domingo, 31 de outubro de 2010

[CAUSO] NEM PENSAR!!!

O jovem atacante jogava num time modesto e fora contratado pelo grande Internacional de Porto Alegre.

Logo na chegada é avisado pelos diretores colorados, para não usar nada com a côr azul do rival Grêmio, seja camisa, carro, boné, tênis, enfim, NADA!

Depois de dois dias hospedado num hotel, o clube alugou uma casinha para o craque morar, como o banheiro precisava de uns reparos, o Inter providenciou um encarregado para realizar a pequena reforma.

"Vai precisar comprar azulejo", informou o pedreiro ao jogador.

"Nem pensar!!! Azulejo não, compre verdelejo, branquelejo, amarelejo, ou qualquer outra côr, menos azulejo", respondeu o craque assustado.


Este vermelejo pode.

sábado, 30 de outubro de 2010

[OPINIÃO] 5 VEZES 10, PARABÉNS DIEGUITO!

Há uma semana atrás foi o aniversário do maior de todos, Edson Arantes do Nascimento, hoje quem apaga velinhas é outro mito do futebol, Diego Armando Maradona, que completa 50 anos.

Muitos, principalmente os argentinos, teimam em comparar um com o outro, mas na verdade Pelé está há anos-luz a frente de Maradona e de outros craques fantásticos que apareceram ao longo do tempo.

Não pude acompanhar o Rei enquanto atuava, por conta da minha idade, Maradona sim, este eu vi jogar, sem dúvida ele tinha aquela magia dos grandes astros, uma perna esquerda maravilhosa, muita inteligência, um estilo único e inconfundível.

Me lembro quando ele surgiu no campeonato mundial de juníores (atual sub-20), pois seu nome era inusitado e na revista Placar todos já apostavam que Dieguito arrebentaria na Copa do Mundo de 78, mas o técnico César Luis Menotti decidiu não chamá-lo, a Argentina foi campeã e seu camisa dez Mario Kempes foi o grande destaque da Copa, fazendo esquecer momentaneamente a ausência do jovem craque.

Maradona foi revelado pelo Argentinos Juniors, se transferiu para o Boca (seu clube de coração) e antes da Copa de 82, foi negociado com pompa ao Barcelona, onde teve uma passagem conturbada, marcada por contusões e problemas extra-campo.

Em 1983, deixa o time catalão aceitando uma proposta do Nápoli, time tradicional mas de pouca expressão na Itália, lá Maradona viveu grandes momentos, levando a equipe azul-celeste à conquista de inúmeros títulos.

Mas o ápice da carreira, foi mesmo na Copa de 86, onde ele assombrou o mundo, levando a Argentina praticamente nas costas ao título mundial, com jogadas monumentais.

Depois de 1994 veio a decadência, tornou-se público o seu envolvimento com drogas, e o craque passou a ser uma caricatura de si mesmo.

Uma pena!

Gênios como Maradona, deveriam ser imortais e mantidos no auge.

Assim, poderiamos estar assistindo até hoje craques como: Pelé, Di Stéfano, Zizinho, Romário, Zico, Puskas, Cruyff, Ronaldo, Rivelino, Garrincha, entre outros.

[OPINIÃO] NEYMAR E RONALDINHO ESTÃO DE VOLTA

foto: Getty Image
Como todos já devem saber, Mano Menezes convocou 23 jogadores para o amistoso contra a Argentina, que será realizado em Doha, no dia 17 de novembro.

As maiores novidades foram os retornos de Neymar e Ronaldinho Gaúcho à seleção brasileira, enquanto Douglas do Grêmio foi convocado pela primeira vez.

A volta de Neymar na minha visão foi correta, ele ficou fora da última convocação por indisciplina, pois se fosse somente pelo que vem apresentando dentro de campo, seria nome certo.

Horas depois, o garoto seria personagem de uma discussão com seu companheiro de equipe Marcel, mas desta vez, por uma causa justa.

Já o retorno do Ronaldinho, não vejo com bons olhos, por se tratar de um momento de renovação, tanto de atletas como no jeito de jogar. Como todos sabemos, a presença do craque do Milan, fará o time atuar em função da sua cadência.

No mais, acho que o goleiro Fábio do Cruzeiro e o lateral Marcelo do Real Madrid, mereciam estar presentes nesta relação, o Kléber do Palmeiras ou o próprio Jonas do Grêmio também poderiam estar, principalmente porque o atacante André vem atuando muito pouco em seu clube.

Outro, que na minha opinião não poderia ficar de fora é o volante Arouca do Santos, ele é atualmente o maior jogador nesta posição no país.

Para não prejudicar as equipes que cederam seus jogadores á seleção, a CBF anunciou o desdobramento da rodada, antecipando os jogos dos times envolvidos.

Só para lembrar, foram convocados:

Goleiros: Victor (Grêmio), Jefferson (Botafogo) e Neto (Atlético-PR)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), Adriano Corrêa (Barcelona) e André Santos (Fenerbahçe)

Zagueiros: Thiago Silva (Milan), David Luiz (Benfica), Alex Costa (Chelsea) e Réver (Atlético-MG)

Volantes: Lucas (Liverpool), Ramires (Chelsea), Sandro (Tottenham) e Jucilei (Corinthians)

Meias: Douglas (Grêmio), Philippe Coutinho (Inter de Milão), Ronaldinho Gaúcho (Milan) e Elias (Corinthians)

Atacantes: Robinho (Milan), Alexandre Pato (Milan), André (Dínamo de Kiev) e Neymar (Santos)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

[FICÇÃO] MELHORES QUE PELÉ E COUTINHO

Eu não tive o prazer de ver Pelé e Coutinho jogar juntos, quem viu, descreve tabelinhas fantásticas que ambos faziam.

Diziam que um sabia aonde o outro estava no campo de olhos fechados, tanto que nem se olhavam na hora de passar a bola.

Agora, o Contrataq selecionou algumas duplas, que se tivessem tido a oportunidade de jogar junto, também teriam um entendimento perfeito dentro de campo.

Veja a lista:

Grafite e Valdir Papel
Wagner Love e Beijoca
César Maluco e Loco Abreu
Toró e Adriano Chuva
Careca e Valdir Bigode
Ferrari e Paulinho Mc Laren
Fogueira e João Fumaça
Meinha e Edson Pezinho
Toquinho e Catatau

César Maluco, irmão de Caio Cambalhota e Luisinho Tombo,
ainda é o segundo maior artilheiro da história do Palmeiras, com 180 gols.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

[OPINIÃO] SEM ABEL, SANTOS PROCURA OUTRO TÉCNICO

O sonho de consumo do presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, era ter Abel Braga como treinador do Santos para a próxima temporada, agora com impossibilidade de contar com Abelão, o plano B vai ser colocado em ação.

Adilson Batista, que já foi sondado três dias depois de ser demitido pelo Corinthians, Paulo Autuori (atualmente no futebol árabe) e Ricardo Gomes (sem clube), são nomes que no momento estão cogitados para dirigir a equipe santista.

Particularmente, acho que o Adilson (foto) tem o perfil mais indicado para comandar este Santos atual, fala a língua dos jogadores, gosta de trabalhar com garotos e tem experiência em Copa Libertadores, além de estar livre para trabalhar.

O Paulo Autuori também tem larga experiência em Libertadores (ganhou em 1997 e 2005), e tem como característica principal priorizar à parte tática, o que requer um tempo de adaptação por parte dos jogadores. Autuori, também tem problemas de liberação do futebol árabe.

Quanto ao nome de Ricardo Gomes, acho que é só especulação.

Para terminar, vou deixar um palpite:

Não se surpreendam, se ao final deste ano o Santos apresentar Dorival Silvestre Junior para treinar a equipe.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

[CAUSO] TATÁ E O GALÃ

O Santos vivia um bom momento em 1984, ganhou o Paulistão com um gol de Serginho Chulapa frente ao Corinthians e o ambiente entre os jogadores era muito agradável.

Além de Serginho, o elenco contava entre outros, com Toninho Carlos, Márcio Rossini, Dema, Gilberto Sorriso e o folclórico Ataliba, que era muito querido entre os atletas.

Aliás, com o título de 84 Ataliba foi tricampeão paulista, pois já havia vencido os dois anteriores com o Corinthians.

Ataliba
Numa tarde na Vila Belmiro, os craques descansavam depois de um treinamento fisíco puxado, deitados no gramado, tomando um suquinho de laranja preparado pelo massagista Beraldo, aproveitavam para observar o arqueiro Barbirotto, que ainda treinava forte com o preparador de goleiros.

Barbirotto considerado galã na época, por suas conquistas amorosas fora das quatro linhas, treinava com afinco, caía de um lado para o outro, agarrando a bola com firmeza, deixando os cabelos ao vento.

Assistindo à tudo, Ataliba não se conteve, com sua gaguejada básica, tentou dizer:

 - E... e... e... esse cara... é é é bo... bo... bonito, hein!

Ninguém se aguentou, a gargalhada comeu solta e os jogadores se rolavam no gramado.

Até Barbirotto teve que parar seu treinamento por alguns minutos.

domingo, 24 de outubro de 2010

[INFO] NA "RODADA PELÉ 70 ANOS" QUEM GANHA PRESENTE É A MAIOR VÍTIMA DO REI

Bruno César comemora o gol no clássico.
Foto: Marcos Ribolli
O Corinthians foi o maior beneficiado pelos resultados desta 31ª rodada, além do time fez a sua parte no clássico contra o Palmeiras, contou com as derrotas de Cruzeiro e Santos, mais o empate do Fluminense, para ficar há apenas um ponto da liderança.

Outro que encostou no primeiro pelotão foi o Botafogo, com uma vitória magra no sábado, chegou ao sexto lugar, com o mesmo número de pontos de Santos e Internacional.

Faltando sete rodadas para acabar o campeonato, veja quem são os seis primeiros colocados: Fluminense e Cruzeiro com 54 pontos, Corinthians 53, Santos, Internacional e Botafogo com 48 pontos.

Na parte debaixo da tabela, o grande destaque foi o Atlético Mineiro, que ganhou o clássico regional e saiu da zona de rebaixamento, automaticamente, tirou seu maior rival da liderança.

Veja os compromissos que as equipes que estão no primeiro pelotão, terão que fazer:

Fluminense - Grêmio / Inter* / Vasco / Goiás / São Paulo / Palmeiras* / Guarani

Cruzeiro - Prudente* / São Paulo / Vitória* / Corinthians* / Vasco / Flamengo* / Palmeiras

Corinthians - Flamengo* / Avaí / São Paulo / Cruzeiro / Vitória* / Vasco / Goiás*

Santos - Inter* / Vitória / Atlético MG* / Grêmio / Goiás* / Avaí* / Flamengo

Internacional - Santos / Fluminense / Atlético GO* / Avaí / Botafogo* / Vitória / Prudente*

Botafogo - Atlético MG* / Atlético GO / Avaí* / Ceará* / Inter / Prudente / Grêmio*

* jogos fora de casa.

sábado, 23 de outubro de 2010

[FICÇÃO] QUEM VENCERIA ESTE TIME?

O Contrataq já montou seleções de jogadores com nome de animais e de comida (ver "JOGOS PARA SEMPRE"), já escalou um time de treinadores que foram atletas (ver "UM TIME BEM TREINADO"), agora chegou a vez de convocar um timaço de "jogadores objetos".

Veja esta escalação, o time poderia muito bem ser o do Remo de Belém do Pará:

Remo: Borrachinha; Alfinete, Tinteiro, Sapatão e Carabina; Maçarico, Bandeira e Motoca; Flecha, Radar e Viola. Técnico: Neném Prancha.

Este time se tivesse jogado junto, poderia ter sido imbatível.

Por exemplo, o goleiro Borrachinha se esticaria para defender bolas impossíveis, na sua frente, com Sapatão dando bico pra todo lado, poucos atacantes entrariam na área.

Nas laterais, Alfinete apoiando e furando a defesa adversária, com certeza espetaria um gol, e Carabina nas faltas seria tiro certo.

No meio de campo, ninguém se atreveria a passar pela marcação do Maçarico.

No ataque, era só explorar a velocidade do Motoca e do Flecha, e colocar o Radar num ponto estratégico para vigiar e conferir todas.

Depois, com a vitória garantida, seria só comemorar com o Bandeira e o Viola dando o rítmo.

Borrachinha: Foi goleiro do Botafogo do Rio no fim da década de 70, começou no Joinville.
Alfinete: Surgiu no XV de Jaú, se consagrou no Corinthians e no Grêmio.
Tinteiro: Antigo zagueiro do Flamengo dos anos 70.
Sapatão: Começou no Flamengo, mas teve destaque pelo Bahia na metade da década de 70.
Carabina: Jogou no Paysandu em 2005.
Maçarico: Volante, campeão da segunda divisão paulista pelo Jabaquara em 1993.
Bandeira: Surgiu bem no Inter de Porto Alegre, atuou no Palmeiras também.
Motoca: Também chamado de João Carlos Motoca, jogou muito tempo no Botafogo de Ribeirão.
Flecha: Ponta gaúcho, marcou época no América do Rio (ver abaixo) e no Grêmio, na década de 70.
Radar: Jogou em vários times do Nordeste, passou pelo Flamengo também.
Viola: Ele mesmo, Tetracampeão em 94, Corinthians, Palmeiras, Vasco e muitos outros clubes.
Neném Prancha: Folclórico e filósofo, um misto de treinador e torcedor do Botafogo.

Em pé: Orlando Amarelo, Geraldo, Rogério, Alex, Ivo Wortmann e Álvaro.
Agachados: Flecha, Bráulio, Luizinho Lemos, Edu (irmão do Zico) e Gilson Nunes.

[INFO] ESPECIAL PELÉ 70 ANOS - PARTE QUATRO

Dados Pessoais

Nome Completo: Edson Arantes do Nascimento
Data de Nascimento: 21 ou 23 de outubro de 1940
Local de Nascimento: Três Corações (MG)
Altura: 1,72m
Clubes Profissionais: Santos (1956-1974); Cosmos (1975-1977)
Seleção Brasileira: 1956-1971




Estatísticas
  • Partidas: 1375
  • Gols: 1284
  • Média de Gols por Partida: 0,93
  • Segundo maior número de gols em uma partida: oito gols, em 21 de novembro de 1964, na partida Santos 11 a 0 Botafogo de Ribeirão Preto.
  • Partidas pela seleção brasileira: 115 (92 oficiais)
  • Gols pela seleção brasileira: 95
  • Partidas pelo Santos: 1116
  • Gols pelo Santos: 1091
  • Partidas pelo Cosmos: 108
  • Gols pelo Cosmos: 63
  • Mais jovem artilheiro Campeonato Paulista: 1957 - Santos (fez 17 anos durante a competição)
  • Mais jovem Campeão Mundial: 1958 - Brasil (17 anos)
  • Mais jovem Bicampeão Mundial: 1962 - Brasil (21 anos)
  • Único Jogador Tricampeão mundial: 1970 - Brasil
  • Maior artilheiro em uma temporada do Campeonato Paulista: 1958 - 58 gols
  • Maior número de temporadas como artilheiro do Campeonato Paulista: 11
  • Maior artilheiro em uma temporada: 1959 - 127 gols
  • Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira: 95 gols
  • Maior artilheiro do futebol profissional: 1284 gols
  • Bola de Ouro Especial da revista Placar: 1987
  • Placa de bronze afixada no Maracanã: 1961 - Em virtude de um lindo gol marcado contra o Fluminense, no dia 12 de junho de 1961. Origem do termo "Gol de placa", cunhado por Joelmir Beting.

 

ARTILHARIAS

Campeonato Paulista

  • 1957 - Santos (20 gols)
  • 1958 - Santos (58 gols) - Recorde da Competição
  • 1959 - Santos (45 gols)
  • 1960 - Santos (34 gols)
  • 1961 - Santos (47 gols)
  • 1962 - Santos (37 gols)
  • 1963 - Santos (22 gols)
  • 1964 - Santos (34 gols)
  • 1965 - Santos (49 gols)
  • 1968 - Santos (26 gols)
  • 1973 - Santos (11 gols)

Copa América

  • 1959 - Brasil (9 gols)

Campeonato Brasileiro das Forças Armadas

  • 1959 - Seleção da 6ª Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM) (11 gols)

Campeonato Sul Americano das Forças Armadas

  • 1959 - Seleção Brasileira das Forças Armadas (11 gols)

Taça Brasil

  • 1961 - Santos (9 gols)
  • 1963 - Santos (12 gols)

Torneio Rio-São Paulo

  • 1961 - Santos (7 gols)
  • 1963 - Santos (15 gols)
  • 1964 - Santos (3 gols)
  • 1965 - Santos (7 gols)

Copa Intercontinental

  • 1962 - Santos (3 gols)
  • 1963 - Santos

Taça Libertadores da América

  • 1963 - Santos (11 gols)

 

Títulos

  • Copa do Mundo: 1958, 1962 e 1970
  • Copa Intercontinental: 1962 e 1963
  • Taça Libertadores da América: 1962 e 1963
  • Recopa Sul-Americana: 1968
  • Recopa dos Campeões Intercontinentais: 1968
  • Taça Brasil: 1961/62/63/64/65
  • Torneio Roberto Gomes Pedrosa: 1968
  • Torneio Rio-São Paulo: 1959,1963,1964,1966
  • Campeonato Paulista: 1958/60/61/62/64/65/67/68/69/73
  • Liga Norte-Americana de Futebol: 1977 (pelo New York Cosmos)

 

Prêmios

  • Melhor jogador jovem da Copa do Mundo: 1958
  • Bola de Prata Copa do Mundo: 1958
  • Chuteira de prata Copa do Mundo: 1958
  • Craque do time das estrelas da Copa do Mundo - World cup all-star team player: 1958
  • Bola de Ouro - Copa do Mundo: 1970
  • Craque do time das estrelas da Copa do Mundo - World cup all-star team player: 1970
  • BBC Personalidade Esportiva do Ano: 1970
  • Melhor jogador Sulamericano do ano: 1973
  • Atleta do Século, eleito por jornalistas do mundo todo, na pesquisa realizada pelo jornal francês L'Equipe: 1981
  • Atleta do Século, eleito pelo Comitê Olímpico Internacional: 1999
  • Atleta do Século, eleito pelos jornalistas da Agência de Notícias Reuters: 1999
  • Jogador de Futebol do Século, escolhido pela UNICEF: 1999
  • Jogador de Futebol do Século, eleito pelos vencedores da Bola de Ouro da revista France Football: 1999
  • Maior jogador do Século XX pela IFFHS: 1999
  • Maior jogador Sulamericano do Século XX Pela IFFHS: 1999
  • Maior Jogador de Futebol do Século FIFA: 2000
  • Laureus World Sports Awards - Prêmio pelo conjunto da obra, entregue pelo Presidente Sul-Africano Nelson Mandela: 2000
  • BBC Personalidade Esportiva do Ano - Prêmio pelo conjunto da obra: 2005

ARTIGO RARO

Quando Pelé fez o milésimo gol, no dia 19 de novembro de 1969, contra o Vasco da Gama no Maracanã, o extinto jornal Cidade de Santos, publicou um suplemento especial com a relação de todos os gols assinalados pelo Rei até aquele data.

Tenho esta edição histórica guardada, veja a reprodução abaixo:



PARABÉNS PELÉ!!!
POR TUDO QUE VOCÊ PROPORCIONOU A NÓS, AMANTES DO FUTEBOL.

Fontes de consulta: Wikipédia e Revista Placar.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

[FICÇÃO] ESPECIAL PELÉ 70 ANOS - PARTE TRÊS

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), divulgou hoje a lista atualizada dos maiores goleadores do futebol mundial.

Na véspera de seu aniversário, o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, teve uma notícia inesperada, pois houve uma alteração na categoria "Maiores Goleadores Pais & Filhos", onde Pelé perdeu a primeira colocação para Romário.

Nesta nova categoria, soma-se os gols marcados por pais e filhos, Pelé que tinha 1284 gols, agora junto com Edinho passa a ter 999 gols, enquanto a dupla Romário e Romarinho chegou a 1017.

Veja o porque:

1º Romário 1002 gols prós + Romarinho 15 gols prós = 1017 gols
2º Pelé 1284 gols prós - Edinho 285 gols contra = 999 gols

A IFFHS, resolveu descontar os gols sofridos por Edinho na época em que ele atuou como goleiro por Santos, Portuguesa Santista, São Caetano e Ponte Preta.

Claro que se trata de uma brincadeira com os dois maiores goleadores do Brasil e do mundo.

Pelé é insuperável, marcou 1284 gols em 1375 jogos, numa invejável média de 0,93 gols por partida, enquanto o Baixinho marcou 1002 gols ao longo de sua carreira.

Edinho, o Príncipe, teve uma ótima fase defendendo o gol santista no vice-campeonato brasileiro de 1995, onde inclusive chegou a ser lembrado para a seleção brasileira, atualmente faz parte da comissão técnica do Santos Futebol Clube.

Romarinho já iniciou sua carreira futebolistica, hoje o filho do Romário defende o sub-17 do Vasco da Gama, e já começou a marcar seus golzinhos.

[CAUSO] ESPECIAL PELÉ 70 ANOS - PARTE DOIS

Vasco e Santos jogavam numa quarta-feira à noite no Maracanã, surpreendentemente a equipe vascaina vencia o time de Pelé & Cia., por dois tentos a zero.

O jogo se encaminhava para o final, quando a dupla de zaga do Vasco mais aliviada pelo placar a seu favor, e com a má noite do Rei Pelé, resolve cutucar a fera com vara curta.

- Cadê o Rei, ele não veio hoje? 

Disse Fontana para seu companheiro de zaga Brito, quando Pelé passava por perto.

- Fica quieto, tá bom assim!

Respondeu Brito, já ficando irritado.

- Qual é Brito. Não estou vendo Rei nenhum!

Continuou o zagueiro vascaino.

Logo após, aos 42 minutos, Pelé até então sumido no jogo, completa um cruzamento e diminui para o Santos.

Inconformado, Brito pede para Fontana ficar mais atento e deixar o "Crioulo" em paz.

Não deu outra, com Pelé correndo o campo todo e pedindo a bola que nem um louco, recebeu, passou como um foguete pelo meio da zaga do Vasco, e estufou as redes, empatando o jogo no último minuto.

Pelé continuou a arrancada, pegou a bola no fundo do gol, correu em direção a Fontana e disse:

- Toma. Diz para sua mãe, que foi o Rei do Futebol que mandou!

Dizem, que este jogo também causou muitas separações de casais, para aqueles que gostam de sair uns cinco minutos antes do final da partida.

Imagine!

O marido chega em casa, e é questionado pela mulher:

- Quanto foi o jogo?

- Foi ótimo. 2 a 0 pro Vasco!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

[OPINIÃO] ESPECIAL PELÉ 70 ANOS - PARTE UM

Como vem sendo divulgado amplamente pelos meios de comunicações, neste sábado, dia 23 de outubro de 2010, o Rei do Futebol faz 70 anos de idade.

O que falar de Pelé?

Tudo a seu respeito já foi dito, escrito, mostrado, projetado, inventado, ao longo de sua existência, o mundo conhece Pelé como poucos, talvez seja a figura mais popular ainda nos dias de hoje.

Tive o prazer de vê-lo pessoalmente por duas vezes na minha vida, e posso afirmar que ele tem algo diferente, nota-se isso claramente quando você o olha, te deixa meio hipnotizado, imagine o que ele devia fazer com os zagueiros adversários.

Gosto muito da definição do Pepe, sobre seu companheiro no ataque mais famoso do mundo, ele disse que o Pelé não é deste planeta, e sim de Marte.

Cheguei a vê-lo jogar em três oportunidades, a primeira foi na final do Campeonato Paulista de 73, outra na despedida do Santos, no histórico jogo contra a Ponte Preta na Vila Belmiro em 1974 e pela televisão acompanhei sua despedida do futebol em 77, quando ele atuou um tempo pelo Santos e outro pelo Cosmos.

Claro que não foi nada, perto dos 1375 jogos e 1284 gols assinalados, onde conquistou todos os títulos possíveis com o Santos e com a Seleção Brasileira, incontáveis artilharias, e feitos que jamais outro jogador de futebol irá alcançar.

Através dos registros de imagens, que ficaram para nós que não tivemos o prazer de vê-lo jogar ao vivo, sem dúvida era um gênio acima de qualquer comparação.

Tratava-se de um jogador completo técnica e fisicamente, por sinal muito melhor fisicamente do que a maioria, ele tinha resistência, velocidade e arranque, era ótimo cabeceador, finalizador, sabia armar, marcar e chutava com as duas pernas, uma de cada vez, é claro!

Até no gol chegou a jogar.

Foram feitos estudos sobre sua visão periférica, devido a percepção que tinha ao descobrir companheiros desmarcados, ou se prevenir de uma eventual marcação, sem contar com o estudo que ele fazia dos adversários, se o goleiro jogava adiantado, se o zagueiro gostava de sair jogando, e etc.

O Rei também cuidava de sua imagem fora das quatro linhas, evitava participar de propagandas que divulgassem bebidas alcoólicas, e mostrava habilidade para não ser flagrado em situações embaraçosas.

Enfim, era uma máquina de jogar futebol com perfeição.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

[FICÇÃO] SEPARADOS NA MATERNIDADE (9)

O personagem desta nona edição do "Separados na Maternidade" é o atual treinador do Atlético MG.

Dorival Silvestre Junior, está com 48 anos, começou sua carreira no futebol como jogador em 1982, era médio-volante e usava apenas o nome Junior, ficou conhecido como "o sobrinho do Dudu", pelo parentesco com o famoso e também volante da Academia palmeirense da década de 70.

Seu primeiro clube foi a Ferroviária de Araraquara, passou por outras equipes menores como Marília, Avaí, Joinville, São José SP, Coritiba, até chegar ao Palmeiras aonde permaneceu de 1989 a 1993, depois jogou no Grêmio e encerrou a carreira em 1995 no Juventude.

Como treinador, sua primeira experiência foi em 2003, dirigindo o Figueirense, passou pelo Fortaleza, Sport Recife, São Caetano, Cruzeiro, Coritiba, Vasco e Santos.

Se como jogador ganhou apenas dois títulos estaduais, como técnico vem colecionando conquistas regionais e nacionais, ganhou o Catarinense (2004), Cearense (2005), Pernambucano (2006), Paranaense (2008), Brasileiro da Série B pelo Vasco em 2009, e neste ano papou o Paulista e a Copa do Brasil pelo Santos.

Vale lembrar que ele levou o São Caetano ao vice-campeonato paulista em 2007, hoje Dorival tem a dura missão de livrar o Atlético Mineiro do rebaixamento.

Para isso, sempre que pode o treinador tenta dar uma esfriada na cabeça mergulhando nas praias mais próximas de Belo Horizonte.



Na verdade, quem está a bordo do iate, é o meu amigo Oswaldinho Almeida, dono do Top Car Lava-Rápido e Estacionamento, que fica ao lado do Toninho do Bacalhau, na Av. Epitácio Pessoa, aqui em Santos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

[CAUSO] PASTOR DE CHUTEIRAS

A fase não era boa no Iguaçu, equipe do interior paranaense, o time não vencia a três jogos, os salários estavam atrasados, e os jogadores anciosos para saber quem era a pessoa de terno e gravata, que apareceu no clube após o treino da manhã.

Na hora do almoço, um dos jogadores veio com a novidade, depois de ouvir conversas entre os diretores, o nosso "repórter" informou que se tratava de um Pastor, ele deveria fazer um sermão antes do treino da tarde.

Na hora do treinamento todos ficaram perplexos com o suposto Pastor, ele estava batendo bola no campo, uniformizado e de chuteiras.

Mais tarde o treinador reuniu o grupo no centro do gramado, e apresentou à figura misteriosa, era um novo reforço para o meio campo.

O nome do jogador: Castor.

Castor (quarto da dir. p/ esq.) foi campeão paranaense em 1984, pelo Pinheiros. (foto: extraída do blog retratonaparede@gmail.com)



[OPINIÃO] G-3 VOLTA A SER G-4 MAS PODE VIRAR G-3 NOVAMENTE

Se o campeonato terminasse hoje, o Atlético PR
ficaria com a quarta vaga. (Foto: Giuliano Gomes)
Entendeu? É fácil.

Basta que uma dessas equipes, Palmeiras, Atlético MG, Goiás ou Avaí, seja campeã da Copa Sul-Americana.

Nesse caso, o Brasil passaria novamente a indicar três clubes para Libertadores do ano que vem.

A Conmebol voltou atrás na decisão de excluir uma equipe brasileira, devido ao atual campeão ser do nosso país.

Isso esquentará a briga pela quarta vaga, já que a diferença entre seis times, é de apenas cinco pontos.

Na minha opinião, a decisão anunciada hoje pela Conmebol é totalmente acertada, pois estaria punindo a Confederação que detém o título máximo do nosso continente.

domingo, 17 de outubro de 2010

[OPINIÃO] OITO DEGRAUS PARA O TOPO

Cruzeiro perdeu, mas segue como líder.
(foto: http://globoesporte.globo.com/)
Restam agora oito rodadas para conhecermos o campeão brasileiro de 2010, matematicamente muitos sonham com o título.

São eles: Cruzeiro (54), Fluminense (53), Corinthians (50), Santos (48) e Inter (47).

Atlético PR e Grêmio com 46 pontos cada, Botafogo com 45, São Paulo e Palmeiras com 44, ainda podem surpreender.


Veja o caminho que terão pela frente os cinco primeiros classificados:

Cruzeiro - Atlético MG / Prudente* / São Paulo / Vitória* / Corinthians* / Vasco / Flamengo* / Palmeiras

Fluminense - Atlético PR* / Grêmio / Inter* / Vasco / Goiás / São Paulo / Palmeiras* / Guarani

Corinthians - Palmeiras / Flamengo* / Avaí / São Paulo / Cruzeiro / Vitória* / Vasco / Goiás*

Santos - Prudente / Inter* / Vitória / Atlético MG* / Grêmio / Goiás* / Avaí* / Flamengo

Internacional - Grêmio* / Santos / Fluminense / Atlético GO* / Avaí / Botafogo* / Vitória / Prudente*

* jogos fora de casa

Vou ressaltar alguns detalhes que percebi nestes próximos jogos:

- Teremos apenas três confrontos diretos, Corinthians contra Cruzeiro no Pacaembú, Fluminense contra o Internacional e Internacional contra o Santos, ambos no Beira-Rio.

- Cruzeiro e Internacional farão quatro partidas fora de seus domínios, as outras equipes farão três.

- O Santos enfrentará quatro equipes que estão na zona de rebaixamento, enquanto os outros jogarão contra dois desta zona, exceto o Fluminense que joga contra apenas um.

- Cruzeiro, Corinthians e Inter, têm um clássico regional cada para jogar.

Como podemos perceber, o título está em aberto, pois todos concorrentes terão compromissos difíceis pela frente, sendo que a diferença de pontos e de qualidade entre eles, é muito pouca.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

[CAUSO] A MALANDRAGEM DE LIO

A Portuguesa Santista jogava no interior, era final da década de 60, o estádio do adversário era muito acanhado, para se ter uma idéia, o alambrado ficava colado à linha lateral, causando um grande problema, não havia espaço para as cobranças de escanteio.

Esperto, Lio atacante da Briosa, arrumou um jeitinho de fazer a cobrança com mais conforto, o craque abria a porta do banheiro que ficava próximo a bandeirinha de escanteio, entrava e assim ganhava mais espaço para o chute.

As coisas corriam bem até o terceiro escanteio, Lio fez o mesmo ritual, abriu a porta, entrou no banheiro, tomou distância e.... bateu um vento e trancou o craque dentro do banheiro.

Ninguém mais conseguiu abrir a bendita porta, e Lio teve que ser substítuido ainda no primeiro tempo. 

Lio (de boné) ao lado do amigo Bezzerra.
(foto extraída do site: www.giginarede.com.br)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

[OPINIÃO] CAMPEONATO BRASILEIRO ENTRA NA RETA FINAL

Com os dois jogos que estavam atrasados, disputados ontem, todas as equipes ficaram com o mesmo número de jogos (29), faltam agora nove rodadas para a definição do campeonato nacional.

Cinco times parecem que vão brigar até a última rodada pelo título, são eles: Cruzeiro (54), Fluminense (52), Corinthians (49), Santos (48) e Internacional (47).

Fazendo uma análise rápida do momento atual destes times, acho que Cruzeiro e Santos estão embalados, o Flu segue uma regularidade, enquanto o Inter e Corinthians têm muitos problemas de contusão nesta reta final e isso pode atrapalhar, pois seus elencos, principalmente o corinthiano, mostrou não ter peças de reposição à altura.

Na briga pela Libertadores, alguns times podem ser beneficiados, pois Internacional e Santos, com presenças garantidas, abrem possibilidades para os concorrentes que vem abaixo.

Chegada tumultuada do Corinthians ontem após a derrota sobre o Vasco, apenas 2 pontos em 18 disputados. (Foto: Leandro Canônico)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

[OPINIÃO] O FUTEBOL CONTINUA O MESMO!

Depois de 47 dias parado, a maior revelação deste ano do futebol brasileiro ao lado de Neymar, Paulo Henrique Ganso, falou pela primeira vez depois da séria contusão no joelho, em entrevista ao jornal A Tribuna de Santos.

O craque disse que aconselhou Neymar, disse também que está aprendendo muito com sua contusão, e falou sobre o episódio que culminou com a saída de Dorival Júnior:

"Preferia que o Dorival voltasse, mas não sei se um dia ele voltará. Foi um sentimento de tristeza quando ele saiu. É um excelente treinador, que nos ajudou nas conquistas de dois títulos no ano. Os demais treinadores já mostraram suas capacidades, como o Abel (Braga), e o (Paulo) Autuori. O Marcelo tem trabalhado com o elenco desde a pré-temporada. Ele conhece bem os jogadores".

O craque também comentou sobre o projeto, que a diretoria disse ter elaborado para sua carreira, que ainda não saiu do papel: "Ainda não chegamos à um acordo, mas espero que possa chegar".

Ganso se contundiu um dia antes da reunião préviamente agendada, onde a diretoria santista iria mostrar o plano de carreira confeccionado para o craque. Segundo eles, seria igual ao oferecido para Neymar.

"As negociações estão paradas. O que foi oferecido (ao Ganso) ficou muito aquém do que imaginávamos", confirmou uma pessoa ligada ao Ganso, que pediu sigilo.

O presidente Luís Álvaro Ribeiro, foi questionado pelo jornal sobre o assunto:

"Estamos tranquilos quanto a isso. Em razão da contusão do atleta e o período em que ele está fora de atividade, temos tempo para resolver esse assunto".

Ora, neste período é que o atleta mais precisa de segurança e gratidão, seria um ótimo momento para mostrar que se trata de uma diretoria diferenciada, que não é porque o jogador está fora da vitrine, que não mereça o reconhecimento imediato.

Me parece que a diretoria santista, está "cozinhando o galo", neste caso "cozinhando o ganso", pois como a multa já foi elevada para um patamar alto (50 milhões de euros), e no momento não haverão interessados, irão esperar o jogador retornar ao nível em que estava atuando quando aconteceu a fatídica contusão, para lhe darem a devida atenção.

Bom, o futebol não teria que ser assim, mas infelizmente é.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

[FICÇÃO] SEPARADOS NA MATERNIDADE (7)

As atrações de hoje no "Separados na Maternidade", são:

WILTON PEREIRA SAMPAIO e DENÍLSON

Denílson revelado pelo São Paulo, com passagens na seleção brasileira e por inúmeros clubes do Brasil e do exterior, encerrou sua carreira como jogador, mas vai continuar no futebol.

O ex-craque fez um curso rápido de arbitragem e já foi escalado para apitar o clássico Botafogo e Palmeiras (veja abaixo), no último domingo no Engenhão.



Agora falando sério, o ex-jogador atualmente é comentarista da Rede Bandeirantes de Televisão, que com o final do "Band Mania", vai passar a participar do "Pré-Jogo".

O árbitro abaixo em questão, é Wilton Pereira Sampaio, representante do Distrito Federal e apitou o clássico citado acima.

RENAN e MARCELO ANTONY

A outra atração do "Separados na Maternidade", é o goleiro Renan do Internacional de Porto Alegre com o ator global Marcelo Antony, veja abaixo:

[OPINIÃO] O CENTENÁRIO EM DEZ JOGOS

Mais uma vez venho escrever sobre a saída de um treinador neste campeonato brasileiro, pensei em fazê-lo ontem logo que a notícia se tornou pública, mas preferi aguardar mais declarações.

A primeira informação era que Adilson Batista teria pedido demissão, depois, apesar das duas partes tentarem ofuscar quem de fato havia tomado a decisão, ficou claro que partiu da diretoria.

É espantoso como o valor do profissional muda em tão pouco tempo, há cinco jogos atrás, após a vitória sobre o Santos na Vila Belmiro, todos elogiavam Adilson, por ter melhorado o trabalho do Mano Meneses, diziam que o time tinha um padrão definido de jogo, e que estava com "jeitão" de campeão.

Neste pequeno período, o treinador teve problemas de contusões e intromissões no seu trabalho, como reuniões de alguns jogadores com torcedores, criticas veladas até de atletas (do grupo mais experiente) e questionamentos sobre a manutenção de determinados jogadores como titulares.

(foto: globoesporte.com)
Inoportuna ou não, esta troca de comando já devia estar sendo arquitetada, a gota d´agua foi a derrota em pleno Pacaembú, onde o presidente Andrés Sanches se apoiou nos números frios da campanha irregular de Adilson, ou seja 7 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, em 75 dias de trabalho, para justificar a demissão.

O nome citado para assumir o cargo, é Carlos Alberto Parreira, que Andrés havia convidado para ser coordenador das divisões de base do Timão, enquanto chefiava a delegação brasileira na Copa do Mundo.

Aliás, fica uma pergunta para o torcedor refletir:

Será que a estada de Andrés Sanches na África, serviu para tratar mais de interesses pessoais e do clube ou em prol da nossa seleção?

domingo, 10 de outubro de 2010

[CAUSO] MAIS CONTRAS, DO QUE PRÓS

Tive o prazer de conviver com grandes figuras ao longo da minha passagem pelo futebol, e uma das maiores sem dúvida foi o meia Cardim.

Revelado pelo Santos no fim da década de 70, ele fez parte daquele timaço do XV de Jaú em 1981 comandado pelo técnico Cilinho, ao lado de Alfinete, Célio, Carlos Silva, Níveo e Aroni.

Cardim reside atualmente em São Sebastião, e é diretor de esportes da Prefeitura de Caraguatatuba, foi lá que há anos atrás conheceu o treinador do time profissional da cidade, o XV de Novembro.

Pela sua experiência, o ex-meia era sempre consultado pelo técnico do XV, numa das conversas, o treinador revelou a Cardim:

- Todo mundo sabe, que a visão do treinador assistindo o jogo no banco de reservas, é péssima. O bom era acompanhar a partida dentro de um balão, em cima do campo, a visão seria privilegiada, não!

- Tudo bem, mas se o time perder e a torcida ficar revoltada, alguém dá um tiro no balão, tú despenca lá de cima.

Resumiu Cardim.

sábado, 9 de outubro de 2010

[OPINIÃO] ACREDITAR NO TÍTULO, PELO MENOS

Marcelo Martelotte, 42 anos, ex-goleiro
do Bragantino e do próprio Santos.
(foto http://www.santosfc.com.br/)
Gostei da atitude do jovem treinador do Santos, Marcelo Martelotte, em declarar que seu time vai lutar pelo título brasileiro, mesmo com uma diferença de 10 pontos (com um jogo a menos) para o líder, disse que seu time sempre entrará em campo pensando na conquista, vide o Flamengo de 2009.

"A gente vem tocando neste assunto desde o primeiro jogo que eu fiz. Creio no título e isso não mudou nem com as derrotas, é comprovado que times que tinham essa diferença chegaram a disputar o título. E a gente acredita", disse o treinador.

Estão muito chatos os discursos dos técnicos, jogadores e dirigentes, que já desde as primeiras rodadas de acordo com a colocação de seus times, ficam "prevendo" atrás de uma suposta programação, o que a sua equipe vai lutar, Libertadores, Sulamericana, para não ser rebaixado ou para nada.

Aliás, segundo as declarações, parecem tratar o campeonato brasileiro como uma mera fase classificatória para estes torneios citados acima, ou o pior, quando já estam préviamente classificados "abandonam" a maior competição nacional, felizmente para o bem do futebol não foi o caso do Santos.

Parece que todos se esquecem do título de campeão brasileiro, que é o mais importante, uma conquista que fica marcada para sempre na memória dos torcedores.

Confesso que na mudança do método de disputa em 2003 para pontos corridos, torci o nariz como muitos brasileiros, mesmo sabendo que a fórmula era mais justa, achava que os jogos perderiam em emoção, como nos mata-mata, mas com o passsar dos anos fomos nos acostumando, e os clubes foram dando mais valor a Libertadores, mas parece que se esqueceram do título máximo da competição.

Sem dúvida, o mais sensato é lutar sempre para ser campeão, deixando a classificação para Libertadores, e outros torneios como consequência do trabalho.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

[CAUSO] PRIMEIRO SALÁRIO

O garoto subiu ao time profissional, e foi ao banco pegar seu primeiro salário na boca do caixa:

- Você é o titular (da conta)?

Pergunta o funcionário do banco.

- Olha, tô treinando bem pacas, mas o "homem" não me coloca no time nem à pau!

Respondeu o jovem craque.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

[FICÇÃO] ESSE TIME DÁ ESPETÁCULO

O futebol e a música sempre caminharam juntos! Vários compositores declararam seu amor ao esporte através de canções, reverenciando craques, clubes ou simplesmente falando de futebol. Em contrapartida, jogadores se renderam a arte musical, participando ativamente dela.

Jorge Ben - que chegou a jogar na base do Flamengo - eternizou Fio Maravilha com a famosa canção homônima, também homenageou Zico com "Camisa Dez da Gávea". A Banda Bel chegou a fazer sucesso com a faixa "Romário", já Marcelo D2 compôs "Sou Ronaldo", Chico Buarque cantou a tabelinha entre Pagão e Pelé. O Skank exemplificou o futebol em forma de música em "É uma Partida de Futebol".

Na contramão, tivemos Nunes, Serginho Chulapa, o ex-goleiro Ronaldo do Corinthians, que chegaram a gravar discos próprios. Já o ex-craque Júnior eterno ídolo do Flamengo, fez enorme sucesso com "Voa Canarinho" em 1982, durante a Copa do Mundo da Espanha, sem falar do Rei Pelé, que compôs várias músicas e chegou a cantar inclusive ao lado de Roberto Carlos e Elis Regina.

Do outro lado do Atlântico, o pop star Elton John foi dono do Watford, time da segunda divisão inglesa nos anos 70. Aqui no Brasil alguns jogadores tentaram o caminho inverso, empresariando grupos musicais, especialmente de pagode, como o ex-atacante Edilson.

A música caminha ao lado dos clubes, por menor que sejam, cada qual tem o seu hino, alguns com autoria de artistas ilustres, como o dos quatro grandes clubes do Rio, compostos por nada mais nada menos que Lamartine Babo. As torcidas também participam desta ligação, entoando seus cantos pelas arquibancadas durante os jogos, e hoje, tornou-se obrigatória a execução do hino nacional brasileiro antes das partidas.

A música está tão presente, que sempre tivemos jogadores batizados com nomes ligados a música, como o atacante Creedence que atuou no Guarani, inspirado na banda californiana Creedence Clearwater Revival. O atacante Keirrison declarou que seu nome é uma mistura de Keith Richards guitarrista dos Rolling Stones com Jim Morrison, líder do The Doors.

Enfim, música e futebol tem tudo a ver, e pode ser simbolizada na união entre o craque Garrincha e a cantora Elza Soares, que se casaram quando estavam no auge de suas carreiras.

Seleção de craques

Veja abaixo o time que eu preparei, de jogadores com nome de cantores. A única dúvida está no gol, entre Caetano ou Veloso, o bom seria se os dois pudessem jogar juntos, não!

1 Caetano / Veloso - Ambos foram goleiros, um jogou no Vasco e outro no Palmeiras, respectivamente.

2 Fagner - Atual lateral do Vasco.

3 Daniel - Zagueiro, marcou época no São Caetano, chegou a jogar no Palmeiras.

4 Adoniran - Teve uma passagem rápida pelo Santos nesta década.

6 Roberto Carlos - Dispensa comentários.

5 Dinho - Campeão do Mundo pelo São Paulo, também atuou com destaque no Grêmio e no Santos, seu homônimo é vocalista do Capital Inicial.

8 Xuxa - Meio-campista do Mirassol.

10 Vando - Se destacou no Vila Nova de Minas, jogou no Cruzeiro, Vasco, Paraná Clube, entre outros.

7 Toquinho - Ex-ponta direita da Portuguesa de Desportos na década de 80.

9 Léo Jaime - atacante do Bragantino, fez um gol contra o Santos neste Paulistão.

11 Fábio Júnior - Marcou época no Cruzeiro, passou por vários clubes grandes, esteve na Europa, e atualmente está no América Mineiro.

Técnico - Ney Franco, conhecido por ter uma banda de rock, nos momentos de folga.

Fagner e Roberto Carlos, titulares absolutos nas laterais.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

[OPINIÃO] OS SOBRINHOS DO TIO SAM (1)

Uma das principais caratcterísticas dos americanos é a organização, eles estabelecem critérios, fazem ranqueamentos, estudam estatisticas, tudo para que as coisas se desenvolvam e funcionem da maneira mais justa possível.

Agora, imagine se os Estados Unidos tivessem talentos brotando a cada esquina como aqui no Brasil, com certeza seria a maior potência do mundo no futebol, assim como é no basquete.

Como eles também são realistas, e sabem que isso jamais acontecerá naturalmente, a estratégia americana é desenvolver formas afim de possibilitar que suas crianças tenham um caminho, onde possam ser lapidadas até atingir um nível no futuro, semelhante ao jogador brasileiro por exemplo.

Existe também, uma preocupação em acabar com o preconceito, principalmente da direita americana, de que futebol é um esporte somente de crianças pobres e de países subdesenvolvidos. Hoje nos Estados Unidos, segundo pesquisas, existem mais crianças praticando futebol do que beisebol, basquete e futebol americano.

Isto, por que existe um calendário repleto de torneios, envolvendo escolas, clubes, associações, desde um nível recreativo à competitivo, amparados por programas que detectam atletas com potêncial.

Será um trabalho árduo, à longo prazo, pois apesar dos esforços para acelerar a formação de bons jogadores, a realidade americana ainda é bastante complicada, para se ter uma idéia, enquanto o Brasil já tem jogadores "prontos" com idade para seleções sub-20 e olímpica (sub-23), titulares em grandes clubes nacionais e pelo mundo afora, os Estados Unidos para formar suas seleções para 2011, tem que realizar os chamados "training camps".

Estes "training camps", são grandes peneiras com atletas candidatos a uma convocação, pois precisam ser observados por não atuarem com regularidade em suas equipes ou por estarem distantes. Somente depois de ver cerca de 100 jogadores na Europa, América Central e América do Sul, é que o treinador junta os "descobertos" com os atletas de mais bagagem.

Pelo que podemos perceber, ainda existe muito o que fazer, mas temos que aceitar, que o crescimento do futebol americano da década de 90 para cá, é inegável, resta saber até que ponto irão atingir.

Na próxima parte, vou falar sobre como é feita a organização do campeonato de futebol profissional nos Estados Unidos.

domingo, 3 de outubro de 2010

[CAUSO] SONECA NO BANCO

Esta aconteceu no interior de Minas Gerais, o time da casa precisava apenas de um empate para se classificar.

Como o jogo estava morno no segundo tempo, o placar tranquilo, apontando zero à zero e uma brisa agradável soprando no campo, fez com que o treinador tirasse um belo cochilo no banco de reservas.

Aos 35 minutos sai o primeiro gol, com o barulho da torcida o treinador desperta, se levanta rapidamente e vai a beira do campo aos gritos.

- É isso aí pessoal!!! Agora vamos recuar e esperar eles no nosso campo.

O capitão da equipe ouve a ordem, e corre para perto do técnico.

- Mas professor, foi gol contra.

- SEUS INCOMPETENTES, NÃO POSSO NEM PISCAR OS OLHOS QUE VOCÊS TOMAM O GOL. ENTÃO AVANÇA O TIME, ORA!!!

Esbravejou o velho treinador.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

[OPINIÃO] ZICO NÃO MERECIA ESSA!

Foto: André Durão / Globoesporte.com
Não foi esta a última vez que um ídolo máximo é desrespeitado, justamente no seu clube, na sua casa, já vimos este filme, Zico não precisa provar nada a ninguém, seu passado de conduta irretocável, já o coloca acima de qualquer suspeita.

A falta de autonomia no cargo e principalmente desconfianças levantadas, abalaram o eterno ídolo da Gávea, que pediu demissão.

O pivô da crise, foi Leonardo Ribeiro, formado em advocacia, ex-chefe de torcida organizada, ganhou força dentro do clube nos últimos anos, já foi representante do Flamengo na Federação Carioca de Futebol, onde chegou a vice-presidência, hoje é o Presidente do Conselho Fiscal, e desafeto de figuras importantes, como Márcio Braga.

Ribeiro é contra a parceria feita nas categorias de base, entre o CFZ com a MDF, este acordo previa a ida de vários jogadores do CFZ para o Flamengo.

Zico também foi acusado de favorecer o seu filho, que é empresário, nas negociações dos jogadores Borja, Val Baiano, Deivid e Diogo, mas nada foi provado.

A presidente Patrícia Amorim, lamentou a saída de Zico, mas evitou entrar em atrito com Leonardo Ribeiro, que segundo o ex-presidente Márcio Braga, é funcionário de gabinete de Patrícia na Câmara Municipal.

A verdade, é que a presidente não agiu com intenção de estancar as denúncias infundadas contra Zico, e agora a crise na Gávea só tende a crescer, pois a torcida está revoltada com os responsáveis pela saída do Galinho, e com certeza isto terá reflexo no time, que está em queda livre rumo ao rebaixamento.

Por tudo que já fez ao clube, Zico merecia mais respeito.