão da CBF, homologada em abril de 2010, o time paulista ganhou o direito por ter conquistado os campeonatos de 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007.

Só que no meio deste caminho havia um problema:

Em 1987, o Clube dos 13 devido divergências com a CBF, resolveu boicotar o principal campeonato nacional, realizando a chamada Copa União, com particpação e aval dos dois envolvidos.

Por conta deste fato, a CBF realizou seu campeonato com a participação das equipes integrantes da divisão abaixo, ignorando a competição paralela, que teve como vencedor o Flamengo.

Somando esta conquista com às de 1980, 1982, 1983 e 1992, o time carioca teria direito à tal Taça antes do São Paulo.

Nesta segunda-feira, uma semana após a Taça ter sido entregue ao São Paulo, a entidade maior do futebol brasileiro atendendo a pareceres jurídicos, reconheceu que houveram dois campeonatos naquele ano, conquistados por Flamengo e Sport.

Sendo assim, a taça teria que mudar de endereço, e isto também deve ser apenas o início de uma longa novela, talvez maior que esta recém terminada.

O Flamengo campeão da Copa União de 1987.

O time titular na época era: Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Aldair e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato, Bebeto e Zinho.

Sem dúvida um grande time, legítimo campeão brasileiro daquele ano, seja lá qual for o nome dado, ou quem tenha promovido a competição.

obs. Na foto acima aparece o zagueiro Edinho (ex-Flu e Seleção Brasileira), que neste jogo substituiu o Aldair.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

[CAUSO] DOIS TIMES SEM JOGO

Certa vez, o União da Barra do Catimbó recebeu o seguinte ofício:

Ilmos. Srs,
Do União da Barra do Catimbó
Nós vem por essa mal traçada linha chamar vocês aí pra jogar no campo da gente uma partida de futebol domingo, que a gente só joga nesse dia, que nos outro a gente trabalha. Se vocês quiser vim, pode responder o ofício que vem, que é pra gente pendurar ele na tabuleta do boteco do Almeida pros sócios do time da gente poder ver que vocês aceitou e se na hora vocês ficar com medo e não vim, eles não ficam pegando no pé da gente e dizendo que essa diretoria não tem ninguém que sabe tratar jogo. Agora se vocês não tão a fim de encarar a gente, então é problema de vocês. O Flor do Ó não tem medo de ninguém.
(Assinado: Olavo Silva, Diretor Esportivo do Flor do Ó)

Assim que leu o ofício, o Seu Azulão, presidente do União da Barra do Catimbó, se picou de raiva. Convocou a diretoria do seu time, leu o ofício do adversário e, de imediato todos toparam o jogo com o Flor do Ó. E, como era solicitado pelo desafiante, mandaram a resposta num ofício caprichado.

Ilmos. Srs,
Diretores do Flor do Ó
Nós recebeu o ofício marcando jogo e responde por essa mal traçada linha que aceita. Nós não é de enjeitar parada. Se a gente tivesse medo de homem, não saia na rua vestindo calça, a gente vai pode anunciar. Mas tem o seguinte: Nós dá o juiz e vocês que é dono do campo dá a bola. Domingo tamos aí na Freguesia do Ó pro que der e vier. Responde logo se aceita dar a bola. Se tiver medo de nós, é só dizer que naão quer, que agente não vai.
(Assinado: Eldócio Pereira, o Azulão, Presidente do União da Barra do Catimbó)

De posse do ofício-resposta, o pessoal da diretoria do Flor do Ó se atucanou e, rápido e rasteiro, mandou um pivete levar outro ofício, com novas bases:

Ilmo. Srs,
Diretores do União da Barra do Catimbó
Nós recebeu seu ofício que veio cheio de mumunha. E passamo a responder nessa mal traçada linha. Vocês quer moleza, já vi tudo. Mas a gente não tá a fim de criar caso. Só queremos jogar. Vocês pode trazer juiz, que com nós ele não vai ter vida mansa. Se tiver afanando a gente, nosso capitão do time toma o apito dele e dá pra outro. Nós sabe que na Barra do Catimbó só tem juiz ladrão. Nós não é otário. Mas aceitamo essa base que botamo aqui. Agora no negócio da bola, vocês traz a bola, nós dá o campo e vocês a bola, cada um dá uma coisa. Se quiser assim tá combinado.
(Assinado: Olavo Silva, Diretor do Flor do Ó)

Mal o Azulão meteu as botucas no ofício do adversário, segurou o pivete mensageiro e fez com que ele esperasse às pamparras para levar outro ofício de volta.

Ilmos. Srs,
Diretores do Flor do Ó
Juiz ladrão tem é no bairro de vocês. Tudo abafador. Nós manja a negada daí. E não adianta vim com grupo pra cima da gente, que a gente não é trouxa e não vai entrar em truque de papagaio enfeitado da Freguesia do Ó. Juiz que a gente leva pra apitar o jogo apita até o fim e não adianta estrilo de capitão fajuto. Se nós leva o homem nós garante ele, nisso vocês pode botar fé. E no negócio da bola não tem arrego: vocês dá a bola. Agora, se vocês quer arranjar desculpa pra não jogar é problema de vocês. Nós foi convidado. Aceitamos porque nós não temo medo de ninguém. Na bola e no pau nós somo mais nós.
(Assinado: Eldócio Pereira, o Azulão, Presidente do União da Barra do Catimbó)

Ao tomar conhecimento do novo ofício do União, a curriola do Flor do Ó se entralhou e, sem demora, mandaram mais um ofício.

Ilmos. Srs,
Diretores do União da Barra do Catimbó
Nós vem por meio dessa mal traçada linha avisar que não aceita esculacho de ninguém. Ladrão é vocês desse pedaço fedorento. Nós aqui é trabalhador. E dentro do campo que fala mais alto, o único que chia, é o capitão do time e se ele resolver tirar o pilantra que vocês botaram pra apitar pode contar que ele tira, porque dá a maior moral pra ele. No negócio da bola, vocês tem que trazer a de vocês, que a bola da gente tá com bexiga e pode estourar.
(Assinado: Olavo Silva, Diretor do Ó)

A diretoria do União, presidida pelo Azulão, não era de engolir desaforo. Por isso, mal acabaram de ler o ofício, se bronquearam e azedaram mais na resposta.

Ilmos. Srs,
Diretores do Flor do Ó
A Barra do Catimbó não é bairro de ladrão, a mãe de vocês não mora aqui. Gaturama é a patota daí. E a gente não quer levar a bola nossa porque sabe que vocês vai querer roubar ela. A negada do Democrata contou pra gente que quando foi jogar aí a bola deles caiu na vala e vocês enrrustiram e eles voltaram sem bola. Nós não entra nessa. Deixa de ser fominha e bota a bola que vocês afanaram do Democrata em campo.
(assinado Eldócio Pereira, o Azulão, Presidente do União da Barra do Catimbó)

Esse ofício do azulão revoltou a turma do Flor do Ó e eles, enviaram um pra acabar com a graça.

Ilmo. Srs,
Diretores do União da Barra do Catimbó
Nós não afanou bola de ninguém. Nós não ia se sujar por tão pouco. O Democrata aqui apanhou na bola e no tapa e por isso tá fazendo fuchico. Agora, vocês fizeram mal de meter a mãe no meio disso. Quando derem as fuças aqui, vão ter que engulir isso. Porque jogo só vai ter se vocês trusser a bola. Ladrão pensa que os outro é ladrão, mas nós não é. Pode trazer a bola sossegado.
(assinado: Olavo Silva, Diretor do Flor do Ó)

Por fim o Azulão mandou um ofício definitivo:

Ilmo. Srs,
Diretores do Flor do Ó
Nós não vai porque não vai deixar os ladrão daí roubar a nossa bola. Mas quando vocês quiser dar a bola, a gente vai. Quanto esse negócio de engolir o ofício da mãe de vocês nós duvida e faz pouco. Tamos aqui pra qualquer coisa. Se vocês tem medo de vim aqui, pode esperar que a gente se encontra nas quebrada.
(Assinado Eldócio Pereira, o Azulão, Presidente do União da Barra do Catimbó)

Por essas e outras, o União da Barra do Catimbó e o Flor do Ó ficaram sem jogo.

Texto de Plínio Marcos (http://www.pliniomarcos.com)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] SANTOS E FLU DEVEM ABRIR OS OLHOS

As duas equipes mais badaladas do futebol brasileiro, não passam por um bom momento, justamente na época da fase inicial da Libertadores, onde um tropeço pode ser fatal.

O Santos, atual campeão estadual e da Copa do Brasil, e o Fluminense vencedor do último Brasileirão, possuem várias coincidências.

Estrearam empatando no principal torneio sul-americano, devem conviver com um início de crise, pois o Santos acaba de perder um clássico para seu maior rival, e o Fluminense, de ser desclassificado da Taça Guanabara para um time pequeno.

Ambos contam com ótimas opções no elenco, mesmo sem poder ainda contar com titulares importantes (Ganso e Émerson).

Seus treinadores são estudiosos, trabalhadores, se debruçam em estatísticas, assistem jogos dos adversários, enfim, respiram futebol 24 horas por dia.


Só que neste momento, tanto Muricy como Adilson (foto acima), estão sendo bastante contestados pelas formações que estão mandando à campo.

Um dos problemas do Fluminense, está sendo a mudança da forma de jogar, Muricy vem escalando Edinho como volante de proteção, uma espécie de terceiro zagueiro, ao lado de Diguinho e Marquinho, com isso os laterais, ponto forte do time campeão, estão ficando presos.

Diogo, titular da posição até se contundir, nem foi relacionado para Libertadores, enquanto parece ter esquecido de Tartá, importante nos últimos jogos do Brasileiro.

Além destes citados, Muricy tem à disposição para o meio campo Valencia e Souza, mas ninguém sabe quem serão os três que se juntarão a Conca, que por sinal, ainda oscila bons e maus momentos, depois que retornou da cirurgia.

Na defesa não há dúvidas, o mesmo acontece na frente, com Rafael Moura e Fred, que apesar de estarem dividindo a artilharia, não se completam.

No Santos os problemas são maiores, o time perdeu o toque de bola e a profundidade, com mudanças constantes e opções, ao meu modo de ver, erradas escolhidas por Adilson.

Ele não encontra um articulador enquanto não pode contar com Ganso. Insistiu mais uma vez com Robson, e não utiliza os jovens Alan Patrick e Felipe Anderson, que nem relacionado para Libertadores está.

Na Venezuela, colocou Elano na função, não deu certo, e ainda perdeu as qualidades do meia pelo lado direito, onde este vinha sendo o principal jogador da equipe.

Arouca deve jogar como primeiro volante, como segundo, o time perde rapidez na saída de bola, essa perda acontece quando Possebon está em campo, apesar de discreto e não comprometer, tira o espaço do ex-volante do São Paulo.

Na frente, Zé Eduardo e Maikon Leite que começaram muito bem o ano, inexplicavelmente, perderam espaço para Diogo, que não é jogador de área, e o pior, continua apresentando o mesmo futebol do ano passado no Flamengo.

Com ele o time perde a marcação na frente, um dos motivos do sucesso recente, atraindo o adversário para seu campo.

Agora é torcer para Muricy e Adilson, dois excelentes treinadores, reavaliarem o que tem nas mãos e procurarem fazer o simples.

O futebol, como eles estão cansados de saber, tem duas máximas que caminham ao lado do treinador.

FUTEBOL É MOMENTO.

QUEM SE ESCALA É O JOGADOR.

Para quem não entendeu o segundo ditado futebolístico, o jogador se escala com o rendimento que vem apresentando, o treinador apenas o coloca em campo.

[CAUSO] SAI PRA LÁ!

Esta aconteceu com um amigo meu, ele jurou que foi verdade!

Década de 80, Santos e Corinthians jogaram no Morumbi para um público superior a 100 mil pessoas.

Com o apito final do árbitro, meu amigo que assistira o jogo das arquibancadas, se dirigiu para a rampa de saída do estádio, não só ele como milhares de outros torcedores.

Disse, que no começo era possível caminhar normalmente, mas com os espaços se estreitando, as pessoas iam se amontoando uma nas outras, ficando cada vez mais difícil se mexer.

Chegou uma hora que ficou impossível mexer braços e pernas, o máximo à ser feito, era deixar a "correnteza te levar".

Com uns 15 minutos nesta situação, chega um senhor careca e praticamente engancha o pescoço no ombro do meu amigo, e vai seguindo quieto ao seu lado junto com a "boiada".

Meia hora depois, o tal senhor ainda se encontrava na mesma posição, fato que incomodava o meu amigo, disse que chegou a pensar que se tratava de um homossexual.

Quando chegaram na rua, os espaços foram se abrindo, com isso o tal senhor "desenganchou" do seu ombro e caiu na calçada desacordado.

Chamaram uma ambulãncia, que veio atendê-lo rapidamente, mas já era tarde.

Alguns curiosos perguntavam ao paramédicos:

- Faleceu agora?

- Gelado do jeito que está, deve ter morrido há uma hora e meia atrás.

Respondia o profissional desolado, enquanto meu amigo saía de fininho do local.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

[INFO] UM ALERTA À RONALDO

Agora que encerrou a carreira Ronaldo não terá mais obrigação de treinar fisicamente, com certeza sua vida social será mais intensa, almoços e jantares ganharão maior espaço no seu dia a dia.

O ex-craque creditou o aumento de peso que o perseguia até seus últimos dias como atleta ao hipertireoidismo, mas médicos especialistas no assunto prontamente descartaram esta hipótese.

Maradona num passado recente.
A tendência natural - na maioria dos casos - quando se aposenta, é ter um aumento de peso, só que alguns extrapolam, como no caso de Maradona, por exemplo.

O ex-craque argentino mede 1,66m, chegou a pesar mais de 100 kg.

Imagem recente de Brolin.
Lembram-se do meia suéco Tomas Brolin, das Copas de 90 e 94?

Pois é, seu peso como jogador profissional era 73 kg, hoje, com apenas 41 anos de idade, pesa mais de 120 kg.

Aqui no Brasil, os mais conhecidos por terem adquirido uns quilinhos à mais depois de pararem de jogar, são:

Branco (47 anos), ex-lateral da Seleção Brasileira e o ex-meia Neto (44 anos), atual comentarista esportivo da TV Bandeirantes.

Se Ronaldo, atualmente com 34 anos, não quiser seguir o caminho de Brolin e Maradona terá que se cuidar, pois, somente nestes dois últimos meses foi espantoso seu ganho de peso.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] FALTAM DOIS

Tite foi desmentido por Roberto Carlos.
Dos quatro eleitos pelos vândalos, que se dizem torcedores do Corinthians, como culpados pela eliminação da Libertadores, dois não fazem mais parte do elenco.

Ronaldo se aposentou e Roberto Carlos seguiu para o futebol russo.

Danilo e Tite, que ainda seguem no grupo, foram vaiados ontem no Pacaembu, durante o jogo em que o Timão venceu o Moji Mirim.

A situação do treinador não ficou nada confortável, depois que Roberto Carlos em entrevista à Rádio Bandeirantes, declarou que só não enfrentou o Tolima na Colômbia, porque foi preterido por Tite.

O treinador havia dito, que o lateral é que não se sentia confiante para o jogo, com isso Roberto Carlos foi acusado injustamente pelos torcedores como "pipoqueiro".

A revolta dos vândalos que anteciparam a aposentadoria de Ronaldo e fizeram Roberto Carlos procurar novos ares, ainda está dando o que falar.

Segundo o experiente lateral, a polícia sabe exatamente quem são as pessoas envolvidas, inclusive sabem quem mandou estas pessoas ao local de trabalho dos atletas tentar agredi-los.

Quanto a abordagem feita em Ronaldo ainda dentro do avião no retorno à São Paulo, onde o craque teria sido desrespeitado e quase agredido, o Blog do Paulinho publicou hoje, que a pessoa que teria criado o mal-estar é diretor administrativo do clube, conhecido por André Luis de Oliveira.

Mesmo com estas pessoas ligadas a Andrés Sanches, tanto Ronaldo como Roberto Carlos ao se despedirem, procuraram enaltecer a figura do presidente, o atacante inclusive se referiu a Sanches como um irmão.

[OPINIÃO] LEITE MAIS CARO A PARTIR DESTA SEMANA

Pode estar explicada a não utilização do atacante Maikon Leite (foto) nos últimos jogos do Santos.

Na semana passada, o jogador, junto com seus empresários, se reuniram com a diretoria palmeirense e modificaram as bases do famoso pré-contrato.

A multa passou de R$ 2 milhões para R$ 60 milhões (mercado nacional), e  € 60 milhões (ou R$ 136,5 milhões) para o mercado internacional.

O jogador recebeu inclusive um adiantamento financeiro do Palmeiras neste novo contrato.

Acredito, que agora o ambiente tenha ficado desfavorável para o atleta no Santos, depois do bom começo de temporada, Maikon chegou a ventilar alguma possibilidade em continuar no clube.

Tanto que os dirigentes santistas, diziam-se mobilizados em tentar reverter o quadro.

[OPINIÃO] LUCAS + NEYMAR = JÁ!

Tenho ouvido e lido nos últimos dias, muita gente preocupada em fazer comparações entre Neymar e Lucas, foram inclusive realizadas várias enquetes para saber quem é o melhor dos dois.

Por outro lado, não ouvi ninguém dizer que os dois têm que ser estar juntos como titulares na seleção principal.

Ao lado dos pais, assinando o novo contrato, multa de 80 milhões de euros.
Lucas (foto) realmente impressionou no Sul-Americano Sub-20.

É um jogador extremamente objetivo, que joga em direção ao gol, sem contar a velocidade incrível com a bola nos pés.

Agora, resta esperar a confirmação na próxima convocação.

Pois, do jeito que os treinadores ultimamente nos surpreendem com justificativas nada fáceis de se entender, podemos vê-lo entrando no finalzinho do amistoso contra a Escócia em Londres.

Uma das possíveis desculpas, pode ser que ele ainda não jogou pela seleção de cima.

Que desperdício!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

[INFO] BRASILEIROS COMEÇAM BEM A LIBERTADORES

Falta apenas o Grêmio iniciar a caminhada da principal competição sul-americana.

O time gaúcho estreia hoje, jogando em casa contra o Oriente Petrolero da Bolívia.

Das equipes brasileiras que atuaram em seus domínios, Cruzeiro e Fluminense, apenas o time carioca tropeçou, empatando com o Argentinos Juniors.

O Cruzeiro atropelou o tradicional Estudiantes, goleando por 5 a 0.

Já, Santos e Internacional obtiveram empates jogando fora de casa, estes resultados podem ser considerados bons, mas pela qualidade dos adversários que enfrentaram, ambos tinham condições de voltar com três pontos.

Semana que vem tem mais (dias 22, 23 e 24), apenas o Santos joga somente no dia 2 de março.

[FICÇÃO] GOL DE PORCO

O futebol já teve gol de tudo quanto é jeito:

Gol de placa, gol de bicicleta, gol de chaleira, gol de barriga, gol de juiz, gol de bico, gol de canela..., teve até gol de porco!

Dizem que aconteceu no interior de Goiás, vejam:

Segundo tempo, 0 a 0, o time da casa precisando desesperadamente da vitória.

Escanteio à seu favor, bola no local, o ponta toma distância, quando foi fazer a cobrança, atravessa um porquinho por cima da bola.

O craque nem percebeu, soltou a perna, mandando o porquinho para dentro da área, o centroavante esperto, sobe no segundo andar e no reflexo, manda de cabeça o animal pro fundo das redes.

Quando o goleiro, desolado, foi pegar a "bola" dentro do gol, percebe a situação e sai em direção ao árbitro, pedindo sua anulação.

O juizão, caseiro, não quis nem saber, correu para o centro do campo, validando o tento.

Mesmo com o goleiro colado no seu cangote, ainda disse:

- Da próxima vez, vê se segura o coitado do bichinho!

O goleirão ainda tentou convencer o árbitro, mas não teve sucesso.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] GANSO DE BORRACHA

(foto: Marcos Ribolli)
Além da aposentadoria de Ronaldo, outra notícia que mexeu com o noticiário futebolístico, foi a possível ida de Paulo Henrique Ganso (foto) para o Corinthians.

Alguns davam como certa sua transferência, as formas eram as mais variadas possíveis.

Uns, diziam que a empresa de Ronaldo Fenômemo pagaria o valor da multa contratual e o repassaria ao Timão.

Outros, garantiam que um grande clube europeu levaria o jogador, e em seguida o emprestaria ao time de Parque São Jorge.

Teve até insinuações, que este misterioso clube iria repassar a quantia ao Corinthians, pois o valor da multa para o mercado brasileiro é inferior, onde este efetuaria o pagamento, servindo como ponte.

A história começou, quando o presidente santista revelou que Andrés Sanches lhe disse em off, que a DIS (detentora de 45% do atleta), havia oferecido o jogador à ele.

Isto, deve ter acontecido, mas Luis Álvaro teve a intenção de tornar público o fato, para emitir uma mensagem oculta aos torcedores santistas:

"Olhem o que eles estão fazendo, ofereceram nosso craque para o maior rival".

Um puxa daqui, outro puxa dali.

A verdade, é que Paulo Henrique está no centro de um turbilhão de interesses, ele tem ao seu lado um grupo de pessoas que estão em guerra com o Santos, por outros motivos e ficam usando-o como trunfo para medir forças.

Não acho correto este método para se conseguir aumento de salário, até um encontro desnecessário com o antigo presidente Marcelo Teixeira foi "realizado".

Como já escrevi anteriormente, a atual diretoria santista, teve tudo para mostrar, como ela mesmo se entitulou, diferenciada, bastaria ter mostrado o mesmo empenho que teve com o plano de carreira oferecido à Neymar, mesmo com ele contundido.

Assim, evitariam todas estas especulações.

E pode vir mais!

Imaginem se o Paulo Henrique demorar à atingir aquele futebol que o consagrou, a torcida pode pegar no seu pé, com desconfiança.

[OPINIÃO] SANTOS CONFUSO NA ESTREIA

Neymar: cansaço natural. (Foto: EFE)
A estreia do Santos ontem na Venezuela foi sonolenta, bem apropriada para o horário.

O time esteve se mostrou sem inspiração e apático.

Sua principal estrela esteve longe das últimas atuações do Sul-Americano sub-20, demonstrando cansaço da maratona que está enfrentando.

E o pior, entrou em campo com uma escalação confusa.

Adilson preferiu adotar um esquema cauteloso, o que é compreensível, por se tratar de uma estreia fora de casa.

Colocou Danilo para fazer a "dobradinha" com Pará pelo lado direito, centralizou Possebom, Arouca ficou como primeiro volante, com mais liberdade, e tentou posicionar Elano como armador.

Na frente, Diogo e Neymar, acabavam tendo que voltar, pois sentiam a falta de um articulador.

Com pouco poder de fogo, até que o time criou algumas oportunidades na primeira etapa, como uma bola na trave e um gol anulado, mas no segundo tempo pouco aconteceu, a equipe santista esteve apagada contra um adversário fraco, que procurou chegar a vitória na base da empolgação de sua torcida.

Na minha opinião esta formação de ontem, com três volantes, Elano na armação e Diogo na frente, o Santos perdeu qualidade nos dois setores.

Não havia a necessidade de deslocar o Elano de sua posição original, aonde vinha sendo o principal jogador da equipe, bastava recuar o Diogo para atuar como um meia de ligação, e colocar o Zé Eduardo, que vive um grande momento, na frente ao lado de Neymar.

Também acho, que o Maikon Leite, seria uma ótima opção para o segundo tempo, pois daría um desafogo, com a opção de atuar no contra-ataque.

A verdade, é que num campeonato como a Libertadores, não pode se dar ao luxo de ficar fazendo experiências, enquanto aguarda a liberação de Ganso, Jonathan e Charles.

Além do mais, entrar em campo com uma equipe ainda sem padrão e tão mexida na sua estrutura.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] EMOÇÃO E LÁGRIMAS NO ADEUS DE RONALDO

Ronaldo classificou Andrés como um irmão.
Como já era esperado, a despedida de Ronaldo tomou conta dos noticiários de praticamente todo o mundo, foi também assunto obrigatório nas conversas em escritórios, bares, restaurantes e etc.

Escutei na íntegra a entrevista coletiva dada pelo personagem principal, ele agradeceu a todos que participaram direta ou indiretamente de sua carreira, sem exceções, jogadores, treinadores, dirigentes, clubes e torcedores.

Com a fala bem pausada, foi se emocionando ao longo do depoimento, citou as contusões, as principais conquistas e se desculpou pelo fracasso na Libertadores, assumindo toda a responsabilidade.

Em seguida. fez uma revelação importante, dizendo que em 2007 quando ainda atuava na Europa, ficou sabendo que sofria de hipertireoidismo.

Que segundo ele, seria responsável pelo aumento de peso, e causador das dores, que tanto prejudicou o final de sua brilhante carreira.

Só achei que Ronaldo extrapolou ao fazer juras eternas de amor ao Corinthians e demonstrar tanta humildade ao citar o atual presidente Andrés Sanches, colocando-o num patamar inalcançável, pelo fato de ter abraçado o projeto no final de 2008.

Talvez por ainda estar muito ligado ao clube, evitou fazer críticas aos graves acontecimentos da última semana, até para não prejudicar os contratos de patrocínios atrelados a ambos, e ao mesmo tempo, dando um tapa com luva de pelica nos torcedores que passaram do limite.

Depois, Ronaldo passou a responder perguntas dos repórteres, equiparou grandes feitos de sua carreira, como a conquista da Copa de 2002, ao calor da torcida corinthiana, dizendo que jamais viu coisa parecida.

Abriu o coração, falando dos momentos de reflexão para decidir o fim da carreira, citou que a nova contusão muscular sofrida após o jogo do Tolima, foi decisiva na decisão de parar.

Demonstrou-se incomodado com a questão formulada pelo repórter Abel Neto, da TV Globo, que quis saber se os dirigentes do Corinthians tinham conhecimento do hipertireoidismo, respondendo de forma seca, que o Corinthians sempre soube de tudo.

Ronaldo também revelou que pretende ser uma espécie de Embaixador Institucional, levando o nome Corinthians, à todos os cantos do mundo.

Se por uma lado não há dúvidas que Ronaldo não tinha mais condições de continuar jogando futebol em alto nível, fica no ar uma tristeza, um sentimento de perda, um vazio, sabendo que nunca mais veremos uma arrancada fenomenal, um gol fantástico, ou um lampejo que seja.

[OPINIÃO] RONALDO DÁ ADEUS AO FUTEBOL

A chegada em dezembro de 2008.
Amanhã na hora do almoço, desculpe a ironia, Ronaldo vai anunciar que encerra sua carreira como jogador de futebol.

O motivo alegado é, que seu corpo não obedece com a mesma eficácia ao que sua cabeça projeta.

Então, aos 33 anos, vítima de contusões graves, excesso de peso (nos últimos anos), e chateado com a reação da torcida corinthiana após a desclassificação na pré-Libertadores, Ronaldo deixará o futebol.

Contar sua trajetória vitoriosa aqui não é necessário, todos sabem que o atacante está num grupo seleto de craques imortais.

É nítido que Ronaldo não tinha mais o mesmo prazer em jogar, a parte social foi tomando conta de sua vida particular, a vontade em aproveitar outras situações que lhe dão prazer, foram ficando cada vez mais assíduas.

Ronaldo passou a mostrar sinais de relaxamento, ao se apresentar para àquela que seria sua última Copa do Mundo em 2006, pesando mais de 100 quilos, nesta época o futebol europeu começava a fechar as portas para o craque.

Em 2008 veio recuperar a forma física no Flamengo, time que dizia ser sua paixão, e no final do mesmo ano foi confirmado como jogador do Corinthians, trazendo consigo uma série de patrocinadores para o clube paulista.

O fim da história terá seu desfecho amanhã, da boca do próprio craque, mas os outros motivos que, de alguma forma anteciparam o término da sua carreira, talvez nunca sejam revelados.

Uma coisa é certa, Ronaldo se despede do futebol magoado e assustado com a revolta dos torcedores, há quem diga, que também deixa o clube descontente com o presidente Andrés Sanches, o motivo seria financeiro, e tem ligação com a saída de Roberto Carlos.

Pode ser coincidência mas, os dois jogadores mais cobrados pelos torcedores, de uma forma ou de outra, saem de cena.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

[INFO] GOLEADA, TÍTULO E VAGA ASSEGURADA

A Seleção Brasileira sub-20 conquistou ontem de madrugada o título de campeão mundial Sul-Americano da categoria, e por consequência, garantiu presença nas Olimpíadas de 2012, que será realizada em Londres.

Os meninos do Brasil não se intimidaram com as entradas desleais dos uruguaios, nem o campo pesado foi empecilho para o toque de bola e as belas jogadas individuais, principalmente de Lucas e Neymar.

Dos seis gols brasileiros, Lucas fez três, dois em arrancadas sensacionais, Neymar por sua vez marcou dois, mostrando muita frieza na hora de concluir, e Danilo fez o seu em chute cruzado.

O placar elástico (6 a 0) aconteceu devido a volúpia do time brasileiro, que passou o jogo todo procurando o gol, mesmo quando teve seu zagueiro expulso no início da segunda etapa ao cometer um pênalti, desperdiçado pelos uruguaios.

Com a igualdade numérica (o Uruguai teve um atleta expulso no primeiro tempo), o Brasil manteve o ritmo e foi marcando gols, garantindo o título da competição.

Neymar: campeão e maior artilheiro de todos Sul-Americanos.
Neymar e Lucas, realmente arrebentaram e voltam consagrados.

Outros jogadores que mostraram um bom nível, foram os volantes Casemiro e Fernando.

O atacante William José, que apesar de não ter marcado na final, apresentou qualidades.

Os laterais Danilo e Alex Sandro, ambos do Santos, estiveram na média, mostrando regularidade durante a competição.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

[CAUSO] E AS GOZAÇÕES CONTINUAM...

A eliminação precoce do Timão na Libertadores, continua sendo motivo de muita gozação dos torcedores de outros clubes, veja:
.



[OPINIÃO] O SANTOS ESTÁ PRONTO?

Arouca voltou bem, mas ainda sente falta de ritmo.
O Santos está às vesperas de estrear na Libertadores, e ao contrário do que todos estão dizendo, ainda não tem um time, nem um esquema de jogo definido.

Até o jogo de ontem contra o Noroeste, Adilson teve que mandar a campo, uma equipe completamente desfigurada, devido problemas de contusões e jogadores servindo a seleção sub-20.

Os desfalques mais sentidos, sem dúvida são Ganso e Jonathan, este último chegou com início de pubalgia, um problema sério para um atleta profissional, mas diziam que isto não impediria sua utilização, a verdade é que o lateral jogou apenas duas partidas desde que chegou.

Já a volta de Neymar tem que ser comemorada, ao lado de Arouca e Zé Eduardo, que retornaram bem a equipe, deixando-a mais próxima do desejado.

Atrás, Adilson parece não ter dúvida, Rafael, Pará, Dracena, Durval e Léo, serão os escolhidos, no meio Arouca e Elano estão certos, da mesma forma que Neymar e Zé Eduardo na frente.

As dúvidas quanto aos jogadores que entrarão e a maneira de jogar, seja com três atacantes, ou quatro no meio, é que devem estar tirando o sono do treinador, o grande problema, é a falta de um meia de armação.

Se optar por um meio campo mais defensivo, ele tem: Adriano e Possebom, ou pode utilizar Danilo, que vem jogando pela lateral no sul-americano sub-20.

Adriano e Possebom são discretos, dão passes de meio metro e não progridem sem a bola, só que o primeiro tem uma diposição incrível na marcação, claramente mais interessante.

Caso queira atuar com um meia de ligação, terá a disposição: Diogo, que fez uma boa partida nesta função e Alan Patrick, Felipe Anderson corre por fora, enquanto Robson parece ser carta fora do baralho.

Dentre estes citados, Adilson pode escolher jogar com três ou quatro no meio, dependendo de como ele irá formar o ataque, durante a semana ele acenou com a possibilidade de colocar três atacantes, mas ontem já declinou.

Então vamos lá, como atacante de área nato, ele conta somente com Keirrisson e Zé Eduardo, por rendimento Zé Love está muito acima.

Pelos lados, Neymar poderá ter como parceiro, Maikon Leite, que na minha opinião tem que jogar, Diogo e o próprio Zé Eduardo, caso ele opte por Keirrisson.

Confesso, que gostaria de ver nesta terça-feira contra o Táchira a seguinte formação: Rafael; Pará, Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Elano e Diogo; Maikon Leite, Zé Eduardo e Neymar.

Ofensivo demais?

Diogo teria que ajudar na recomposição do time sem a bola, e um revezamento entre os três da frente, sempre com um ajudando também.

Mas, acho que Adilson vai entrar com: Rafael; Pará, Dracena, Durval e Léo; Arouca, Possebom, Elano e Diogo ou Keirrisson; Zé Eduardo e Neymar.

Nestas duas formações, o grande problema é a falta de um meia de armação, o plantel santista só possui um com esta característica: PH Ganso.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] FERA FERIDA

Foi curta a passagem de Roberto Carlos (foto) pelo Corinthians, depois 65 jogos e algumas Emoções, jogador e clube anunciaram o fim do casamento.

O veterano lateral chegou no início de 2010 por influência do Amigo Ronaldo, veio cercado de desconfianças.

Primeiro pela idade avançada (37 anos), depois, porque tinha atuado nas suas últimas partidas na Turquia, como zagueiro.

Mas, ele mostrou que estava bem fisícamente, e se transformou num dos melhores jogadores da equipe na temporada de 2010.

Alguns Detalhes, colaboraram para esta decisão inesperada:

Com a chegada de Tite, os problemas começaram a aparecer, timidamente é verdade.

Se, em 2010 o lateral não tinha uma "sombra", neste ano contava com Marcelo Oliveira, que retornou de empréstimo do Grêmio Prudente, e contava também com Fábio Santos, contratado posteriormente a pedido do treinador, demonstrando um sinal de preocupação.

A situação ficou mais evidente no primeiro jogo contra o Tolima, Tite tirou o jogador na segunda etapa alegando estar poupando-o de um desconforto muscular, citado pelo próprio atleta. As imagens foram claras, Roberto não gostou da substituição.

Na Colõmbia, Tite optou Outra Vez em não usá-lo, apesar da vontade do lateral, que ainda ficou numa saia-justa com a torcida, o acusando de pipocar.

A gota d´água veio com a desclassificação e a consequente fúria da torcida, Roberto Carlos disse em tom de Desabafo, que vem sendo perseguido e sofrendo ameaças, optando por deixar o clube.

Que por sua vez, não fez força alguma para segurá-lo, pois a redução considerável na folha de pagamento com certeza é bem vinda, agora que o clube irá deixar de faturar com a eliminação precoce da Libertadores.

Falando Sério, neste caso ficou claro que, nem clube, nem jogador, queriam continuar o relacionamento.

Já surgem boatos quanto ao futuro do lateral, uma Proposta extraordinária do futebol russo, outra dos Estados Unidos, mais alguns clubes brasileiros como o Flamengo de Luxemburgo e o Palmeiras de Felipão, foram divulgados logo após o anuncio de sua saída.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] MAIS UMA VEZ... A FRANÇA!

A seleção brasileira conheceu hoje sua segunda derrota consecutiva na "Era Mano", a França, sempre a França, venceu por 1 a 0, o gol foi marcado por Benzema, por sinal, o camisa dez francês foi o melhor homem em campo.

Com certeza, o técnico Mano Meneses será alvo de questionamentos, pois os resultados contra adversários tradicionais, França e Argentina, não foram felizes, as vitórias aconteceram sobre Estados Unidos, Ucrânia e Irã, claramente inferiores.

Hoje, o time fez um primeiro tempo razoável, criou algumas situações de gol e esteve bem no sistema defensivo, mas, a partir da expulsão de Hernanes, foi completamente dominado pelos franceses.


Hernanes (ao fundo), expulsão infantil no meio de campo, entrada
desleal para evitar um chapéu improdutivo de Benzema.
(foto: AFP)

No segundo tempo, Julio César fez grandes defesas, sendo responsável direto pelo placar mínimo. A única chance de gol brasileira foi com o atacante Hulk, no final da partida.

Claro, temos que levar em conta, que esta é uma fase de experiências, ora as convocações são com jogadores que atuam no Brasil, ora com jogadores "estrangeiros", enfim, com o que é possível no momento.

Sendo assim, jogadores como Renato Augusto, Jadson, Hulk, entre outros vão tendo oportunidades, e se não as agarrarem, ao menos melhoram seus currículos, possibilitando futuras transferências.

O Brasil volta à campo, no dia 27 de março em Londres, porém o adversário ainda é uma incógnita, acredite!

Coisas do futebol brasileiro...

[CAUSO] URSS x PORTUGAL

São Januário (foto), sábado, jogavam Vasco e Americano.

Lá pelas tantas, o locutor do estádio anuncia, “Em Lisboa, no Estádio da Luz, União Soviética 2 x Portugal 0”.

Um burburinho correu pelas sociais, tomadas de portugueses e descendentes.

O conselheiro Pacheco interpelou o presidente Antônio Soares Calçada:

- Oh, Calçada, como é que podemos perder hoje um jogo a se realizar amanhã?

Essa frase, por si só, já é uma pérola da lógica e a história podia até terminar por aqui. Mas não.

O presidente foi averiguar e, pouco depois, o locutor do estádio anuncia:

- Atenção. O jogo que acabamos de noticiar será realizado amanhã. E está 0 a 0.

Fonte: Sandro Moreyra, jornalista e cronista esportivo (1918-1987)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

[FICÇÃO] FERNANDO E MAIS DEZ

A Portuguesa pode fechar a qualquer momento com um novo patrocinador.

A firma interessada é o Armarinhos Fernando, que vai estampar sua marca nas costas da camisa lusa.

O único inconveniente será para os narradores portugueses que acompanham os jogos da equipe, pois todos jogadores com o nome FERNANDO nas costas, poderão deixá-los confusos:

- Lá "bem" a Lusa... bola com Fernando, passa o esférico para Fernando que domina pois, tabela com Fernando, este dá um lindo passe em profundidade para Fernando, frente à frente com o guarda-redes, vai marcar... atirou é gooooooooooolo.

Sabe de quem?

domingo, 6 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] RESUMO: FIM DE SEMANA DOS ESTADUAIS

Foi um final de semana sem muitas surpresas nos principais campeonatos estaduais pelo Brasil.

No Carioca, vale registrar o primeiro gol de Ronaldinho pelo Flamengo que bateu o Boavista, depois de levar um susto, o rubro-negro conseguiu a vitória por 3 a 2, através do gol de Negueba, revelação da última Taça São Paulo.

Mais tarde, Fluminense e Botafogo fizeram um clássico de muitos gols, o grande destaque foi o meia alvi-negro Renato Cajá, que abriu o placar num belo chute, depois acertou o travessão com outros dois petardos, no final deixou Herrera de frente para o gol, dando a vitória aos botafoguenses por 3 a 2.

Loco Abreu bateu dois pênaltis com cavadinha, o primeiro parou nas mãos de Cavallieri, e o outro foi parar no fundo das redes, o apelido diz tudo.

O Vasco finalmente desencantou e venceu a primeira no ano, 3 a 0 no Americano.

Em Minas, Cruzeiro e Atlético passaram pelos seus adversários, mais a nota triste foi a morte de William Morais ao reagir a um assalto, o atacante de 19 anos, pertencia ao Corinthians e estava emprestado ao América.

No Gaúcho, o Inter com a cabeça na Libertadores foi batido por 2 a 1 pelo Veranópolis fora de casa, com um gol no último minuto da partida. Sábado, o Grêmio bateu o Caxias no Olímpico, também por 2 a 1.

Alessandro fez o gol da vitória corinthiana, depois comemorou de forma
agressiva, o que gerou ira dos palmeirenses. (foto: globoesporte.com)
Em São Paulo, o grande destaque foi a vitória do abatido Corinthians sobre o Palmeiras.

O jogo foi sonolento até a hora do gol corinthiano marcado por Alessandro, a partir daí a partida melhorou, e o Palmeiras acabou perdendo dois gols incríveis.

Ao menos o Corinthians mostrou sua principal marca, a raça, coisa que não vinha acontecendo.

O São Paulo tropeçou em Ribeirão Preto, perdeu para o Botafogo por 2 a 0, com atuação discreta de Rivaldo, e no sábado o Santos completamente desfalcado, empatou com o Santo André, em 1 a 1.

[INFO] ARTILHARIA PESADA: RONALDO vs. NETO NO TWITTER


O Twitter está tornando público um bate-boca envolvendo o jogador Ronaldo e Neto, ex-atleta e atual comentarista da TV Bandeirantes.

Pela internet, Ronaldo escreveu em desabafo aos últimos acontecimentos, que jogava somente por amor ao Corinthians.

Neto criticou a afirmação, pedindo então, que ele abrisse mão de R$ 1,5 milhão por mês, veja:

- Eu, que nunca fui 1% de você, assinava contrato em branco. Eu jogava por amor. Casagrande, Sócrates, Wladimir, Rivelino, Viola jogavam por amor. Para de conversa fiada, vai! - escreveu Neto.

A partir daí, a troca de farpas foi ficando deselegante, confira:

- Eu aceito qualquer crítica pacífica ao meu desempenho e do time. Mas não vou responder a ex-jogador aproveitador. Que vive até hoje com a imagem ligada ao clube, implorando para fazer evento em loja oficial. Muito menos para gente irresponsável que incentiva a violência e que cospe nos outros. - retrucou Ronaldo, sem citar Neto.

- Do mesmo jeito que você não fala com quem cuspiu em juiz, eu também não falo mais com quem entrou no motel com três travecos e um morreu de Aids! - voltou a escrever Neto.

 


Pelo visto, se os dois se cruzarem numa mesma calçada, a situação pode se complicar ainda mais...


sábado, 5 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] RONALDO: O FIEL DA BALANÇA

Agora pela manhã, os torcedores atacaram o ônibus do time, Ronaldo foi
um dos mais criticados. (foto: Marcos Ribolli)

Quando o Corinthians parecia ter se recuperado do trauma que o envolveu na gestão Dualib.

Eis que surge uma nova crise, que pode ter consequências similares as do passado recente.

Se, com o mirabolante planejamento "patrocinados pelo russo Kia Joorabchian e sua MSI, o final foi catastrófico, a situação atual não está distante de uma quebradeira parecida.

O presidente Andrés Sanches até o momento vem conduzindo os gastos do clube, como todos sabem, através principalmente, de recursos obtidos pelo seu "garoto-propaganda".

Contava também, com as arrecadações milionárias que viriam de todas as partes com a participação do clube na Libertadores.

Foi com esta previsão orçamentária que Liédson teve sua vinda acertada com o clube, um mês antes, Andrés esbanjava dinheiro provocando Ronaldinho Gaúcho à procurá-lo, fora outras extravagâncias que não cabem aqui no momento.

A gota d´água pode ser a saída de Ronaldo, já que o ambiente ficou insustentável após estes últimos protestos da torcida, hoje pela manhã.

O descontentamento dos torcedores com o craque, com certeza é proporcional ao do craque para com os torcedores.

Vai que Ronaldo se encha, e abandone o clube?

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

[CAUSO] MAIS UMA DE CILINHO

O ex-treinador Otacílio Pires de Camargo, mais conhecido como Cilinho (foto), marcou época no futebol paulista.

Com estilo "paizão", era dono de grandes tiradas, que ficavam ainda mais engraçadas por causa do seu jeito irônico.

Certa vez, comandava um treinamento tático utilizando o campo todo, com os jogadores nas suas devidas posições, a intenção da atividade era fazer o time ganhar toque de bola e esperar o momento certo para atacar o adversário.

Mas, o zagueiro Zambiase, que adorava chutar, cismava em "soltar a perna" lá de trás, fazendo a "ligação direta" da defesa com o ataque.

Inclusive, por duas vezes quase acertou em cheio a cabeça do treinador, que ficava no centro do campo, observando.

Irritado, para se proteger e sair da linha de tiro do zagueirão, Cilinho passou a comandar o treino na lateral do campo, numa espécie de casinha improvisada.

Depois de mais um lançamento de Zambiase o técnico interrompeu o treino, chamando todos no meio do campo:

- Não quero mais chutões daqui de trás (olhando para o zagueiro).

Com duas bolas na mão, Cilinho prosseguiu falando:

- Vamos continuar! Esta bola vai ser para o time trocar passes, e esta outra... só pro Zambiase chutar.

Disse, com um cone na boca para aumentar o tom da voz, dirigindo-se para o seu "abrigo".

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

[INFO] CORINTHIANS ESTÁ FORA DA LIBERTADORES

Medina: autor do segundo gol do Tolima.
Em jogo cercado de muita expectativa, o Corinthians perdeu para o Tolima agora há pouco na Colômbia e teve o sonho de disputar a Libertadores tolhido.

Com uma equipe mal posicionada em campo, fruto da escalação feita pelo técnico Tite, o time paulista pouco produziu.

Jogando com três volantes, Ralph (centralizado), Paulinho (pela direita) e Jucilei (pela esquerda), sem um meia de articulação, mesmo tendo à disposição Bruno César e Danilo, deu espaços e passou a primeira etapa assistindo o Tolima jogar.

No segundo tempo, mesmo sem incomodar o Corinthians parecia ter controlado o jogo, ao menos jogava com a habitual garra, que tantas vezes reverteu quadros piores.

Mas, num lance legal, o jogador colombiano recebeu em profundidade e abriu o placar, tornando a situação crítica para os paulistas.

Depois, com a expulsão do peruano Ramirez, que acabara de entrar, veio o gol que liquidou as pretensões corinthianas.

Pelo que estas equipes apresentaram nos dois jogos, a vaga conquistada pelo Tolima foi indiscutível.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

[OPINIÃO] O COMEÇO DOS GRANDES CARIOCAS

FLAMENGO

O assunto principal é sem dúvida a estreia de Ronaldinho Gaúcho.

Ele entra em campo hoje contra o Nova Iguaçu, no Engenhão.

Depois de estudarem as estratégias de marketing, chegou-se ao consenso que está na hora do astro jogar.

O momento é realmente propício, pois o time venceu as quatro partidas que disputou nesta Taça Guanabara.


FLUMINENSE

O Fluminense também tem aproveitamento de 100% na Taça Guanabara, o que dá tranquilidade para Muricy acertar o time visando a Libertadores.

O que parece incomodar, é o histórico de lesões que acompanha o clube desde o ano passado.

Se o caso Fred foi emblemático, inclusive culminando na saída do médico, agora é a vez de Deco, o jogador vem se contundindo seguidamente, Emerson também tem ficado fora da equipe por motivos físicos.

Questionado no programa "Bem Amigos" desta segunda-feira, Deco disse não haver ligação das lesões que estão acometendo vários jogadores do grupo, com os treinamentos ministrados pelos preparadores físicos.


BOTAFOGO

Ao lado do Flamengo e do Fluminense, o Botafogo também venceu as quatro primeiras partidas da Taça Guanabara.

O clima está mais tranquilo, depois do princípio de crise envolvendo o técnico Joel Santana e o atacante uruguaio Loco Abreu.

El Loco inclusive pode ser o capitão da equipe nesta noite, quando o time enfrenta o Bangu, podendo garantir a vaga antecipada para as semifinais.


VASCO

O Vasco anunciou agora há pouco a contratação do técnico Ricardo Gomes, que esta sem clube desde sua saída do São Paulo no ano passado.

Acho que a diretoria vascaína acertou em não trazer um treinador de outro país como pretendiam, com o portugues Carlos Queiroz.

O time precisa se reabilitar com urgência, e não podia se dar ao luxo de esperar a adaptação de seu comandante ao futebol brasileiro.

O que venho percebendo acompanhando o Vasco desde a metade da década de 2000, é que alguns jogadores que atuam com a camisa vascaína, parecem não encarnarem o espírito de estar jogando num time grande.