segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] O COMEÇO DOS GRANDES PAULISTAS

CORINTHIANS

O agora "portugues" Liédson, volta ao Timão.
Acho que o Corinthians acertou em cheio, ao trazer o atacante Liédson de volta ao futebol brasileiro.

Trata-se de um jogador incisivo, de muita movimentação, e o principal, é goleador.

Com esta contratação, ao que parece, Ronaldo deverá ser menos utilizado, principalmente iniciando uma partida.

Talvez seja melhor para ele e para o time, ambos podem render mais nesta situação.



SANTOS

Apesar de não ter feito gol no clássico, Keirrisson vem mostrando sinais de recuperação.

O jogador tem se movimentado mais, tecnicamente também mostrou uma melhora acentuada, além de estar cumprindo à risca as ordens do técnico Adilson, que é dar combate nos zagueiros adversários e recompor os espaços, quando estiver sem a bola.

Como todos sabem, o Santos aguarda a recuperação de Ganso e Arouca (contundidos), e o retorno de Neymar, com seus companheiros da seleção sub-20.



SÃO PAULO

O time apesar de ter atacado bastante o Santos no clássico de ontem, tem se mostrado muito previsível, principalmente com Fernandinho aberto pela esquerda.

É um jogador que sem dúvida incomoda, parte para cima, mas tem produzido muito pouco, dificilmente saem gols de suas jogadas.

Mas, os problemas não param por aí. Por falta de opções, Carpegiani tem escalado a equipe sem um jogador de área, no meio Rodrigo Souto não vive um bom momento, deixando a marcação frouxa.

Resta esperar os garotos Casemiro e os dois Lucas, que estão servindo a seleção sub-20, e encaixar o veterano Rivaldo onde ele possa render melhor.


PALMEIRAS

Mesmo sem apresentar um futebol brilhante, o Palmeiras vem conseguindo vitórias seguidas no Paulistão. 

A arrancada até o momento está acontecendo com um time sem "estrelas", bem ao estilo Felipão.

O treinador sempre colecionou conquistas com times "operários", como aquele famoso Grêmio da década de 90, que tinha Rivarola, Dinho, Paulo Nunes, Carlos Miguel e Jardel.

Em tempo, o Palmeiras trouxe hoje o volante Chico, que disputou o último Brasileiro pelo Atlético Paranaense.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

[CAUSO] SAI QUE É SUA WALDIR!

Na metade da década de 80, o técnico Cilinho na época no São Paulo, comandava um treino técnico e tático.

Os laterais e pontas faziam o cruzamento para os atacantes dentro da grande área, concluírem para o gol.

O experiente goleiro Waldir Perez participava da atividade, de vez em quando, malandro, para não ser muito exigido, saía do gol e interceptava o cruzamento, frustrando a conclusão.

O fato estava irritando o treinador e os atacantes, foi aí que Cilinho com seu habitual bom humor teve a idéia.

Ele pediu ao preparador físico uma borrachinha extensora, daquelas utilizadas para fortalecimento muscular ou para fazer tração no arranque. 

Colocou a borracha na cintura do arqueiro, amarrando-a nas duas traves.

Em seguida, pediu para os jogadores continuarem o treino, pegou um cone para aumentar o tom da voz, e mandou um aviso irônico ao goleiro:

- Pode sair agora Waldir!


[OPINIÃO] CORINTHIANS NÃO JOGA BEM E SE COMPLICA

Roberto Carlos foi substituído na segunda etapa.
Não foi boa a estréia corinthiana na pré-Libertadores.

O Timão não passou de um empate sem gols frente ao Tolima da Colômbia, em pleno Pacaembu.

Demonstrando nervosismo na primeira etapa e desorganização na segunda parte, o Corinthians foi previsível e acabou sendo controlado pelo adversário.

Aliás, o Tolima se revelou uma equipe típica do futebol colombiano, bem agrupada e com poucos erros de passe.

Eles ainda mostraram força para criar situações de perigo, e tiveram um gol legítimo anulado pelo árbitro.

Com a colaboração do técnico Tite o time esteve mal posicionado, no segundo tempo então, foi gritante.

Dentinho trocou o lado direito pelo esquerdo, o canhoto e armador Bruno César foi atuar aberto pela direita, Jorge Henrique ficou centralizado como articulador.

Não satisfeito, Tite colocou o também canhoto Edno na função de Bruno César, para terminar tentou mais um canhoto por aquele lado, desta vez Danilo foi o escolhido.

Com esta formação ofensiva e um meio campo sem criatividade, o Corinthians pouco incomodou o sistema defensivo do Tolima.

Agora a situação se complicou, o time paulista terá que decidir a vaga fora de casa, precisando de uma vitória simples ou até um empate com gols, para seguir na Libertadores, caso contrário...

Quem conseguiu um bom resultado foi o Grêmio, os gaúchos empataram por 2 gols no Uruguai frente ao Liverpool, e decidem seu futuro em casa.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

[INFO] A NOVA SAFRA DA GÁVEA

Com este gol de Negueba, o Fla conquistou a Copinha pela segunda vez.


A tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, chegou ao fim agora há pouco.

Nesta 42° edição, o Flamengo se sagrou campeão ao vencer o Bahia por 2 a 1, no Pacaembu.

Criada em 1969, com intuito de comemorar o aniversário de São Paulo, as duas primeiras edições tiveram a participação de apenas quatro clubes.

Com a euforia da conquista do mundial em 70 no México, veio a idéia de expandir o torneio para equipes de outros estados.

Consequentemente a competição foi se fortalecendo, tornando-se obrigatória.

A Copinha, como também é conhecida, foi mudando seu formato ao longo dos anos, principalmente em número de participantes, em alguns anos equipes do exterior foram convidadas, e atualmente a mudança mais significativa foi a alteração da idade limite, de 20 anos para 18.

Uma das primeiras revelações foi Falcão em 1972, depois vieram Toninho Cerezo, o meia Jorginho campeão pelo Marília em 1979, a dupla Mazinho e Gérson do Santos em 1984, Denner, Rogério Ceni, Marques, Fred, Zé Roberto, Neymar e muitos outros.

Também, grandes craques atuaram neste torneio passando despercebidos, como por exemplo: Romário, Raí, Rivaldo e Márcio Santos.

Talvez o próprio Flamengo campeão de 1990, tenha sido a equipe vencedora que mais revelou jogadores numa safra só, casos de Júnior Baiano, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, Fabinho, Nélio e Djalminha.

Já na equipe que se sagrou campeã hoje, a principal promessa é Negueba, atacante, desde o final do ano passado vinha sendo aproveitado entre os profissionais, outras revelações são os meias Adryan e Rafinha, além do zagueiro Frauches.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] COM A DEZ NAS COSTAS, MAS... NO ATAQUE

Rogério joga com a 01, enquanto Rivaldo usará a 10.
Pelo que disseram diretoria e treinador, a busca pelo tão falado armador, aquele "camisa 10" de ofício, acabou, depois do acerto com Rivaldo, jogador ainda em atividade e presidente do Moji Mirim.

Que ele irá vestir a tal camisa, não tenho dúvida!

É correto lhe entregar, pelo passado vitorioso que possui, não há ninguém com mais "bagagem" do que ele no atual elenco tricolor, para usá-la.

Mas, o que Rivaldo demonstrou ao longo de sua carreira, não condiz com as declarações de Carpegiani.

"Ele vai jogar na posição dele, na articulação”, avisa Carpegiani.

Lembro-me que a seleção brasileira, num período que foi da Copa de 98 até à Copa de 2002, também procurava um camisa 10, na época foram feitas várias tentativas com Rivaldo no ápice da carreira, mas não deram certo.

Rivaldo nunca foi um armador, aquele jogador que pensa e organiza, Felipão sentiu isso e teve a felicidade de deixá-lo solto mais à frente, ao lado de Ronaldo em 2002.

Com suas passadas largas, mais perto do gol, aliado ao faro do gol e a boa técnica, apesar de não exibir um futebol vistoso, ele pôde mostrar toda a sua utilidade, seguindo uma carreira brilhante.

Se dentro de campo isso terá que ser resolvido por Carpegiani, que é um excelente profissional, fora das quatro linhas problemas não irão faltar.

Primeiro, o jogador está em litígio com o Bunyodkor, do Uzbequistão, de onde saiu sem obter a liberação e muito menos os salários, Rivaldo não está disposto a abrir mão do dinheiro, em troca da liberdade.

Outro problema, é o seu posto de presidente do Moji Mirim, que disputa a mesma série que o São Paulo.

Apesar das duas equipes já terem se enfrentado, e dificilmente irão se encontrar na fase final, não é nada ética, essa situação.

Vai que o São Paulo dependa de um resultado do time do interior?

Ou outro "grande" necessite...

sábado, 22 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] IMAGEM 10 x 5 ÁUDIO

Comecei a acompanhar o futebol na metade dos anos 70, com meus 10 anos de idade, esperava ansiosamente às terças-feiras, para ir comprar meu exemplar da revista Placar.

Zico,  ícone de uma geração, num Morumbi lotado.
No caminho ía imaginando como seria a capa da semana, qual seria o assunto principal, o jogador que estaria em destaque.

Depois devorava as páginas, lia atentamente todas escalações, os campeonatos de cada estado no Tabelão e viajava nas fotos.

Outro veículo que me atraía, eram as transmissões de rádio.

Soavam bem diferente dos padrões de hoje, pois o som das torcidas ficava num volume mais alto, que te transportava para dentro do estádio.

Já as transmissões pela televisão eram mais raras, lembro que não sabíamos que jogo iría passar, nem se passaria, às vezes nos pegava de surpresa, com sorte num domingo à tarde assistíamos um clássico paulista, por exemplo.

De vez em quando, éramos brindados com o segundo tempo de um clássico carioca, pois lá os jogos começavam às 5 horas (1 hora depois de São Paulo), era uma delícia ver um Fla-Flu, com o Maraca lotado.

Na minha opinião, seria mais atraente para os amantes do futebol, resgatar os padrões antigos, ou seja, captar com fidelidade o clima do estádio, deixando-o em primeiro plano, tanto no rádio como na TV.

Percebo que nas transmissões atuais, e isso já vem de algum tempo, quase não se houve o barulho dos torcedores, isso parece diminuir à emoção de quem acompanha o jogo.

Percebo também um contra-senso em alguns narradores, no rádio onde deveriam informar com precisão o local em que a jogada está se desenrolando, não o fazem, e na TV que não há necessidade, o fazem com exaustão, narram até uma imagem de um torcedor bocejando.

As arrepiantes narrações de Osmar Santos.
Claro que não são todos, temos ótimos narradores, comentaristas e repórteres de campo, precisos, atentos, inteligentes e comedidos, que informam com credibilidade.

Na parte visual, sem dúvida somos os que melhor no mundo transmitem futebol.

As câmeras são colocadas em lugares estratégicos, a repetição das jogadas importantes são mostradas na hora certa, lances polêmicos são resolvidos com facilidade, enfim é um verdadeiro show de imagens.

Só falta usar essa excelência, também no áudio.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

[CAUSO] O BATISMO DE OSNY

Em 1982, a equipe do Santos se concentrava na mística Chácara Nicolau Moran, situada no km 34 da rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo.

A chácara fica no meio do mato, onde é comum encontrar sapos, rãs, cobras, pássaros e principalmente mosquitos.

Como o local oferecia pouca diversão, os jogadores mais experientes aproveitavam para assustar os atletas recém chegados das equipes de base.

Certa noite, o atacante Osny que tinha sido relacionado pela primeira vez entre os profissionais, pegou no sono sentado numa das poltronas da sala.

Rapidamente os outros jogadores pegaram uma cobra cascavel empalhada, que era sempre usada nessas ocasiões, e enrolaram cuidadosamente no pescoço do craque dorminhoco, deixando-a em posição de bote.

Em seguida fingiam jogar baralho numa mesa ao lado, ansiosos para ver o atacante acordar.

Logo ouviram um chamado bem baixinho:

- Psiuuuu, psiuuu...

Era o craque paralizado, tentando conseguir ajuda sem chamar a atenção do réptil, que lhe olhava fixamente.

Incontinente, o ponta João Paulo, como se estivesse desesperado, pediu para que todos ficassem quietos, e na ponta dos pés, foi em direção de uma garrucha velha e empoeirada que ficava pendurada na parede da sala.

- Não se mexe!

Disse, com a arma apontada para a cobra e o craque.

Com os olhos arregalados, Osny, conseguia apenas fazer sinal com a ponta de um dos pés, para "pelo amor de Deus" não atirar.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] FUTEBOL UCRANIANO LEVA MAIS UM

O Internacional de Porto Alegre comunicou hoje pela manhã através do seu site, a saída do meia Giuliano (foto) de 20 anos, para o Dnipro da Ucrânia, por 10 milhões de euros.

O clube se justificou afirmando que não há como recusar uma quantia destas.

Ao meu ver, Giuliano segue o mesmo caminho perigoso do atacante André, que recentemente foi considerado a pior contratação do futebol ucraniano.

A exemplo de André, Giuliano também foi decisivo nas competições importantes que disputou, mas por teimosia dos treinadores, não se firmou como titular absoluto.

Ambos tiveram oportunidade na seleção brasileira com Mano Meneses, e agora, como já aconteceu com o ex-atacante santista, deve desaparecer das próximas listas.

O meia colorado, tinha tudo para se firmar nesta temporada aqui no Brasil, para depois jogar num grande centro europeu.

A verdade é que este dinheiro procedente do leste europeu, seduz clubes e empresários principalmente, prejudicando a carreira de jovens talentos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] QUE ESPETÁCULO, GAROTO!

Estréia de gala, com quatro gols e jogadas desconcertantes.
Impossível não falar da estréia de Neymar no Sul-Americano sub-20 contra o Paraguai.

Pelo jeito foi apenas um aperitivo, que o garoto serviu aos que admiram o futebol bem jogado.

Amanhã ele e a seleção voltam à campo, para enfrentar a Colômbia, às 0:10h, pela segunda rodada do torneio.

Como todos sabem, Neymar desde muito cedo, foi criado para ser exatamente o que ele é hoje.

Depositaram nele todas as fichas, mesmo sabendo que esta obsessão poderia atrapalhar o seu desenvolvimento natural.

Mas o garoto suportou a tudo com incrível personalidade.

A nós apreciadores, resta torcer para que ele seja bem assessorado dentro e fora de campo, faça as escolhas certas no momento certo.

Que não mudem drásticamente o seu biotipo quando chegar na Europa, como aconteceu como Ronaldo.

Que tenha sorte de ganhar uma Copa do Mundo, para que não fique nenhuma dúvida quanto a sua capacidade, como fazem maldosamente com Zico.

Que não queiram tosar suas características em prol de um "futebol competitivo", para que ele possa continuar jogando próximo ao gol, finalizando com a frieza de um Romário.

Se tudo isso acontecer, Neymar pode sim chegar perto de um degrau até hoje inatingível, onde Edson Arantes do Nascimento, reina absoluto.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] MAIS LEITE DERRAMADO

Como previsto, a novela Maikon Leite (foto), que estará no ar pelo menos seis meses, já nos primeiros capítulos está se encaminhando para o âmbito jurídico.

Escutei hoje o advogado contratado pelo Palmeiras, André Sica, dizendo que o pré-contrato foi feito dentro das normas  exigidas no Brasil e pela FIFA.

A lei prevê que o atleta, pode se comprometer com outra agremiação seis meses antes do término do seu contrato.

O Santos por sua vez, disse que vem fazendo de tudo para ficar com o atleta, desde à época em que Maikon esteve emprestado ao Atlético Paranaense, o acordo não era firmado, pois a firma que gerencia a carreira do atleta dificultava a negociação.

A ditetoria santista deu mostras que vai tentar reverter o caso, usando o Mundial de Clubes, caso seja campeão da Libertadores.

Ao meu modo de ver, um absurdo!

Pela lei, o Santos só poderá manter o atleta em seu elenco a partir de junho, se pagar a multa indenizatória estipulada no contrato.

O que poderia parecer aliciamento por parte do Palmeiras, pois o jogador tem contrato vigente com o clube santista, agora pode mudar de lado, só que amparado pela lei.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] TIRANDO LEITE DE MAIKON

Confesso, que estou tentando entender esta situação criada, envolvendo o jogador Maikon Leite (foto).

Ele joga pelo Santos o primeiro semestre, depois segue para o Palmeiras, aonde já tem um pré-contrato assinado que prevê uma multa de 5 milhões.

O Santos contratou o jogador do Santo André em 2007, o início foi promissor, mas veio a grave contusão no joelho.

Depois de uma longa inatividade, Maikon retornou para novamente se contundir com gravidade.

Livre das lesões, teve que ser emprestado ao Atlético Paranaense, para vencer a desconfiança do seu verdadeiro estado físico e técnico.

Quando parece que o jogador está pronto para mostrar todo seu potencial, eis que surge um imbróglio, que pode mais uma vez atrapalhar sua carreira.

Dizem que o jogador não se sentiu valorizado como deveria pelo Santos, e como resposta seu agente aceitou uma proposta feita pelo Palmeiras, cerca de 130 mil reais mensais.

Só que esta situação com certeza vai trazer problemas, pois deixa no ar uma série de hipóteses:

Se o jogador se tornar titular imprescindível?

O Santos poderá manter o jogador?

Se antes aparecer uma proposta irrecusável da Europa?

Quem ficará a ver navios?

...ou, se o jogador sofrer algum tipo de lesão?

O Palmeiras vai manter o pré-contrato?

Uma coisa é certa, este caso tem tudo para terminar numa longa batalha de advogados.

domingo, 16 de janeiro de 2011

[CAUSO] JUAREZ, O PENSADOR

O saudoso Juarez (foto) era realmente uma figura engraçada, dono de tiradas fantásticas.

Zagueiro clássico, teve seu grande momento na Internacional de Limeira, quando foi campeão paulista em 1986, sob o comando do técnico Pepe.

Guega, como também era conhecido, além de vários clubes, jogou no Palmeiras e encerrou sua carreira na Portuguesa Santista.

Jogamos juntos na Briosa em 1991, foi lá que presenciei várias passagens hilárias.

Num treinamento coletivo, a equipe titular perdia feio para os reservas, Guega tentava sair jogando e o meio campo se escondia, deixando o zagueirão sem opções, aí ele soltou a pérola:

- Parece que a bola tá com aids, ninguém quer tocar nela!

Em outra oportunidade, tentava posicionar o goleiro antes de uma cobrança de escanteio, seu companheiro ficou bravo não aceitando as ordens, Guega terminou a conversa dizendo com calma:

- Não quer que fale contigo, joga de walk-men.

Durante um jogo em Ulrico Mursa, lá de trás ele observava o ponta-direita do time que insistia em driblar até perder a bola, na terceira vez que a jogada se repetiu, ele emendou:

- Quem ele pensa que é? O Dribla-Dribla da Estrela!

sábado, 15 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] TUDO É MAIS DIFÍCIL PARA O PALMEIRAS

Com a mesma equipe que naufragou na temporada passada, o Palmeiras estreou agora há pouco no Paulistão 2011, e não passou de um empate sem gols, contra o Botafogo no Pacaembu.

Se a fase é ruim dentro do campo, fora dele não é diferente, tudo parece mais complicado quando o assunto é contratação.

Fez a melhor proposta e perdeu Ronaldinho para o Flamengo, conseguiu acertar com Maikon Leite (que marcou dois gols hoje pelo Santos), mas só poderá contar com o jogador no segundo semestre.

A cartada agora é Alex, mas pelo que foi noticiado, também não será tarefa fácil trazê-lo ainda no primeiro semestre.

Felipão que poderia ser um empecilho, por ter sido alvo de críticas do craque no passado, disse que está tudo bem, tamanho o desespero em dar qualidade ao grupo.

Agora, a grande bomba pode ser Adriano (foto), sim o Imperador.

Ainda não foi noticiado, mas o clube está viabilizando um projeto para ser apresentado ao jogador.

O que pode facilitar, é um pedido do banco patrocinador da Roma, que pretende reduzir despesas.

Adriano seria o primeiro cortado da lista, mas a princípio, o presidente do clube italiano é contra a sua saída.

Vamos aguardar!

[OPINIÃO] PROCURA-SE UM GOLEADOR

É notório que o Santos necessita contratar mais um ou dois atacantes, principalmente um de área.

O técnico Adilson manifestou sua vontade em apoiar Keirrisson, correto, mas o atacante ainda é uma verdadeira incógnita, Zé Eduardo, que seria uma opção está de saída.

Fala-se no interesse em Diogo, que teve um início promissor na Portuguesa de Desportos, ficou pouco tempo na Europa, sendo repatriado pelo Flamengo no ano passado.

Vale apostar em Diogo, só que ele não é um atacante de área, nem goleador, ele poderia sim, exercer a função feita por Robinho no primeiro semestre.

Palermo (37 anos): 361 jogos pelo Boca, 220 gols.
Aqui vai uma sugestão:

Porque não tentar trazer o argentino Palermo?

Primeiro, ver se ele está disposto a encarar com seriedade o que pode ser sua última Libertadores.

Atualmente ninguém conhece tão bem a competição sul-americana como ele.

Seria uma referência dentro da área, um finalizador nato, para as jogadas construídas principalmente por Ganso e Neymar.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

[CAUSO] A CANETA DE MANÉ

No final da década de 50, Zezé Moreira comandava um treino tático e técnico no Botafogo.

Zezé ficava no centro do campo lançando a bola para os ponteiros, estes tinham que balançar em frente ao lateral, e fazer o cruzamento.

Os laterais por sua vez, estavam incumbidos de fazer apenas à "sombra", ou seja, deixar o ponta passar, pois o importante era o cruzamento na área.

Sempre que chegava a vez de Mané Garrincha, ele fazia o balanço e dava uma "meia-lua" no "marcador", o que estava deixando o treinador e o lateral, irritados.

Na quinta vez que o inconveniente ocorria, Zezé Moreira parou o treino e mandou o marcador de Mané descansar. Em seu lugar colocou uma cadeira, em seguida desafiou o craque botafoguense:

- Dribla agora, Mané!

Ao chegar a vez de Garrincha, Zezé lançou a bola, o ponteiro dominou, gingou e tocou entre as pernas da cadeira.

Depois da gargalhada geral, Zezé Moreira resolveu encerrar o treino.

Coitada da cadeira!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

[FICÇÃO] PELÉ VOLTA AO FUTEBOL

Aproveitando a veia descoberta pelos clubes nos últimos anos, onde se consegue contratar jogadores de renome, sem gastar nada.

...e ainda, milagrosamente se consegue com isso atrair rendimentos para pagar as demais obrigações, porque não convencer Pelé a retornar ao futebol?

Imaginem o "Rei" com a camisa do Santos no banco de reservas?

Ou numa partida já decidida, ele entra para cobrar um pênalti?

Seria o maior retorno de marketing já visto.

Há alguns dias atrás, levantaram a hipótese do Beckham atuar pelo São Paulo, alguns alertaram para sua idade, mas os especialistas em marketing contra-atacaram, dizendo:

"Imaginem ele num clássico no Morumbi com a camisa tricolor?", o estádio estaria lotado, venderíamos inúmeras camisas, sem falar das marcas que se interessariam em apoiar.

Levando-se em conta, que os clubes não estão nem um pouco interessados na idade dos atletas, ou no atual momento que eles vivem, se podem acrescentar qualidade, ou se estão focados em jogar futebol com seriedade, não há nenhum problema em ter o Pelé no elenco.

Acho até, que ele deverá estar mais presente em jogos durante a temporada do que o Ronaldo no Corinthians, e não causará problemas fora das quatro linhas como Ronaldinho Gaúcho.

Vivemos um momento em que tudo gira em função da imagem e, em se obter lucros à qualquer preço, num futebol que se vende o mando do campo, se fatia jogadores como pizza, onde clubes se sujeitam a ser vitrines, Pelé seria a maior jogada, muito maior do que Ronaldos, Beckham, Messi, juntos!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] RONALDINHO CARIOCA

Ronaldinho chega ao Rio para assinar contrato com o Fla.
(Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)
O fascínio que o Rio de Janeiro tem e a mística camisa rubro-negra, falaram mais alto.

Ao longo de sua carreira, Ronaldinho não demonstrou uma ligação afetuosa com o clube que o revelou.

Afinal, foram apenas 44 jogos e 21 gols com a camisa tricolor.

Dinheiro? Se existe alguma coisa que ele precise, com certeza não é isso!

Então a proposta palmeirense, considerada a melhor, também foi por água abaixo.

É óbvio que a condução do negócio desgastou a todos, Assis procurou tirar o máximo das três equipes, sempre deixando-as otimistas, mas no fundo preparava terreno para o time que Ronaldinho desejava.

Pediu para Grêmio e Palmeiras melhorarem a proposta, que ele Assis, se entenderia com o Milan, o Grêmio saiu de cena, enquanto o Palmeiras concordou, mas aí apareceu a Traffic "Flamengo", que convenceu o representante milanês Adriano Galliani.

Simples, não!

Vamos acompanhar como será o relacionamento com Luxemburgo.

Ronaldinho chega como um "Semi-Deus", dando a entender que "pode tudo", o treinador hoje vive uma fase de reafirmação, devido aos insucessos das útimas temporadas.

Com a diferença brutal de prestígio que ambos vivem atualmente, e o temperamento das duas estrelas, somente bons resultados podem evitar problemas na Gávea.

domingo, 9 de janeiro de 2011

[CAUSO] BATE-PAPO NO AEROPORTO

O pernambucano Manga,
disputou a Copa de 66.
Pelé e Manga, ex-goleiro do Botafogo e do Inter, se encontram casualmente no aeroporto.

Como não se viam há tempo, começam um bate-papo.

Conversa vai, conversa vem, Pelé pergunta:

- E aí Manga, quantos filhos você tem?

- Tenho um casal de dois meninos.

Respondeu o goleirão.

sábado, 8 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] QUASE NADA DE NOVO NO FRONT

As equipes começaram esta semana suas devidas pré-temporadas, visando os campeonatos estaduais e sul-americanos, já na Europa o futebol praticamente não parou.

Como nesta época há pouca novidade, a novela sobre o destino de Ronaldinho Gaúcho é sem dúvida a campeã dos noticiários esportivos.

No mais, o que vemos e escutamos, não passam de mais do mesmo.

Vejam estas "novas" manchetes:

FENÔMENO SE REAPRESENTA ACIMA DO PESO

TREINADOR DIZ QUE ASSUNTO "FÁBIO COSTA" PERTENCE À DIRETORIA

CASO DE POLÍCIA ENVOLVE JOGADOR QUE ATUA NO RIO

FELIPE MELO É EXPULSO POR AGRESSÃO

Felipe Melo foi expulso no início da partida frente o Parma, depois a Juve foi goleada.

VÁGNER LOVE QUER JOGAR NO FLAMENGO

ADRIANO SE REAPRESENTA COM 4 DIAS DE ATRASO

LUXEMBURGO DEMITE COMISSÃO TÉCNICA

VASCO ADMITE ESTAR ATRÁS DOS RIVAIS

JEAN VAI JOGAR IMPROVISADO ENQUANTO SÃO PAULO NÃO CONTRATA LATERAL

...e por aí vai

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

[FICÇÃO] FIM DA NOVELA

Finalmente, chega ao fim a novela que tinha como ator principal, o craque Ronaldinho Gaúcho.

O drama atendia por quatro nomes diferentes aqui no território nacional.

No sul chamava-se "Laços de Família", em São Paulo, o nome era "O Salvador da Pátria".

No Rio de Janeiro era conhecida como "Paraíso Tropical", no entanto ouvi dizer que tinha gente chamando de "Cambalacho".

No resto do país a novela era entítulada "O Astro".

O enredo trouxe três grandes clubes brasileiros, um de cada Estado, tentando seduzir um craque de 30 anos, que estava cansado da Europa e desejava retornar ao Brasil.

Após muito mistério e vários capítulos, o desfecho da estória foi revelado.

Ronaldinho vai atuar com a camisa do Grêmio, por ser o clube que o revelou para o futebol.

Os salários serão pagos pelo Palmeiras, que fez a melhor proposta.

E para não desapontar os flamenguistas, o craque escolheu o Rio de Janeiro para morar, com isso o time gaúcho vai levar toda sua estrutura para a Cidade Maravilhosa.

Quem ficou bastante contente com a mudança foi o treinador gremista Renato Gaúcho.

Claro que este texto não passa de uma brincadeira, Ronaldinho e seu irmão Assis, ainda não tornaram pública a decisão sobre o futuro do craque tetracampeão.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

[CAUSO] ZAGUEIRÃO ATRAPALHADO

Em 1986, os juníores do Santos enfrentavam o Guarani na Vila Belmiro, em partida válida pelo Campeonato Paulista da categoria.

O jovem zagueiro Tomé vindo do Rio de Janeiro fazia sua estréia, filho do homônimo ex-jogador botafoguense da década de 60, estava ancioso para ver a bola rolando.

Na época era de praxe aqui em São Paulo, o trio de arbitragem se reunir no centro do campo antes do início da partida, lá, eles chamavam pelo número da camisa os atletas de cada time.

O jogador requisitado falava seu nome completo, depois mostrava suas chuteiras, afim de ser averiguado se havia alguma forma ponteaguda que pudesse ferir o adversário.

O procedimento seguia normalmente, até chegar a vez do zagueirão.

- Número seis?

Ninguém aparece.

O árbitro chama novamente e nada, Tomé estava longe mantendo o aquecimento, correndo em várias direções.

Depois de alguns minutos chega ele se desculpando e ainda ofegante.

Número seis?

- Tomé. (disse só o apelido)

- Chuteira?

- Adidas Milano número 43 de rosca.

... e saiu num longo pique, para não perder o aquecimento.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] NOVIDADES DO INTERIOR PAULISTA

As equipes do interior que disputarão o Campeonato Paulista deste ano, praticamente já fecharam seus elencos, afim de tentar incomodar os grandes.

A principal novidade é o retorno de Rivaldo (foto), ele vai acumular as funções de jogador e presidente no Moji Mirim.

Em pouco tempo, o tetracampeão tem tido atitudes polêmicas, primeiro, demitiu o treinador Roberval Davino por telefone, até aí "tudo bem", não é novidade no futebol.

Depois, proíbiu um repórter local de entrar no clube, durante a competição.

Para o lugar de Davino, Rivaldo contratou Antonio Carlos Zago, que estava sem clube, desde o Grêmio Prudente.

O Guaratinguetá mudou de nome, passa a se chamar Americana, seu treinador será Edinho Nazareth, ex-zagueiro do Fluminense e da seleção brasileira.

A tradicional Linense, que volta à elite do futebol paulista depois de muitos anos, montou um ataque interessante, trouxe de volta o artilheiro da A2 Fausto, e contratou Pedrão, conhecido goleador que brilhou no Barueri.

Botafogo, Mirassol, Moji Mirim e Ponte Preta, foram as equipes que contrataram a maior quantidade de jogadores, enquanto o Bragantino, foi o clube que menos arriscou.

No ano passado Santo André e Prudente surpreenderam, em 2009 não houve susto, Santos e o "Trio de Ferro" foram os finalistas.

Será muito difícil termos alguma novidade este ano, pois sem um calendário que preenche toda a temporada, estas equipes são praticamente de aluguel, ficam obrigadas a contratar jogadores por três meses, para disputar um campeonato curto e pouco rentável.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

[CAUSO] EN LA PUNTA NO!

Dentre os vários feitos durante sua passagem pelo futebol brasileiro, Don Ernesto Filpo Nuñes, o folclórico treinador que marcou época dirigindo a "Academia" palmeirense, um realmente chama a atenção.

El Bandoneón, como também era chamado, foi o único treinador estrangeiro que dirigiu a seleção brasileira até os dias de hoje, foi em 1965 contra o Uruguai.

O Palmeiras, comandado por ele na época, foi convidado pela CBD, para representar o nosso país na inauguração do estádio Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão.

Em pé: Djalma Santos, Valdir de Moraes, Valdemar Carabina, Dudu, Filpo Nuñes, Djalma Dias e Ferrari.
Agachados: Julinho Botelho, Servílio, Tupãzinho, Ademir da Guia e Rinaldo.

Repare nas fotos, matreiro, Filpo faz questão de ficar no meio dos jogadores, segundo ele, caso ficasse no canto, como de praxe, iriam cortá-lo, e ele, esperto, não queria ficar esquecido neste momento histórico.

Tanto é verdade, que nesta outra foto (acima) tirada no mesmo dia, vejam quantos foram cortados.

O Brasil goleou o Uruguai por 3 a 0, com gols de Tupãzinho, Rinaldo e Germano.

A seleção jogou com: Valdir de Moraes (Picasso); Djalma Santos, Djalma Dias, Valdemar Carabina (Procópio) e Ferrari; Dudu (Zequinha) e Ademir da Guia; Julinho (Germano), Servílio, Tupãzinho (Ademar Pantera) e Rinaldo (Dario). O jogo foi visto por 96.669 pessoas.

[OPINIÃO] PALMEIRAS, GRÊMIO OU FLAMENGO?

(Foto: Delson Silva / AgNew)
Como todos sabem, o craque deixou Dubai, onde o Milan está concentrado.

Depois de um bom momento antes da Copa, Ronaldinho tem sido pouco aproveitado no campeonato italiano, mas isso não deve ser levado em consideração.

É prática comum os clubes europeus desvalorizarem seus jogadores, quando estão próximos do término de contrato.

Insatisfeito, retornou ao Brasil, mas precisamente no Rio de Janeiro, lá almoçou com Adriano, e à noite foi visto em Florianópolis.

Seu destino ainda é incerto, quem decide o futuro das negociações é seu irmão Assis, no Brasil os interessados são: Palmeiras, Grêmio e Flamengo.

Na Europa, o Blackburn da Inglaterra desmentiu o interesse, dizem que o Paris Saint Germain e um clube turco também querem o jogador.

Vendo seu estágio atual, ou seja, idade, situação financeira, modo que gosta de levar a vida, sem dúvida a escolha certa é retornar ao Brasil.

Mas, para onde?

Vestir a camisa 10 que pertenceu ao Zico, sentir o carinho da massa rubro-negra, sem falar dos encantos que a "Cidade Maravilhosa" oferece, são atrativos irresistíveis para um atleta já realizado.

Se quiser desafios, levar um time novamente a conquista de títulos, aguentar pressão de torcedores impacientes, ter segurança no contrato firmado, a escolha seria o Palmeiras.

Agora se a opção for sentimental, se é que ele tenha amor ao clube que o revelou, e deseja retornar à cidade natal, então o Grêmio ganharia a concorrência.

Sem contar que o time gaúcho, tem um time mais bem montado que Palmeiras e Flamengo no momento, além de transmitir segurança no contrato firmado.

Conheço a proposta palmeirense em detalhes, posso afirmar que é séria, e acho difícil o Grêmio superá-la, um dos diferenciais, são os incentivos oferecidos ao Porto Alegre, clube administrado por Assis.

Resta saber o que o Falmengo irá propor, o trunfo é a Traffic que está por trás do negócio.

O interessante é que a Traffic até pouco tempo, era "parceira" do Verdão, o que acabou gerando um mal estar entre ambos.

sábado, 1 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] GRANDES ARRISCAM MENOS NESTE INÍCIO DE TEMPORADA

Nesta segunda-feira, praticamente todas as grandes equipes do futebol brasileiro iniciam suas pré-temporadas, visando primeiro, os campeonatos estaduais, para em seguida, voltar atenções para as competições mais importantes, Libertadores e Brasileirão.

Se no ano passado nesta época, os clubes exibiam vários reforços, revelações trazidas de equipes menores, ou repatriando jogadores consagrados, este ano as contratações estão acontecendo de forma tímida.

São Paulo e Corinthians por exemplo, apresentaram até o momento, apenas o lateral Juan do Flamengo e o zagueiro Wallace do Vitória respectivamente, enquanto no ano passado já tinham contrato assinado com mais de 30 jogadores, vários com as mesmas características (Léo Lima e Cléber Santana), e outros sem perfil do clube (Tcheco e Danilo).

Na minha opinião, esta economia em quantidade é acertada, já que os elencos estão inchados, com jogadores que não corresponderam durante o ano que passou, além de outros que voltam de empréstimos.

Então, o correto é enxugar o grupo negociando estes atletas, subir as revelações da base e contratar apenas três ou quatro peças, que venham realmente para jogar.

Jonathan, 24 anos, laeral direito revelado pelo Cruzeiro.
O Santos saiu na frente neste aspecto, trouxe Elano e Jonathan, que se encaixam nas necessidades do time, contratou o experiente Aranha, para a suplência da revelação Rafael e apostou em Charles, volante de marcação que retorna de uma grave contusão.

Quem deve ficar para trás novamente é o Palmeiras, que vive um momento de incerteza com a véspera das eleições, o que deve atrasar as contratações.

No Rio, o campeão Fluminense, segue os passos do Santos, fez duas ótimas contratações, o goleiro Diego Cavallieri e o útil meia/volante/ala Souza do Grêmio.

Vasco e Botafogo arriscaram mais em quantidade, o cruzmaltino repatriou o volante Eduardo Costa do Monaco, e apostou nos atacantes Marcel (ex-Santos) e Misael (ex-Ceará).

Já o time da Estrela Solitária, trouxe os desconhecidos Lucas (lateral direito) e João Filipe (zagueiro) ambos do Figueirense, além do lateral esquerdo Márcio Azevedo do Atlético Paranaense.

No Flamengo a única aquisição até o momento foi o meia Vander, jovem revelação do Bahia. No mais, apenas especulações envolvendo nomes de peso como Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho.