terça-feira, 31 de agosto de 2010

[CAUSO] VICENTE MATHEUS NO TEATRO

Vicente Matheus chega com sua esposa Marlene, atrasado ao teatro.

Corre para a bilheteria procurando ingresso, e ouve da funcionária:

- Só temos lugar na fileira U, Seu Matheus.

Matheus, raciocina em voz alta.

"A, E, I, O, U. Quinta fileira. Tudo bem, pode me dar dois ingressos!".

Vicente Matheus (foto: GazetaPress)

[OPINIÃO] CORINTHIANS "SALVA" COPA DE 2014

Pelo menos foi isso que o ministro do Esporte Orlando Silva disse, sobre o projeto do novo estádio do Corinthians, que será construído em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

Para quem não sabe, a cidade de São Paulo estava ameaçada de não participar da abertura da Copa do Mundo de 2014, por não ter um estádio que cumprisse às exigências da FIFA.

Primeiro quero deixar claro que, o Corinthians merece ter um grande estádio que abrigue sua enorme torcida, a causa é justa e viável, inclusive há anos atrás foram feitas pesquisas neste sentido, e o Corinthians foi um dos poucos clubes que justificariam uma obra desse porte.

Também é fato, que o Corinthians aproveitou o momento propício e com toda razão, tornou realidade o sonho de ser dono de uma moderna arena.

Um série de fatores contribuíram para construção do estádio e consequentemente ser o candidato principal para a abertura. Escutei várias entrevistas do presidente da CBF Ricardo Teixeira e até do assessor de imprensa Rodrigo Paiva, dizendo que a FIFA não aprovaria o Morumbi por vários motivos, deixando transparecer uma antipatia com o dono do estádio.

Todos sabem, que o presidente do São Paulo Juvenal Juvênvio votou contra Kléber Leite, que tinha apoio da CBF, na eleição do Clube dos 13. Em contrapartida Andrés Sanches atual presidente do Corinthians votou a favor, sendo alguns meses depois convidado por Ricardo Teixeira para chefiar a delegação brasileira na Copa da África.

De longe, nota-se uma simpatia da CBF ao projeto corinthiano, parece que não há mais obstáculos e nem o tempo, se hábil ou não, preocupam.

Vale ressaltar, que o Palmeiras não conseguiu até o dia de hoje mover um tijolo na reforma do Parque Antarctica, tamanha as exigências dos orgãos responsáveis.

Por coincidência, o Palmeiras votou em Fábio Koff na fatídica eleição do Clube dos 13, do "trio de ferro" somente o Corinthians foi diferente.

CENTENÁRIO

Em tempo, PARABÉNS ao grande Sport Clube Corinthians Paulista, que comemora no dia de hoje 100 anos de existência, com memoráveis e inesquecíveis conquistas.

Sempre que vejo o gol do Basílio, na final contra a Ponte Preta me arrepio, principalmente se for com a narração de Osmar Santos, sem dúvida um dos momentos que mais marcaram na longa história corinthiana.

Tive o prazer de vestir algumas vezes a camisa do Corinthians, e posso dizer que a sensação de sentir o calor e a vibração da Fiel torcida, é indiscritvel.

Maquete do estádio do futuro estádio do Corinthians (foto: divulgação)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

[CAUSO] BLITZ PALMEIRENSE

O Santos enfrentava o Palmeiras no Pacaembu, o Verdão havia montado aquele esquadrão no início da década de 90, com Djalminha, Luizão, Rivaldo, César Sampaio, Roberto Carlos & cia.

A equipe santista sofria uma blitz palmeirense, já era o sexto escanteio consecutivo, a pressão era tanta, que os jogadores alvinegros mal conseguiam respirar.

O lateral santista Índio, exausto, se encostou na trave na espera de mais um escanteio, que com certeza viría com veneno dos pés de Djalminha.

"Vamos deixar eles fazerem o gol, pra ver se a pressão diminue.", disse o lateral, ainda ofegante.

[OPINIÃO] O RETORNO DO RONALDO

Foi discreta a volta de Ronaldo, ainda nitidamente acima do peso, ele teve pouca participação na importante vitória do Corinthians sobre o Vitória, agora a diferença para o Fluminense caiu para três pontos.

(Foto: Ag. Estado)

O tropeço do Flu, teve participação direta do Rogério Ceni, que fez seu primeiro gol no Maracanã e defendeu um pênalti do Washington.

Os outros destaques, foram a virada incrível e inesperada do Guarani sobre o Flamengo nos últimos minutos do jogo e a vitória do Palmeiras afundando ainda mais o Atlético do Luxa.

No sábado, as vitórias do Santos e do Internacional, solidificaram a presença de ambos no G4, seguidos de perto pelo Botafogo.

domingo, 29 de agosto de 2010

[OPINIÃO] APRIMORAMENTO DAS REGRAS

É notório que a FIFA sempre foi uma entidade conservadora, principalmente no que diz respeito a mudança de regras no futebol.

Apesar de não ser a FIFA responsável em criar ou ajustar as regras, é ela quem executa a mudança, que é legislada pela International Football Association Board (IFAB), esta sim tem poderes para elaborar, regulamentar e aprovar as leis do futebol.

A International Board se reune duas vezes por ano, somente na primeira ela discute eventuais mudanças na regra, fato que ajuda na demora de possíveis alterações.

Junto com a lentidão vem o conservadorismo, que sempre caminhou ao lado do futebol, criado pelos ingleses, tradicionalmente conservadores.

Enquanto outros esportes vão aperfeiçoando suas regras, tornando o jogo mais justo, o nosso esporte bretão caminha a passos de tartaruga neste sentido.

Me lembro de poucas alterações que foram feitas, por exemplo a proibição do recuo para o goleiro com os pés, em seguida a obrigatoriedade do arqueiro repor a bola em seis segundos e a liberação do impedimento em caso de mesma linha.

É notório também, que este é um assunto polêmico, com certeza a grande maioria acha que não se deve mexer, pois perderia o charme que o futebol causa, e este seria o seu segredo.

Não concordo, acho que se for para melhorar a qualidade e o dinamismo o jogo, tornando-o mais justo, que seja feito.

Conversei com um grande amigo, ex-árbitro da FPF e da CBF entre 1968 e 1982, Renato de Oliveira Braga, um verdadeiro estudioso no assunto que me expôs um projeto muito interessante, o qual ele denominou "Aprimoramento das Regras".

Embasado em mais de 10 anos atuando dentro das quatro linhas, vou mostrar os aspectos que mais me chamaram atenção no seu projeto (prometo que num post futuro, publíco na íntegra).

Vejamos:

REGRA 03: Liberação das substituições.
Ctq: Acho que o número atual está de bom tamanho.

REGRA 04: Comissão técnica, também uniformizada.
Ctq: Acho sensato, eles fazem parte do jogo.

REGRA 12: Limitação de faltas.
- Proíbir carrinho, será falta em qualquer situação, como no Futebol de Salão.
- Mão na bola (intencional): Tiro livre direto.
- Mão na bola (ocasional): Tiro livre indireto.
- Recuo de bola intencional, será faltoso com qualquer parte do corpo.
- Goleiro que abdica de defender uma bola com as mãos, não poderá mais fazê-lo.
- Aplicação de cartões (amarelo e vermelho) para todos os integrantes da súmula da partida, inclusive para a comissão técnica e em qualquer situação e/ou ocasião, seja antes, durante, no intervalo ou após a partida.
Ctq: Assino embaixo todos os quesitos acima, tornaria o jogo mais dinâmico, coibindo a violência, ajustando a parte disciplinar, além de moralizar a injustiça atual da mão na bola intencional e ocasional (ver o post Mão na Bola).

REGRA 15: Cobrança de laterais com os pés.
Ctq: Acho desnecessário, retardaria demais o jogo, pois o cobrador iria tomar distância para fazê-lo, provocando o adversário criar uma barreira e o árbitro fazer respeitar o espaço permitido.

REGRA 17: Eliminação das bandeirinhas de escanteio.
Ctq: Não sei para que elas servem, e em alguns casos ainda atrapalham, ao menos já foram trocadas por material mais flexivel.

No projeto de Renato Braga, incluem também aprimoramentos na condição física e técnica dos árbitros, como sua profissionalização, um selecionamento mais rigoroso, critérios para punições de acordo com o tipo de erro, falta de critério, falha capital e etc.

Faltam ainda discussões sobre a introdução da tecnologia no auxílio de lances duvidosos, mais isso com certeza vou falar num futuro post.



DEIXE SEU COMENTÁRIO.

sábado, 28 de agosto de 2010

[CAUSO] GRIPADO, VELHO CAPITÃO NÃO DEVE JOGAR

Em 1984, a Portuguesa Santista tinha montado um grande time, dava gôsto ir aos domingos à Ulrico Mursa, assistir Aílton Lira, Tadeu, Arouca, Tuíco & cia.

Guardo na memória a elegância dos meias Aílton Lira e Tadeu, o Lira mesmo com uma certa idade, encantava com seus lançamentos precisos, o jeito de bater na bola e a simplicidade que conduzia o jogo.

O Tadeu, que para quem não sabe, é o pai do Diego Tardelli, começou no Cruzeiro como médio volante, e se transformou num meia pela direita, cabeça erguida, dava no máximo dois toques na bola, era um daqueles jogadores que deveriam jogar de terno e gravata, devido a sua enorme elegância com a bola nos pés.

O time-base era: Marquinhos; Jairo, Orlando Amarelo, Arouca e Claudinho, Zé Carlos, Tadeu e Aílton Lira; Fernandinho, Aluísio e Tuíco.

Bom, mas vamos ao que interessa, a Portuguesa tinha um compromisso difícil no final de semana na sua caminhada para conseguir o acesso à divisão de elite do futebol paulista, e o seu capitão Arouca tinha contraído uma forte gripe, ficou sem treinar a semana toda e estava vetado.

No domingo, o técnico Ararinha já havia definido o time que entraria em campo, colocando o bom e raçudo Mauro Patrício na vaga de Arouca.

Nos vestiários, a equipe já começa o seu trabalho de aquecimento, com Mauro comandando os exercícios, ele inflamava o grupo contando em voz alta, e dizendo frases de impacto.

Como na época a Portuguesa se concentrava no próprio estádio e Arouca (foto) havia ficado lá em repouso, o experiente capitão resolveu passar para dar uma força ao grupo, que já estava quase entrando em campo.


Vendo o zagueiro no vestiário, Ararinha rapidamente o chamou.

- E aí "velho", dá pra jogar?

Arouca ainda abatido, enrolado num cobertor, barba por fazer e com três quilos a menos, respondeu:

"Vamos, acho que dá", disse coçando a barba.

Na mesma hora, o treinador chamou o substituto que aquecia com a garra habitual.

"Vem Mauro", ordenou Ararinha.

"O QUE? AGORA VAMOS JOGAR COM DOZE, DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA!!!!", gritou Mauro, indignado.

A Portuguesa venceu a Francana em casa, com mais uma atuação segura do seu velho capitão.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

[OPINIÃO] QUE PENA, GANSO!

Ontem, através do twitter o Santos informou, que o meia Paulo Henrique Ganso sofrera um rompimento do ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco do joelho esquerdo, ficando seis meses afastado dos campos.

Péssima notícia, não só para o Santos e para Seleção Brasileira, mas também para os amantes do futebol bem jogado.

É sem dúvida hoje, o melhor jogador do futebol brasileiro, dono de uma característica ímpar, uma técnica rara, pra lá de refinada, sabe proteger a bola como ninguém, além de dar passes fantásticos, costumo falar, que o toque do Ganso, a bola rola macia, como se fosse numa mesa de bilhar.

Apesar de todos estes atributos com a bola nos pés, ele aprendeu a dar combate e se tornou um lider dentro de campo, apesar de calado.

Tive o prazer de vê-lo jogar ainda nas categorias de base, sabia do seu potencial, cheguei até a discutir com amigos, que o achavam "morto", sem vibração e o tratavam como mais um meia canhoto comum.

Hoje ele se tornou uma unanimidade nacional, fica fácil reconhecer o seu talento, me lembro que o Santos quase o perdeu por dar-lhe poucas oportunidades na transição da base para o profissional.

Me lembro também, que há uns três anos atrás, ainda na base, ele sofreu uma cirurgia de ligamento cruzado do outro joelho, e voltou em apenas quatro meses.

Então, vamos torcer que ele volte antes do previsto e que continue encantando o povo brasileiro, com sua visão de jogo fora do comum e com seus passes mágicos.

(Foto: Adilson Teixeira Barros / Globoesporte.com)

Boa sorte, Ganso!!!

[FICÇÃO] SÉRIE: JOGOS PARA SEMPRE - CASCAVEL x MIXTO

Certa vez jogaram Cascavel do Paraná e Mixto de Cuiabá.

Confira o início da transmissão:

[voz de Gavião Bueno]

Bem amigos!

Estamos aqui no Ninho da Serpente, onde daqui a pouco vão jogar Cascavel, o time da casa, contra o Mixto.

Vamos as escalações com Tiro Sarros.

[voz de Tiro Sarros]

Boa noite Gavião, boa noite amigos!

As equipes já estão escaladas, primeiro o Cascavel do técnico Leão, que entra em campo com: Aranha; Pavão, Formiga, Eli Sabiá e Coelho; Galo, Falcão, Roberto Cavalo e Ganso; Pitbull e Pato.

Leão tem na jaula, ou melhor, no banco de reservas: Abelha para o gol, Eduardo Ratinho, Perdigão, Pintinho, Walter Minhoca e Tatu.

Agora o Mixto: João Leite; Cafezinho, Cocada, Batata e Triguinho, Manguinha, Caju, Rubens Feijão e Ademir Sopa; Figo e Mexerica.

No banco de reservas o técnico Lula Pereira tem à disposição: Manga, Eduardo Arroz, Alfredo Mostarda, Alexandre Pimenta, Pirulito, Ernâni Banana e Bife.

O árbitro para esta partida seria Arnaldo César Coelho, mas foi vetado pelo Mixto, que alegou parentesco de Arnaldo com o time de animais.

Em seu lugar foi escalado Margarida, que também não agradou os dirigentes do Mixto.

[voz de Gavião]

Portanto, estão aí as informações de Tiro Sarros, agora vamos aos comentários de Caio Genérico.

[voz de Caio Genérico] (foto ao lado)

Boa noite Gavião, Tiro e amigos!

Na minha opinião o Cascavel não será uma presa fácil de ser abatida.

O Mixto tem que tomar muito cuidado para não deixar o Pitbull solto.

Agora, não entendi porque o Leão deixou o Pintinho fora, estou vendo daqui de cima, ele meio cabisbaixo.

Já, o cozinheiro, ou melhor, o treinador do Mixto, Lula Pereira, têm boas opções no banco, caso queira dar um tempero especial à equipe, colocando Mostarda e Pimenta.

Bom, mas vamos torcer para seja um grande jogo, e que não acabe em pizza.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

[FICÇÃO] URGENTE: SÃO PAULO APRESENTA TIRIRICA

Fim do mistério, na manhã de hoje poucas horas após o empate sem gols contra o Vasco no Morumbi, a diretoria do São Paulo anunciou seu novo treinador.

O nome escolhido pela alta cúpula tricolor foi o de Tiririca, ele se apresenta hoje e dará uma entrevista coletiva as 14h, no Morumbi.

Tiririca fez apenas uma exigência, trazer Florentina de Jesus na sua comissão de trabalho, ela vai atuar como psicóloga.

[OPINIÃO] FLU ABRE CINCO PONTOS

No início da 16º rodada, quem se deu bem foi o Fluminense, pois a vitória sobre o Goias no Serra Dourada e a derrota do Corinthians para o Cruzeiro, fez com que o Flu abrisse uma diferença de cinco pontos à frente do Timão.

O gol do Rodriguinho no fim da partida, dando a vitória pro Santos frente ao Grêmio, fez com o time entrasse no G4 com 24 pontos, aliás na briga por essa posição tem mais três equipes com o mesmo número de pontos.

Sei que ainda é cedo, mas time que começa a perder com gol no final, não sei não o Grêmio esse ano.

O São Paulo não conseguiu passar pela retranca do Vasco, que não deu um chute sequer a gol, aumentando a crise tricolor.

Amanhã, o Palmeiras pode encostar na turma dos 24 pontos, se vencer o lanterna Atlético-GO, junto com o Flamengo, que precisa derrotar o desesperado Atlético Mineiro.

Dentre os destaques de ontem, além dos que eu já citei acima, me chamou atenção mais um gol do Jobson (foto) do Botafogo, se aproveitando da sua incrível velocidade.


Outro fato que vale registrar, foi a contusão do Ganso, que torceu o joelho esquerdo, segundo ele próprio pode ter sido só um estiramento do ligamento lateral, vamos torcer para não ser nada grave.

Pelo menos, não tem nada a ver com a artroscopia que ele fez depois da Copa, pois foi no joelho direito.

[FICÇÃO] ABERTURA DA COPA DEVE SER MESMO EM SÃO PAULO

É um assunto que vem causando muita polêmica, com o veto da FIFA ao Morumbi o Estado de São Paulo corre sério risco de não participar da abertura da Copa do Mundo.

Nesta semana surgiu uma notícia inesperada que pode acabar com este impasse, a Portuguesa de Desportos ofereceu o Canindé para a abertura.



Segundo uma pessoa ligada ao clube, que não quis se identificar, revelou que o estádio necessita somente de poucos reparos, para se adequar as exigências da FIFA.

Inclusive, os dirigentes já imaginam como será a festa, o grande momento da noite seria a hora em que cabos de aço invisíveis, fariam emergir um enorme trator amarelo (futuro símbolo da Copa) das profundezas do gramado do Canindé.

Para quem não sabe, diz a lenda que os engenheiros portugueses que construíram o estádio, esqueceram um trator dentro do campo.

Como o anel de arquibancada já havia sido concluído e não dava mais para a máquina sair, os lusitanos resolveram o problema enterrando o enorme veículo.

[CAUSO] O AUTÓGRAFO DE DEDEU

Dedeu foi um ponteiro direito esforçado, folclórico, fez carreira no Nordeste, ficou conhecido por suas respostas no mínimo sensacionais.

Uma vez, questionado se o time estava preparado para o jogo, ele respondeu:

- Tá tudo GG. Jóinha, jóinha!

Numa véspera de clássico, o repórter perguntou se iriam ganhar a partida, Dedeu foi taxativo:

- Como vou saber? Não tenho "bola de neve" pra advinhar.



Dedeu era enjoado, só gostava de assinar com uma dedicatória antes, certa vez cercado pela garotada na saída do vestiário, começou a distribuir autógrafos.

"Qual o seu nome?", perguntou Dedeu.

"É Washington", respondeu o garoto.

Dedeu pensou, coçou a cabeça e...

"Tem apelido?", disse tentando resolver o impasse.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

[CAUSO] VICENTE MATHEUS NO MUSEU

Uma das figuras mais folclóricas do futebol brasileiro, o ex-presidente corinthiano Vicente Matheus, marcou época com seu jeito peculiar e frases cômicas.


Várias ficaram famosas, como: "Contratamos o Lero-Lero", se referindo ao ídolo Biro-Biro, ou "O Sócrates é invendável, inegociável e imprestável".

E a maior delas: "Obrigado pelas Brahmas que a Antarctica nos mandou".

Esta não é tão conhecida, aconteceu em Mônaco na França, quando Matheus e sua esposa Marlene visitavam o Museu Napoleão.

O guia caminhava à frente e mostrava os pertences do famoso imperador francês, em determinado momento o guia para e aponta para um vaso, dizendo:

"Aqui estão as cinzas de Napoleão"

Matheus se vira para sua mulher e murmura no seu ouvido:

"Nossa! Como esse cara fumava!"

[OPINIÃO] A CRISE TRICOLOR

Uma goleada em clássico, sempre traz consequências negativas, ainda mais na situação atual do São Paulo.

Acho, que o maior problema está na composição do elenco, isso vem desde o começo da temporada, fato raro no São Paulo, que tem tradição em contratar certo.

Não estou questionando a capacidade técnica do grupo de jogadores, e sim a falta de sensibilidade na hora de contratar, pois os jogadores não se completam.

Será que ninguém percebeu que estavam trazendo atletas com as mesmas caracteristicas, com o mesmo biotipo, ou seja, jogadores com estilo clássico, altos, sem muita mobilidade e que atuam praticamente fazendo a mesma função?

Por exemplo, para o meio campo o clube trouxe Rodrigo Souto, depois Léo Lima e um pouco mais tarde Cléber Santana, todos atuam como segundo volante, são altos que cadenciam o jogo.

Com esse número excessivo de volantes, você é obrigado a tirar um jogador importante de marcação, com outro biotipo e "arrumar" um lugar para ele na lateral, o caso do Jean pela direita e Richarlyson para a esquerda.

O problema não para aí, na frente o clube tinha Washington, grandalhão, fixo na área, perde o Borges, que tem outro caracteristica, arisco, se movimenta e também sabe concluir, e traz quem?

Fernandão... parecido com Washington, mas que sabe buscar o jogo e pode atuar no meio, mas com os jogadores que já citei acima, não funciona.

Isso, para não citar Marcelinho Paraíba, que era uma das opções para atuar na frente pelos lados do campo, como todos já sabiam, o jogador não tem mais a mesma mobilidade da época áurea.

Não é "falar sobre o leite derramado", todos estes aspectos que escrevi, são públicos, idade, caracteristicas, biotipo e etc.

Claro, que existem outros fatores que estão contribuindo para o mau desempenho dentro de campo, ontem por exemplo, a diretoria abriu os portões do CT para os torcedores das uniformizadas "conversarem" com os atletas.

Aposto, que a "conversa" deve ter sido muito proveitosa, tanto quanto a repercussão entre os jogadores, com a atitude da diretoria.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

[FICÇÃO] TOCA PRO HULK!

Porto e Benfica faziam um clássico eletrizante pelo campeonato português, o Porto dominava a partida e iniciava mais um ataque, na frente o brasileiro Hulk pedia a bola totalmente livre de marcação.

O treinador do Porto aos berros tenta avisar o seu médio volante, que estava com a bola nos pés, e não havia percebido a boa posição de Hulk.

"Passa pro Hulk, passa pro Hulk!", grita o técnico.

O jogador olha para o Hulk, mas não passa, dá mais um toque na bola, olha novamente e nada.

"DÁ PRO HULK!", insiste o treinador, já em desespero.



Quando o médio volante resolve passar a bola, o atacante Hulk já estava devidamente marcado, o zagueiro adversário se antecipa e sai jogando.

"Agora não adianta mais, ele já virou o Doutor Benner faz tempo", disse desolado o treinador, se virando para o banco de reservas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

[CAUSO] A COLETIVA DE LEÃO

O Santos havia apenas empatado na Vila Belmiro, o treinador na ocasião era Emerson Leão e o mau resultado tinha tirado o pouco humor que restava da fera.

A concorrida entrevista coletiva começa, o saudoso repórter Pinheiro Neto no canto da sala, espera pacientemente sua vez de questionar o treinador.

Chegada a hora, Pinheiro inicia o discurso:

"Meu caro Leão! Tenho informações de uma fonte fidedigna, que o Santos através de uma indicação sua, estaria interessado no jogador Araújo do Goias, ele viria para suprir uma carência do ataque santista. A informação procede?", perguntou o repórter.

"Informação errada, o próximo por favor...", respondeu Leão, já se virando para o próximo repórter.

domingo, 22 de agosto de 2010

[OPINIÃO] A BOLA NA MÃO

A bola na mão ou mão na bola, é com certeza um assunto polêmico, não se compara a discussão de quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha, mas no caso do futebol, é possivel se chegar numa conclusão plausível.

Somente nesta última semana, tivemos dois lances praticamente idênticos em que a arbitragem deu penalidade máxima.

Terca-feira no Pacaembu, o zagueiro do Santos Edu Dracena, interceptou um cruzamento da esquerda com o braço, hoje na Vila Belmiro, foi a vez de Werley do Atlético-MG repetir a jogada.

A regra n° 12, prevê tiro penal, se:
  • Tocar a bola com as mãos deliberadamente (exceto o goleiro dentro de sua própria área penal).

Especialista no assunto Valter Mariano, escreve em seu blog a seguinte consideração:

"Uma outra situação onde o jogador age sem comedimento, buscando um dano, sem cautela é quando vai para interceptar um cruzamento com ambos os braços totalmente estendido horizontalmente, ampliando o seu corpo e a possibilidade da bola bater em sua mão ou braço. Esta situação deve ser punida com tiro livre direto ou penal se o jogador estiver dentro da sua área penal."

Tanto Dracena como Werley, tiveram estes ingredientes citados acima, exceto o seguinte, eles não buscaram causar dano, a bola acertou o braço, que sem dúvida estava ampliando a extensão do seu corpo.

Veja esta outra recomendação:

"Toda vez que a bola bater na mão ou braço, estando este rente ao corpo do jogador ou este se encontrar de costa para o lance ou ainda num bate e rebate a bola choca-se na mão ou no braço. O árbitro não deve interpretar como mão intencional, mesmo que esta ação provoque um desvio na trajetória da bola."

Como podemos perceber as recomendações geram dupla interpretação, pois neste caso, a bola pode tocar na mão ou braço, em um caso de bate e rebate dentro da área.

O certo é que deve ser tomada uma posição, não podemos ver jogadores tentando interceptar cruzamentos com os braços para trás, ou jogos decididos por um pênalti assinalado, porque o jogador acertou a bola no braço do adversário.

Na minha opinião, nos casos citados do Edu Dracena e do Werley, quando nítidamente não há intenção de tocar na bola, mesmo que mude sua trajetória, deveria ser assinalado tiro livre indireto.

Tiro penal, somente em caso que haja intenção do jogador tocar na bola, ou quando ela seja interceptada indo em direção ao gol.

Neste caso, nota-se que há intenção do toque.

DEIXE SEU COMENTÁRIO.

[FICÇÃO] SANTOS VAI APRESENTAR PLANO PARA GANSO

Depois de convencer o atacante Neymar a continuar no clube, lhe propondo um plano de carreira, o Santos agora tem em pauta, fazer o mesmo com Paulo Henrique Ganso.

Os dirigentes santistas, já agendaram para a próxima semana um encontro com o craque.

A idéia é oferecer este tratamento diferenciado, para os jogadores do elenco com um potencial fora do comum, os chamado extra-séries.

O Contrataq ficou sabendo através de boatos, que após a reunião com Ganso, o lateral Pará será chamado.

[CAUSO] SAI MERICA!

Acabei de ler uma manchete no Garamblog, através do site globoesporte.com, que cita a morte de Merica.

Para quem não conheceu, Merica foi um volante que atuou no Flamengo, América do Rio, Bahia, Sport, entre outros, me lembro muito bem dele.

Merica era folclórico, bom marcador, voluntarioso e me chamava atenção, pois além do nome ser diferente, por sempre vê-lo com a camisa 10, eu achava estranho.

Bom, mas quem morreu não foi este Merica, fiquei sabendo pelo texto do Garambone, que se tratava de um homônimo do ex-jogador, este estava há mais de vinte anos no Fluminense, lavava e cuidava dos carros dos jogadores, devia ser uma figura muito querida nas Laranjeiras.

Então, me lembrei de uma estória contada por um amigo meu, que jogou com o Merica original no Sport Recife.

Merica é o último em pé (da esquerda p/ direita)

Sport e Santa Cruz faziam um clássico com casa cheia no Arrudão, Merica era o craque do time, camisa 10, Filpo Nuñes o treinador do rubro-negro pernambucano.

No segundo tempo, o Santa exercia uma forte pressão em busca do primeiro gol, tanto que Filpo há mais de meia hora assistia o jogo virado para sua própria defesa, tamanho era o massacre.

O meu amigo, que vou chamar apenas de Toninho, estava no banco de reservas louco para entrar, aproveitou que Filpo estava sentado de lado no banco, saiu deu a volta no campo, sem que ninguém percebesse, indo até o mesário.

"Sai o dez!", disse Toninho.

"Tem certeza", respondeu o mesário, com a voz trêmula, pois se tratava do craque do time.

"Sim, sai Merica", prosseguiu Toninho.

A placa é levantada com o número 10, o estádio fica em silêncio, todos perplexos com a substituição.

Final de jogo, o Santa vence por 1 a 0, falha de Toninho.

Filpo vai para o vestiário soltando fumaça pelas orelhas, enquanto isso, Toninho já havia tomado banho e saído á francesa.

Em poucos minutos, os repórteres encurralavam Filpo num canto do vestiário, em busca de uma justificativa.

sábado, 21 de agosto de 2010

[CAUSO] O CAMISA 10 DA GÁVEA

Era mais um domingo ensolarado no Rio de Janeiro, o Maracanã recebia um público superior a 80 mil pessoas, o timaço do Flamengo entrava em campo saudado pela nação rubro-negra.

No gramado Zico, Júnior, Adílio, Andrade, Mozer, Leandro & Cia, aguardavam o início do jogo, para fazerem uma nova vítima.

O adversário era o Náutico, que não vinha fazendo boa campanha no certame nacional daquele ano, seus jogadores já imaginavam o que estaria por vir.

E não demorou, aos 20 minutos do primeiro tempo, o árbitro marca uma falta na entrada da área, ligeiramente para o lado esquerdo, um canto já é entoado nas arquibancadas:

"ZIIIIICOOOOOO, ZIIIIIIICOOOOOO!!!!!"



O Galinho de Quintino pega a bola e ajeita com carinho, o goleiro apovarado, se encosta na trave para armar sua barreira, ele sabe que dificilmente vai resolver alguma coisa.

Pede para seu "homem base" ficar de frente para ele, e começa o posicionamento da barreira.

"Pronto, terminei! Pode virar", gritou o goleiro.

Gritou várias vezes, antes do árbitro apitar.

"...e aí não vai virar", tentou o goleiro pela última vez.

"Só você que quer ver o gol", respondeu o zagueirão.

O final da estória, não precisa nem contar.

MEEEEENGOOOOOOOOO.

[OPINIÃO] O "FICO" DE NEYMAR

Sem dúvida a possível ida de Neymar do Santos para o Chelsea, foi o assunto mais comentado nesta semana.

O anúncio feito nesta última quinta-feira, revelando que o jogador continuaria no Santos deixou muita gente perplexa.

Como uma equipe brasileira recusaria uma proposta destas?

Li um pouco a respeito do tal "plano de carreira" proposto e aceito por Neymar, no papel, ele é realmente muito interessante, resta saber se na prática vai funcionar.

De tudo que já foi veiculado, como ajustes salariais, jogadas de marketing e etc, o que mais me chamou a atenção positivamente, é o de oferecer assessoria no processo educacional do garoto, além de dar instrumentos e recursos para a própra família administar a carreira do atleta, eliminando a participação de terceiros.

Agora, sinceramente, não gosto da parte que diz sobre o trabalho de marketing que será feito para, entre outras coisas, tranforma-lo no melhor jogador do mundo.

Acho que isso tem que vir naturalmente, pois talento já está provado que há.

Na minha opinião, o clube deveria ter uma pessoa gabaritada para aconselhar os jogadores deste porte, um ex-jogador que já tenha vivido todas as situações imagináveis no futebol, que tivesse moral para ajudar nas atitudes e na imagem do atleta.

Aí sim, com o talento natural do jogador, somado a estabilidade emocional fora das quatro linhas, o reconhecimento desejado chegaria de forma natural.

Luis Álvaro Ribeiro (Pres. do Santos): "O projeto envolve não só o Neymar, mas o contexto em que ele vive."


Deixe o seu comentário.

[FICÇÃO] CONFIRMADO: WESLEY VAI VENDER BRAHMA NA ALEMANHA

Desculpe, houve um erro na manchete acima, o correto é:

CONFIRMADO: WESLEY VAI PARA O WERDER BREMEN DA ALEMANHA

O problema aconteceu pois um repórter novato do Contrataq, ancioso por ter um furo de reportagem nas mãos, ligou para a redação e se atrapalhou todo, para piorar a ligação estava péssima, cheia de ruídos.

A equipe alemã pagou o valor integral da multa (10 milhões de euros), deste montante 35% cabem ao Santos, 25% ao grupo de investimentos Dis e os 40% restantes, serão divididos entre o atleta e seu representante.

Wesley, tem 22 anos e foi revelado pelo próprio Santos em 2007, na época era considerado o substituto de Robinho, mas sua carreira quase naufragou.

O garoto se movimentava pelo campo todo, parecendo um peru louco, a impressão que dava é que ele corria com um balde cheio nas mãos, mas não sabia aonde era o incêndio.

Somente em 2009 após um empréstimo para o Atlético-PR, o jogador amadureceu, virou volante e seu futebol cresceu, tanto que se tornou imprescindível na campanha vitoriosa do Santos neste primeiro semestre.

Familiares e amigos guardam com carinho lembranças que marcaram a carreira craque.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

[FICÇÃO] ADILSON BATISTA TEM UM DENTINHO SÓ NA FRENTE

Adilson Batista está com um problema terrível, o treinador tem passado noites em claro com o incômodo.

"Tenho um Dentinho, mas preciso de um pivô também", desabafou o técnico.

Com Ronaldo fora de forma e Souza em péssima fase, alias o jogador sequer tem sido relacionado para a reserva, Adilson vem improvisando Iarley ao lado do Dentinho.

O veterano atacante não vem agradando, segundo o treinador, ele não joga enfiado e deixa o Dentinho caído pela ponta.  

"O time quando ataca, tem descido na banguela, é isso é perigoso", comentou o treinador.

"Não podemos ficar com um Dentinho só na frente, precisamos fazer alguma coisa, até para dar uma melhor aparência a equipe", disse um dirigente, prometendo contratar o tal pivô.

Para piorar a situação, Dentinho tem várias propostas do exterior, ele pode ser arrancado do Corinthians a qualquer momento, segundo o empresário do jogador (foto).

[CAUSO] PERSEGUIÇÃO SEM FIM

Radar e Bill passavam a semana inteira aprontando um com o outro, as brincadeiras continuavam nas concentrações e até em dia de jogos.

Como não haveria jogo naquele final de semana, o treinador da equipe resolveu dar folga aos jogadores, logo após o treino da sexta-feira.

Todos faziam planos para viajar e aproveitar, Radar e Bill eram da mesma cidade, já haviam combinado de partir assim que o treino acabasse, cada um no seu carro.

Terminado o treino, Radar tomou banho e seguiu viagem, esquecendo de avisar o companheiro.

Quinze minutos depois, Bill sai do vestiário, pergunta por Radar, e é avisado que o amigo já tinha ido.

Bill entrou no carro e seguiu viagem, 20 km a frente uma surpresa, um guarda manda o craque encostar.

"Seus documentos, por favor!"

Com tranquilidade, Bill entrega a carteira de motorista ao guarda.

Com a cara fechada, a autoridade olha minuciosamente os documentos.

"Algum problema, seu guarda?", Bill pergunta intrigado,

"Excesso de velocidade", explica a autoridade.

"Mas, eu vinha a 60 km por hora", retrucou o craque.

"Não tem jeito, o radar acusou", diz o guarda.

"Ahhhhh, filho da p....., até aqui me sacaneando", esbravejou o craque.

[FICÇÃO] BOMBA NO CASO NEYMAR

Os dirigentes do Santos, se reuniram ontem com o pai do jogador Neymar e seu procurador Wagner Dinheiro.

Na reunião, o presidente santista mostrou o plano de carreira, que tem para o garoto prodígio permanecer pelo menos mais dois anos na Vila Belmiro.


O plano prevê generosos ajustes salariais progressivos, de acordo com metas alcançadas como: artilharia em campeonatos, títulos e convocações para a Seleção Brasileira.

Em contrapartida o pai de Neymar e Wagner Dinheiro, apresentaram uma proposta oficial do Chelsea da Inglaterra, mas o Santos está irredutivel.

"O Neymar só sai pelo valor integral da multa rescisória, ou seja, 79 milhões de reais", disse um representante da diretoria.

Nem os dirigentes, nem os responsáveis pelo craque, esperavam por uma notícia que caiu como uma bomba após a reunião.

O Vitória da Bahia estaria interessado na jóia santista, e ofereceu nada mais nada menos do que Kleber Pereira em troca.

"Caso o Santos não aceite, o Kleber já tem propostas de várias equipes do Brasil, da Europa e de outros planetas", afirmou um amigo do atacante.

[FICÇÃO] TIAGO LEIFERT E MANO, DUPLA AFINADA

Além de grande apresentador, Tiago Leifert sempre foi um privilegiado, pois tem acesso a informações de coxeira trazidas pelo seu pai Mano Meneses.



Agora o apresentador, terá todos os detalhes de escalações e esquemas táticos que a seleção brasileira utilizará.

Mano adora de se reunir com Leifert e apresentar como sua equipe vai jogar, tudo isso sempre usando uma mesa de futebol de botão.

Antes da estréia contra os Estados Unidos, Mano chamou o filho na sala de casa, montou a mesinha e colocou os "jogadores" em "campo", mas teve que interromper a demonstração, pois precisou ir ao banheiro.

Neste meio tempo, Tiago sem querer derrubou uma garrafa inteira de água sobre a mesa de botão.

Na volta, Mano com cara de poucos amigos, vendo seu "campo" completamente alagado, foi rapidamente questionado pelo filho.

"Pai! E se chover?", tentou consertar Leifert.

[FICÇÃO] TIMÃO DESMENTE CONTRATAÇÕES

Surgiram comentários ontem no Parque São Jorge, que o Corinthians estaria interessado em Eduardo Arroz, lateral da Ponte Preta e Márcio Mexerica que está no América de Natal.

Mas, logo que a diretoria corinthiana soube da notícia, tratou de desmentir.

"Se trouxermos Arroz e Mexerica, o Ronaldo come!", disse um membro da diretoria, que não quis ser identificado.

O atacante Ronaldo foi procurado pelo Contrataq, mas saiu sem dar declarações.


obs. Esta foto provavelmente é de um torcedor do Corinthians, qualquer semelhança com Ronaldo é mera coincidência.

[FICÇÃO] AROUCA, O LADRÃO DE BOLA

Um dos pricipais jogadores do Santos neste primeiro semestre, o volante Arouca tem sido um verdadeiro leão em campo, desarma com extrema facilidade e se projeta para o ataque sempre levando perigo ao gol adversário.

Mas, os mascotes que entram em campo com os jogadores, não estão gostando nem um pouco.

Na partida contra o Vitória na Vila Belmiro, os meninos batiam bola antes do jogo começar, quando foram surpreendidos pelo volante, Arouca demonstrando estar concentradíssimo, interceptou um passe da garotada, tocou para Paulo Henrique Ganso e saiu em disparada, pedindo a bola na frente.

Logo em seguida, os garotos tiveram que sair do campo, sem a bola.

"Bom, era no tempo do Rodrigo Mancha, a gente ia com umas quatro bolas pra casa, que ele passava sem querer pra nós, enquanto aquecia", reclamou um mascote do peixe.







obs. Esta foto acima é da Tia Nastássia personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, qualquer semelhança com Arouca é mera coincidência.